Como decorar sua cozinha com azulejos estampados

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

As coisas simples nem sempre significam as coisas comuns. Simplificar é encontrar as soluções mais fáceis para situações que trazem mudanças. Quando pensamos em simplicidades na decoração, não quer dizer que as soluções devam parecer as mais obvias. Afinal, se fosse para deixar tudo comum demais, perderíamos o entusiasmo em deixar nosso lar cada vez melhor. É preciso olhar a simplicidade das boas escolhas com o poder das grandes transformações. E isso, só as experiências e boas referências são capazes de trazer para a nossa vida. Ter por perto pessoas em quem possamos confiar é fundamental. Pense nisto quando sentir dúvidas sobre contar com um profissional de decoração.

Hoje, mostraremos as belezas das simplicidades nas escolhas. E para servir como uma boa referência nestas escolhas, optamos por uma peça pequena que, se bem escolhida, pode transformar completamente um ambiente: azulejos. Estes pequenos elementos de revestimento há muito tempo são os queridos do lar. Trazidos pelos portugueses, foram tradicionais peças de embelezamento das casas no período colonial, onde eram a base para mosaicos fantásticos. Mesmo o passar de tanto tempo não foram suficientes para que outros materiais de revestimentos pudessem tomar o lugar dos azulejos, especialmente nos banheiros e nas cozinhas.

Para as cozinhas, os modelos básicos foram as principais escolhas para que o ambiente estivesse sempre bem iluminado e em tom neutro. Fáceis de limpar e compor, os tons com cores únicas foram aos poucos dando espaço para peças de azulejos com desenhos estampados. Antes utilizados apenas para demonstrar excentricidade, os azulejos coloridos passaram a significar arte, criatividade e personalidade nos lares. Compor uma cozinha com peças que formam desenhos incríveis ou se misturam entre cores e desenhos é dar um toque incrível ao lar.

Para que esta escolha possa ser ainda melhor, separamos algumas cozinhas que você simplesmente irá amar. E em cada uma destas cozinhas, a presença forte dos azulejos estampados com muitas cores, através de adesivos especialmente desenvolvidos para este uso ou ainda formando belos mosaicos que se estendem cozinha a dentro ou marcam o espaço com uma beleza singular. Você entrará conosco em ambientes aconchegantes e entenderá o porquê desta escolha especial para a decoração do lar. Vale a pena conferir cada imagem, anotar as melhores dicas e pensar hoje mesmo em utilizá-las na sua decoração. Venha conosco, aproveite as dicas e inspire-se!

Adesivos

Excelentes soluções para quem quer ousar, mas sem precisar trocar o revestimento da cozinha, os adesivos para azulejos são facilmente encontrados em casas especializadas em decoração, construção civil ou mesmo em papelarias. Os materiais utilizados geralmente são o papel contact ou o vinil e existem possibilidades de personalização fácil das peças que você poderá escolher. Uma ótima dica é utilizar estes adesivos com cores vivas e estampas variadas, como neste belo projeto do arquiteto Maurício Sato, de São Paulo (SP). A escolha por cores diversas e estampas criativas transformou completamente a cozinha em um espaço mais jovem e criativo. Utilizado na faixa de parede logo acima do balcão, a escolha encontrou uma ótima solução para incrementar a pequena cozinha.

Marcando o espaço

Muitas vezes, a cozinha nos depara com o dilema espaço x número de elementos. É difícil encontrar espaço físico para a quantidade de coisas necessárias para compor o cômodo e, ainda assim, colocar o seu toque decorativo no espaço. É preciso ousar com inteligência e contar com um bom profissional, já que a presença deste sempre faz muita diferença. Neste projeto, por exemplo, a criatividade do ateliê de arquitetura Libório Gândara, de Aracaju (SE), trouxe uma composição rica à cozinha por meio da marcação do espaço para o fogão com azulejos estampados que exploram o tom de cor empregado no balcão ao longo da cozinha.

Somando beleza

Existem muitos modelos de estampas para azulejos. Todos criativos que tornarão a sua cozinha única. Se você prefere não ousar quanto as grandes variações de estampas, uma boa alternativa e eleger um tom único de cor, com desenhos diversos para dar uniformidade cromática ao ambiente. Nesta cozinha projetada pela Haus Brasil Arquitetura e Interiores, de São Bernardo do Campo (SP), a escolha por armários suspensos em tom azul serviu como um complemento ótimo para compor com os azulejos estampados na mesma cor. Esta escolha serviu ainda como um bom dégradé para o balcão preto do ambiente.

Nos detalhes

A beleza dos azulejos estampados fica ótima em qualquer lugar, se estes forem utilizados com bom equilíbrio e de forma criativa. Faixas e marcações com fundo neutro são excelentes formas de decorar com peças estampadas. E a beleza desta ideia foi muito bem explorada neste projeto do escritório VNK Arquitetura e Interiores, de São Paulo (SP). O lindo desenho artístico dos azulejos decorativos ficou perfeito para compor a faixa estreita acima do balcão e o depurador. O resultado, trouxe elegância e um charme especial à cozinha.

Incrementando a sala de jantar

A sala de jantar geralmente é aquele espaço que fica entre a sala de jantar e a cozinha e que tem poucas coisas além da presença do conjunto de mesa e cadeiras. Para marcar o ambiente com uma beleza incrível, o escritório de arquitetura TR3S Mais, de Rio Verde (GO), trouxe uma composição linda de azulejos estampados e coloridos com um fundo pink da parede e branco do teto. A marcação na mesma posição onde está a mesa ficou perfeita, fazendo com que a sala de jantar ganhasse uma personalidade maior do que um simples espaço para refeições.

Contraste

Residência Jardim Botânico 02 - Cozinha Gourmet: Cozinhas modernas por Adoro Arquitetura
Adoro Arquitetura

Residência Jardim Botânico 02 – Cozinha Gourmet

Adoro Arquitetura

Se você prefere cores mais suaves e neutras, pode utilizar um conjunto de azulejos com estampas neutras e fazê-los contrastar com as cores de sua parede, como neste lindo projeto do escritório Adoro Arquitetura, do Rio de Janeiro (RJ).

Delicado e moderno

O contraste entre o preto e o branco nunca saem de moda. Com azulejos estampados nestes tons, os resultados são incríveis e podem ser uma solução ótima para incrementar o ambiente. Neste projeto, o escritório Pavan Fotografia, de São Paulo (SP), soube utilizar muito bem a escolha das peças com desenhos floridos, que dão delicadeza somada a elementos modernos na decoração do ambiente.

Detalhando pequenos espaços

Cozinhas rústicas por URBANA 15
URBANA 15

La cultura del txoko tradicional.

URBANA 15

Não sabe ainda onde instalar os azulejos? Escolha um pedaço pequeno no balcão de sua cozinha, onde elementos decorativos estarão e aplique os azulejos para marcar o espaço. O resultado é lindo e dará um destaque especial na sua cozinha.

A sua cozinha também tem azulejos? Conta pra gente como ela é!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!