O imenso prazer de decorar o seu quarto

Agata Alencoao Agata Alencoao
Casa moderna de dimensões generosas e piscina interior, Risco Singular - Arquitectura Lda Risco Singular - Arquitectura Lda Quartos minimalistas
Loading admin actions …

Para quem gosta de decoração o acto de decorar é um prazer imenso sendo qualquer espaço, um bom espaço, mesmo que seja um grande desafio. Há sempre um lado muito pessoal que revela grande parte de nós e há também aquelas divisões, nas quais o acto de decorar se assume de forma diferente porque são divisões muito nossas, como por exemplo o nosso quarto. Há uma infinidade de opções para quartos maiores ou mais pequenos, com mais ou menos cor… Comecemos esta viagem, o artigo que se segue foi escrito especialmente para si.

A floresta dentro do seu quarto

Se é uma amante da natureza e dos espaços verdes e se mais do que isso, gostaria de trazer para dentro do seu quarto esse sentimento de paz, desconfiamos que este quarto é provavelmente do seu agrado. Em tons de madeira e verde ostenta imediatamente acima da cama uma reprodução em larga escala de uma floresta, cujas cores combinam com o restante espaço, especialmente, com a colcha de cama.  Com uma vibração muito zen este quarto fará com que as suas noites sejam ainda mais tranquilas.

Quartos muito pessoais

homify Quartos minimalistas

Para pessoas com personalidades fortes que gostam que tudo tenha o seu dedo e seja um reflexo de si mesmas, o exemplo que lhe damos não é para seguir mas para a inspirar. Com um tipo de decoração muito sui generis este quarto tem um cunho muito pessoal deixando-nos conhecer um pouco da pessoa que o habita. A nossa sugestão é: escolha alguns dos seus objectos preferidos e que de alguma forma  sejam importantes para si, podem ser livros, fotografias, tudo é válido, depois olhe para o seu quarto e chegue a conclusão do sítio onde os gostaria de ver. Simples e eficaz!

Um cantinho muito seu

Se tem um quarto muito pequenino onde apenas há espaço para a sua cama, não quer dizer que não o possa transformar num sítio agradável e simpático. O exemplo que lhe damos com a fotografia é ilustrativo disso mesmo, sem espaço para grandes manobras decorativas o quarto ganha alguma profundidade pelo uso da madeira e concentra aí todos os elementos decorativos. Um pormenor delicioso é o do projector que se encontra na prateleira e que torna este quarto de dormir a sala de cinema mais confortável da história.

Quarto com vista

Tendo a sorte de ter um quarto amplo com uma grande janela e uma vista imensa, tire o maior prazer e partido disso mesmo. O mundo lá fora tem já demasiada informação e por isso o seu quarto pode ser um sítio mais silencioso. Aposte em tons mais claros e em poucos acessórios, numa parede com uma textura diferente das restantes, num estore minimalista e um tipo de iluminação discreta e terá um quarto fantástico.  

A luz do branco

O branco é uma cor que emana luz, paz e tranquilidade. Ainda que um quarto totalmente branco não seja uma opção para todos, deixamos a sugestão de um quarto que terá certamente uma luz única e a fará sentir nas nuvens – o branco tem esse poder! – se procura algo simples, totalmente despojado em que a palavra paz se faça sentir, aposte nesta cor.

Cores invulgares

O verde não será certamente a cor mais vulgarmente escolhida para decorar o seu quarto mas, como é sempre uma opção de imaginação e gosto as fronteiras são – quase! – inexistentes. Se é uma apreciadora da cor, porque não usá-la! O exemplo que lhe damos que o verde, como toda outra qualquer cor, pode ser usada com bom gosto. Com um tecto de ripas em madeira pintada de verde, a contrastar com as superfícies em madeira e creme, este quarto ganha união no tecido que forra a poltrona de quarto e  que agrega todas estas cores. Pormenores, são sempre os pormenores que fazem a diferença. 

Tons de areia

Aqui temos mais um exemplo de um quarto que embora pequeno, respira livremente. Com uma paleta de cores que nos faz lembrar o deserto este é mais um quarto que sugere de imediato uma sensação de bem estar e de conforto, não correndo o risco de se tornar aborrecido para algumas pessoas, como um quarto todo branco, esta decoração é igualmente pacifica. Os quatro candeeiros pretos a pender do tecto são a cereja no topo do bolo, o apontamento perfeito que compõe a restante decoração.

Mais verde

Pelo que vamos constatando ao longo deste artigo é bastante possível que o verde se esteja a impor no que a tendências decorativas diz respeito. Este é mais um exemplo em que na parede da cama temos uma superfície dinâmica no qual o motivo escolhido é de novo um motivo da natureza. Com um recanto que à primeira vista parece ter sido esquecido, pelo facto de exibir um cinzento muito parecido ao do cimento, o mesmo ganha vida pela cadeira de canto verde e pela planta na janela. Um quarto no mínimo diferente.

Apontamentos coloridos

homify Quartos minimalistas

O quarto que vemos é de uma simplicidade e candura sem igual. Uma decoração super simples que ganha vida pelos apontamentos coloridos que se veêm: umas almofadas amarelas e duas cadeiras que substituem as mesinhas de cabeceira em azul turquesa e laranja. As soluções simples e económicas também existem, a prova disso é o quarto que lhe mostramos.

Ilusão de volume

O quarto que se segue apresenta-nos a opção decorativa mais excêntrica que vimos até agora. Não é uma parede pintada, não são duas paredes pintadas, nem tão pouco é o tecto, é a conjugação dos três! Ora repare, as grandes superfícies brancas que inundam o quarto são abruptamente cortadas pelo preto. Criando uma espécie de ilusão óptica de volume esta é sem dúvida uma opção que muda a forma como vemos a decoração e traz algo de novo.

Simplicidade e bem-estar

Terminamos com um exemplo bastante clássico de um quarto intemporal que certamente irá – mais ou menos! – agradar a todos. Sem apontamentos decorativos ele prima pela simplicidade e pelo facto de não precisar mais do que aquilo que tem para transmitir bem-estar. Na verdade, com mais ou menos elementos decorativos, é precisamente isso que se quer de um quarto para dormir.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista