Apê inova com divisões inusitadas!

Julia Maretto Julia Maretto
FA, Flávia Gerab Flávia Gerab Salas de jantar modernas
Loading admin actions …

Os ambientes integrados vieram para ficar e conquistaram todo mundo! Porém, há momentos em que precisamos mesmo separar os ambientes para ter mais privacidade. Fechar a sala de TV para assistir a um filme no aconchego enquanto outras pessoas saboreiam o jantar na sala de jantar ao lado. Fechar o escritório para se concentrar melhor. Ou separar a cozinha por completo para o cheiro da comida não invadir o restante da sala de estar. Enfim, as possibilidades e propostas se ampliam bastante quando se tem a possibilidade de utilizar portas de correr que fecham o ambiente por completo ou se abrem totalmente. 

As portas de correr são mais discretas do que portas normais e facilitam, pois podem ser embutidas ou usadas em trilhos no teto. Elas abrem-s para a lateral e não ocupam espaço quando abertas como as portas normais, podendo ser abertas para dentro da parede. Uma ideia moderna, despojada e criativa! Afinal, a contemporaneidade é líquida e os limites são tênues. O mundo se torna cada vez mais editável e personalizável. E as portas de correr são a solução perfeita para isso. Ouse você também na sua casa!!

Portas mágicas

Esse é um exemplo que mistura vários tipos de magia. O truque dos espelhos para aumentar o espaço e iludir o olhar, se usado bem, é uma ótima carta na manga na hora de decorar seu apartamento pequeno. Se usado, por exemplo, na linha da mesa de jantar ou acima da bancada da pia, na cozinha ou até no lavabo ou nos móveis. Espelhos deixam o ambiente despojado e mais divertido. Nesse projeto da foto, um uso ainda mais ousado e inovador. Confira na foto abaixo!

Jogo dos 7 erros

Viu o efeito!? Uma porta branca de correr se fecha e só aí conseguimos perceber o que se passa nessa sala. O que antes confundia o olhar com a mistura dos reflexos do fundo da sala no espelho se misturando com o fundo da outra logo à frente. É mesmo algo curioso e que chama a atenção. A ideia combinou perfeitamente com a decoração eclética e despojada do apartamento. 

Abre-te sésamo!

Assim como a história de Ali Babá nas Mil e uma noites, as portas dos apartamentos modernos parecem se abrir como mágica, revelando segredos do outro lado. Observe essa porta de madeira enorme na sala do apartamento da foto. Ela até parece uma parede texturizada, certo!? Mas…  

A mágica das portas acontecem…

No entanto, o que parecia apenas uma parede, maravilhosa, por sinal, era na verdade uma porta de correr enorme. Olhando com mais cuidado podemos ver os trilhos da porta no teto. Abertas, as portas de madeira revelam a cozinha com balcão super moderno no lugar de uma parede. A porta pode integrar os ambientes ou separá-los por completo. 

Tudo branco

Aqui, mais um exemplo de como as cozinhas podem ser totalmente separadas do restante da sala integrada caso necessário. Nesse projeto, onde o branco é o ponto alto da decoração, a intenção era que a parede abrisse como mágica mesmo. A porta se confunde totalmente com a parede, parecendo uma coisa só. Quando a porta se abre, é como se a parede se movesse e se abrisse para a cozinha colorida. 

E voilà!

Com a porta totalmente aberta a cozinha torna-se um ambiente unificado com o ambiente da sala de jantar. A unidade se dá também pela presença do branco por todos os lados e, em especial, pela brilhante mesa de jantar com cadeiras de design todas brancas. Na cozinha, as cores foram usadas para realçar o local. Banquetas vermelhas para o balcão da cozinha e lustres de diversos tamanhos e cores lembram que ali não é somente um nicho no projeto arquitetônico e, sim, um espaço agradável e despojado onde se encontra a cozinha.

Privacidade para o home office

Usar as portas de correr para separar diferentes ambientes e cômodos da casa gera maior privacidade sempre que o morador desejar e necessitar. Em apartamentos com escritório em casa essa privacidade é importantíssima na hora de trabalhar. Por isso, casas modernas precisam de home office e também de privacidade. Nessa foto, uma belíssima combinação de materiais. A porta de correr, do mesmo material da outra porta e parede ganham uma continuidade e homogeneidade incríveis!! 

Escritório no armário: hora do descanso

Pronto, terminado o trabalho, todo mundo precisa de descanso! Cansado, ninguém quer mais saber de sentar-se na frente do computador. Afinal, desligar-se no final do dia é preciso para reativar as energias. Com o uso de portas corrediças para esconder o ambiente do home office, o trabalho fica guardado no armário até quando o dia seguinte. Genial!

Você teria coragem de ousar assim na sua casa?!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista