Escolhendo o piso laminado perfeito

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

O piso laminado é resistente, de rápida aplicação e possui uma enorme variação de cores. Mas qual a melhor escolha para nossa casa? Descubra neste artigo a cor que mais combina com o seu estilo.

As tonalidades de madeira são maravilhosas. Carvalho, marfim, legno, nogueira, acácia… Parecem infinitas! Por isso na hora de escolher precisamos ficar atentos ao resultado que procuramos alcançar e descobrir se estamos alinhados com o estilo de decoração que sonhamos para nossa casa.

Gostamos de uma atmosfera mais clássica ou adoramos elementos ecléticos? É importante começar escolhendo referências que gostamos seja em fotografias, no google, em revistas ou no site homify que reúne milhares de projetos inspiradores. Então após criar esse book, vejamos quais as bases de revestimentos que mais chamaram nossa atenção. Precisamos descobrir se são em sua maioria claras, escuras, de tonalidade fria ou quente e se possuem uma estampa mais clean ou puxada para madeira rústica.

Temos certeza de que após esse overview será possível chegar em algumas poucas respostas. E agora a hora é de aplicá-las ao nosso estilo. Então vamos lá!

Estilo moderno

O estilo moderno se apoia num mobiliário linear e cores neutras, fazendo uma quebra com objetos e móveis de design orgânico ou geométrico. A mesma quebra faz com os revestimentos, procurando trazer novidades como no uso de pastilhas texturizadas, estampas, pisos interessantes e contraponto de cores. É também ligadíssimo nas tendências de materiais tecnológicos para trazer ao ambiente um toque de contemporaneidade. Isso não significa que neste jogo não estejam sendo utilizados móveis antigos e interessantes. O importante é sempre ter contrastes! Se você gosta de inovar dentro do estilo moderno, seu piso laminado ideal pode ser entre as cores cores cacau e jatobá.

Estilo minimalista

Se o que mais gostamos é de simplicidade e muito espaço, sem a necessidade de preencher todos os ambientes da casa com objetos decorativos, nosso estilo pode ser o minimalista. Gostamos de praticidade e limpeza no dia-a-dia e acreditamos que revestimentos cleans e sóbrios podem ser absolutamente lindos e ricos. Ainda mais se tivermos algumas inspirações em madeira que trazem vida aos acabamentos sóbrios. Então o negócio é deixar a luz entrar e apostar no piso laminado de cor castanho, carvalho claro ou pecan. O importante é que a madeira seja neutra, nem de cor muito amarelada, nem muito puxada para os tons acinzentados.

Estilo campestre

Corredores e halls de entrada  por homify

Se gostamos da nossa casa com ar de fazenda, muitas plantinhas, móveis de acabamentos rústicos como pátina provençal e tons claros, esta é a nossa inspiração. O estilo campestre busca na decoração de ambientes variados objetos que são capazes de trazer o campo para dentro de casa. Desde arranjos de flores até móveis de palha, muita madeira e natureza não podem faltar. E é claro, não podemos nos esquecer de manter uma paleta de cores bem firmada nos tons pasteis e motivos floridos. Se esse é o nosso estilo, o piso laminado perfeito para nossa casa é entre o marfim, pátina ou carvalho bem claro puxados sempre para o acabamento rústico ou provençal.

Estilo casual chic

A inspiração casual chic trás sempre muita claridade ao ambiente, marcada por iluminação bem presente e acabamentos cuidadosos com mobiliário bem aconchegante e convidativo. O estilo de decoração mistura alguns toques de luxo como lustres e materiais reluzentes, trabalhados numa paleta de brancos, off whites, pastéis e amadeirados. Se este quarto te chamou atenção é porque seu estilo é de muito luxo e conforto, com inspiração que vem do clássico com um toque de contemporaneidade. Então seria perfeito contrastar os tons claros da sua casa com um piso laminado nas cores carvalho médio, legno, nogueira ou acácia, desde que apresentem bem marcadas as linhas da estampa de madeira.

Estilo rústico

Salas de jantar rústicas por homify
homify

Sala de Jantar

homify

Ser rústico é amar a natureza e os acabamentos que a respeitam o máximo possível. O tempo é muito bem vindo, visto com ótimos olhos. E os móveis devem possuir suas marcas e imperfeições, que são realmente queridas dentro deste tipo de decoração. A paleta de materiais rústicos se baseia principalmente na madeira, não há dúvidas. Mas o legal desse estilo é que ele vem quase sempre incorporado com cores criativas e misturas inusitadas. Além de tudo dá para reaproveitar móveis antigos e usados para repaginar a nossa casa dos sonhos. Se este é o seu estilo, recomendamos que nos acabamentos apareça o piso laminado de cor nogueira, carvalho escuro, grasse ou ainda, se preferir, qualquer outra cor que apresente a palavra rústico no nome.

