Serra Negra: Casas  por Tikkanen arquitetura

Inspire-se: beleza rústica de um projeto totalmente mineiro!

Julia Maretto Julia Maretto
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

O clima bucólico está de volta. A tranquilidade e o sossego do mediterrâneo, o clima bon vivant convida para o relaxamento. O dia inicia-se belamente em tons de carpe diem, aproveite o dia que o restante está garantido. 

Tudo isso a arquitetura e a decoração ao estilo toscano em uma casa maravilhosa e afrodisíaca, porque não, já que estamos nos inspirando nas delícias e mediterrâneas. Abra um vinho, prepare uma salada cheia de ervas e aproveite essa casa saborosíssima!

No topo de uma montanha em Serra Negra, esta residência foi construída em decantaria pelo escritório de arquitetura Tikkanen Arquitetura. Agrada aos olhos e aos sentidos e se abre para a bela paisagem do Sul de Minas. Possuir um recanto com ares da Toscana era o desejo e sonho dos moradores. Veja o sonho realizado!!

A cantaria: união perfeita entre Minas e a Toscana!

Curiosamente, a cantaria também foi bem disseminada no Brasil Colônia. A técnica da cantaria veio ao Brasil em torno da metade do século XVI. E, mais surpreendente ainda, com a descoberta do ouro em Minas Gerais, a técnica foi adaptada às pedras locais, usadas também com pedra sabão e minérios da região, criando um estilo próprio característico do Barroco mineiro. União curiosa e charmosa!

Fachada encantadora

A fachada é bem característica das construções da Toscana. enorme e com diversos volumes, a parede em pedra natural e tom bege realça o charme mediterrâneo. Construída em cantaria, um tipo de alvenaria em pedra, é bem típica de países europeus, como Portugal e Itália.

A paisagem da piscina

Por trás da já belíssima fachada frontal dessa casa de serra, uma nova surpresa. Uma fachada relativamente simples e ingênua esconde, na verdade, uma piscina encantadora. O projeto luminotécnico segue completamente o estilo mediterrâneo e valoriza a área da piscina, já que a iluminação se reflete de forma mágica na piscina, criando o ambiente noturno perfeito para um belo vinho toscano. Iluminação em tons de amarelo é a escolha perfeita para um projeto como esse. Quem olha essa casa, pensa imediatamente nos filmes passados nos arredores do Mediterrâneo. 

A cozinha mediterrânea

A decoração da cozinha é uma graça. Charme total! Um ar de cozinha da vovó, de restaurante mineiro, de cozinha da fazenda, de um rústico acolhedor e apetitoso. Quem já foi para Minas, sabe o que é aquela sensação de entrar no restaurante com a melhor comida caseira e mineira do universo. Esse é o ar que essa cozinha passa com sua decoração. Especialmente pelo uso do exaustor de cobre, pois o uso de panelas de cobre é muito comum em Minas. As cadeiras e a mesa com madeira em branco são o elemento de encontro perfeito entre o mediterrâneo e o mineiro na decoração dessa cozinha rústica e charmosa

Varanda gourmet

A varanda também é bem ornamentada e com um estilo campestre magnífico. O clima bucólico convida para um churrasquinho com os amigos e a família, uma feijoada de final de semana ou um vinho toscano ao cair da noite. A alvenaria em pedras cai bem com a churrasqueira e o forno de pizza pintados em tons terrosos avermelhados e a decoração com ladrilhos hidráulicos. 

Sala de jantar altíssima

Agora adentramos a sala de jantar. Nesse ambiente a decoração é mais séria e clássica. Móveis de madeira antigos, como o aparador e as mesas e cadeiras se harmonizam com porta grande e corpulenta no mesmo estilo. O lustre pendente em estilo rococó e a janela em vitrais remetem à arquitetura e decoração coloniais. Nada como um pé direito super alto como esse para receber um lustre rococó. 

Quartos

Nos quartos, a decoração segue mais discreta, mas nem por isso sem destaque. Aqui, já podemos observar a escolha pelos arcos para as janelas em vez de janelas retas. Tons neutros e as curvas mais barrocas se fazem presente também na mesinha e nas camas. 

Salas de estar

Os arcos e curvas são uma das características imprescindíveis nesse projeto, pois a inspiração barroca e mediterrânea dá o tom para a casa. A parede de cantaria ganha lugar no interior da casa, separando a sala de estar da sala de jantar e revela todo o charme e o estilo da casa lindamente. A decoração e o mobiliário seguem o mesmo caminho, de forma super estilosa e charmosa!

Canto da contemplação

Um dos melhores lugares da casa: a varanda!! Com janelas enormes de vidro em formato de arcos, a varanda se abre para a belíssima paisagem, um dos elementos mais importantes nesse projeto. Muito bem valorizado com a ideia de criar essas janelas gigantes ao estilo arquitetônico próprio de toda a casa. Belíssimo e encantador!!

Paisagismo e paisagem

A vista para as serras mineiras a perder de vista é impressionante. O paisagismo segue a linha mediterrânea e encanta. A separação contínua criada entre o jardim e a paisagem é lindíssima. Um piso de pedras se estende ao infinito e conecta-se imediatamente com o restante da propriedade e das montanhas ao fundo.

Gostou da arquitetura de cantaria ao estilo mineiro e mediterrâneo?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!