22 Ideias Lindas Para A Decoração De Salas Pequenas

APARTAMENTO CENTRO II, Join Arquitetura e Interiores Join Arquitetura e Interiores Salas de estar rústicas
Loading admin actions …

Diante de uma sala de estar pequena, é preciso ter grandes ideias para a decoração. E isso não implica sempre em uma decoração complicada que extrapole o seu orçamento, estamos falando também de ideias simples e fáceis. Hoje nós separamos 22 dicas de nossos designers e decoradores cadastrados para dar um up na sua sala.

Ao projetar uma sala de estar com espaço limitado, as ideias giram em torno de enganar o olho para fazer a área parecer mais espaçosa. Tais estratégias podem transformar uma área que se sente apertada e claustrofóbica em uma que seja aconchegante e esteticamente agradável. Decore de uma forma que maximize a luz e o espaço e preste atenção em como você usa cor, escala e peso. Isso pode fazer uma grande diferença.

Se você procura ideias para decorar uma sala pequena, continue lendo este artigo e confira inspirações com combinações brilhantes para casas pequenas!

1. Decoração de salas pequenas com ambientes integrados utilizando divisória vazada

Separar diferentes ambientes ou espaços sem paredes é possível, além de ser altamente recomendado. Há muitas escolhas que podemos fazer para separar visualmente as duas salas, entre elas as pessoas escolhem estruturas como esta, realmente oca, por onde a luz pode entrar. 


2. Ideias para sala pequena parecer maior utilizando espelhos

Designers frequentemente colocam espelhos estrategicamente em salas decoradas pequenas para fazê-las parecer maiores. Uma das ideias mais comuns da sala de estar pequena é pendurar um espelho grande em um local central para criar um ponto focal. Para refletir a luz e adicionar um ambiente agradável, coloque-a atrás de uma fonte de luz, como uma vela ou luminária pendente. Se possível, posicione um espelho em frente à sua janela para refletir a vista e dar a ilusão de outra janela. Ambientes pequenos podem ter um grande impacto com o design certo. Existem infinitas maneiras de tornar um pequeno espaço habitável e chique.

3. Os tons neutros são fantásticos para espaços pequenos

Uma das ideias mais populares em modelos de sala pequena é o uso de cores neutras em paredes, pisos, forros e móveis estofados. Uma paleta de brancos ou beges expandirá o espaço ao parecer empurrar as paredes para trás. Tons suaves também tendem a iluminar uma sala refletindo a luz. Além de ampliar uma área, uma paleta neutra transmite sofisticação instantânea e cria um ambiente calmo.

4. Cores cálidas e escuras para um ambiente clássico

Sua sala de estar, independentemente do tamanho, deve ser capaz de funcionar como um espaço para relaxamento e entretenimento. Se o que você está procurando para a decoração de sala é exibir seus presentes e lembranças aos seus convidados, use as prateleiras como base e, como um museu, mostre suas melhores peças.

5. A distribuição em L permite um melhor aproveitamento do espaço

Tecidos coloridos são muito interessantes para a decoração de uma sala pequena simples. Eles podem animar um pequeno espaço tornando-o menos opressivo, mais acolhedor, íntimo e habitável.

6. Deixe a iluminação natural entrar e componha as paredes com uma decoração leve

Quando você compra móveis, considere seu peso visual. Esse conceito refere-se ao peso percebido de um objeto com base no tamanho, cor e design. Escolha peças que tenham uma aparência leve, pois as mais pesadas parecerão restringir o espaço.

7. Decoração de sala pequena com layout tipo U

Modelo de sala pequena com layout em u é perfeito para quem adora receber visitas.

8. salas pequenas e modernas com sensação de amplitude

A cor azul do sofá traz muita vibração entre os elementos de tons neutros no espaço. O painel de madeira na parede junto ao tapete marrom e às banquetas na cor branca, estão cercados por paredes brancas e bem iluminadas que reforçam o contraste decorativo do cenário.