Estilo arquitetônico

Para os amantes da arquitetura modernista, nada mais lindo e rico do que espaços amplos, linhas retas e revestimentos sinceros. Não há necessidade de esconder a estrutura da casa, nem de jogar tapetes aos nossos pés, quando a arquitetura bem projetada fala ao coração e se abre para encantadoras paisagens. Se o seu estilo é arquitetônico, provavelmente você valoriza demais a madeira como uma forma de revestir o piso e trazer uma sensação maior de conforto a extensos espaços com estruturas em concreto. A melhor forma de escolher o piso laminado é buscar pelas cores escuras e profundas do ipê.

Estilo eclético

Salas de estar ecléticas por homify

O estilo eclético é para quem gosta de reunir obras de arte e muitas referências de vida. Um lugar onde cabem cores variadas, que podem ser trazidas sobre uma base de tons tanto claros quanto escuros, você pode escolher. O importante neste estilo é que o clássico, luxuoso e requintado seja posto ao lado de objetos de materiais mais simples como ferro, cerâmica e madeira. Para os colecionadores e amantes da arte, vale trazer toda a paixão para a decoração, assim como para quem ama viajar, onde objetos que dialoguem com culturas diferentes são muito bem vindos. Se ser eclético é o seu estilo de vida, aposte num piso laminado de cor álamo ou carvalho que possuam acabamentos imitando madeira de demolição.

Estilo industrial

Tons escuros e contrastantes, iluminação em trilhos e materiais e instalações aparentes são alguns dos itens indispensáveis numa decoração em estilo industrial. Aqui geralmente aparecem cores fortes como o vermelho, azul e amarelo e também obras de arte ou quadros de neon que se contrapõem à revestimentos de tijolinhos, aço, concreto queimado e madeira rústica. Um estilo irreverente e de muita personalidade, que aparenta sempre ser jovial e descolado. Se este é o seu lugar, aposte no piso laminado de cores carvalho acinzentado ou ébano, que ficará perfeito!

Estilo clássico

Clássico é sinônimo de requinte. Utilizando o exemplo desta belíssima sala de estar, projeto da BJG Decorações de Interiores, percebemos que ser clássico é utilizar muitas referências à madeiras nobres e escuras junto a uma paleta de cores claras e imponentes. Os espaços amplos são os mais apreciados, onde podem reinar peças de mármore e móveis de design antigo repletos de detalhes. Não poderia faltar poltronas elegantes e estofadas e outros objetos marcados por tons de preto, dourado, azul escuro ou esmeralda. Um retorno à opulência greco-romana da era clássica. Para chegar nesse resultado, indicamos investir num bom piso laminado nas cores cumaru ou nogueira. Se preferir, aposte em versões que se aproximem da aparência de piso palito (como na imagem), pois o jogo de cores ficará sensacional.

Estilo infantil

Quarto de Bebê: Quarto infantil  por LM Arquitetura
LM Arquitetura

Quarto de Bebê

LM Arquitetura

Agora, é claro que não podemos nos esquecer também do quarto das crianças! Geralmente configuram na casa um espaço que se diferencia de tudo, pois deve ser um lugar mágico, cheio de tranquilidade e inspirações de paz. Ali nossos filhos passarão a maior parte dos primeiros anos de suas vidas, então é importante buscar por uma paleta de cores calmas e radiantes. Recomendamos que se aposte em revestimentos de estampado suave e que exalem conforto, como papéis de parede infantis, cortinas, estofados macios e um piso com bom desempenho térmico. Neste caso o piso laminado é unânime, então invista nas cores claras como linho e peroba, ou ainda aqueles que transitem entre os tons de branco e pérola. 

É isso! Esperamos que você possa ter se encontrado em alguns desses estilos e que tenha aproveitado as dicas de cores e texturas para o piso laminado perfeito. Mas se ainda precisa procurar mais, sugerimos uma olhadinha neste artigo. Com certeza logo sua busca pelo piso ideal chegará ao fim. Boas compras!

Qual o estilo de decoração e piso laminado que tem mais a ver com você?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!