Para uma sensação de amplitude, o melhor é usar apenas uma parede para a televisão e decoração.

9. Cores e texturas em harmonia

Uma lista de ideias para pequenas salas de estar não estaria completa sem a recomendação de selecionar móveis que não dominem a sala ou pareçam dominar o espaço. Um sofá com braços finos e uma parte traseira bem estofada é preferível a um com braços substanciais.

10. Aproveite a iluminação para realçar sombras e texturas

Opte por cores pálidas sobre as mais escuras e selecione peças que tenham pernas, evitando as que são quadradas. Mesas centrais de vidro ocupam menos espaço visual do que as de madeira, porque você pode ver através delas. Qualquer mobiliário que não obstrua a vista fará com que uma sala moderna pequena pareça mais aberta e elegante.

11. Utilize o mobiliário para separar ambientes integrados de forma sutil

Existem tantas coisas para se ver em um espaço pequeno, então certifique-se de que todas elas se encaixem. Atenha-se a uma paleta de cores limitada, seja ela leve e arejada ou escura e dramática. Observar itens com o olho de um arquiteto de interiores ajudará a garantir que as peças realmente se encaixem e evita que o espaço se torne confuso.

12. Tudo branco é perfeito para ambientes pequenos

A decoração de salas pequenas não pode ser muito carregada com elementos. Esta sala possui um grande janela que proporciona uma grande entrada de luz natural ao ambiente, além de cores neutras e claras.

13. Detalhes econômicos na decoração de uma sala de estar pequena

Detalhes econômicos fazem toda a diferença. Os adesivos para as paredes são perfeitos!

14. Quadros de diferentes tamanhos na parede

Espelhos e quadros de diferentes tamanhos são uma opção criativa e genial para decorar uma sala pequena sem gastar muito.

15. Que o sofá seja o protagonista

Nesta imagem, o sofá marrom é combinado em tom sobre tom com a parede em cores neutras, mas as almofadas vermelhas dão um realce e calor.

16. Sala com pufes

 Além de serem peças decorativas, os pufes oferecem assentos extras sempre que necessário.

17. Piso em laminado de madeira

O laminado de madeira no piso deixa as salas pequenas mais aconchegantes e modernas.

18. E que tal um sofá-cama?

Sofá-cama é sempre bem vindo em uma sala de estar pequena.

19. Aproveitar cada canto da sala é o mais importante

Aproveitar os espaços de uma sala pequena utilizando móveis sob medida é uma boa ideia.

20. Mesinha de centro diferente

Uma mesa com design original dá um ar personalizado à sala de estar pequena.

21. Objetos básicos e um toque de cor

A sala de estar moderna e elegante da imagem aposta nnos tons neutros e nos toques de cor discretos.

22. Madeira e branco: muito estilo!

A dobradinha branco e madeira é hors-concours: sempre dá certo!

8 móveis que não podem faltar na sua sala pequena

Sofás – Principal elemento do mobiliário. Nas salas pequenas, a depender do espaço, pode-se usar sofá de dois ou três lugares, combinado com poltronas; sofá de canto; ou, ainda sofá retrátil e/ou reclinável. Use cores neutras para ampliar o espaço. 

Poltronas – São complementos ideais para sofá de dois ou três lugares em salas pequenas. Abuse das cores, estampas, texturas e formas.

Aparadores – Nesse tipo de móvel, pode-se ter um barzinho ou apenas um local onde deixar as chaves ou, ainda, onde dispor um belo arranjo de flores.

Estantes e racks – Ideais para salas pequenas, ocupam pouco espaço e ajudam a organizar objetos e equipamentos. São indicados para acomodar a TV.

Painéis de TV – Salas realmente pequenas podem usar painéis de TV, que colocam o equipamento na parede, otimizando o espaço.

Pufes – Versáteis, são utilizados em qualquer estilo de decoração. Os modelos quadrados podem ser encaixados sob um aparador como assentos de reserva.

Qual destas salas você mais gostou? 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista