Como escolher mesas incríveis para a sala de jantar

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Alguns móveis são feitos para protagonizar ambientes. Embora por vezes não percebamos isto, acabamos por ter uma noção sobre a importância de alguns móveis apenas no final da decoração dos cômodos. Assim como o sofá é importante para a sala de estar e a cama é importante para o quarto, a mesa em conjunto com as cadeiras é fundamental para a sala de jantar. Muitas vezes a própria sala de jantar é formada apenas com a presença da mesa com as cadeiras e isto pode ser o suficiente para avaliarmos a importância deste móvel no lar.

A sala de jantar é um ambiente que tradicionalmente é projetado entre a cozinha e a sala de estar. Utilizada com proximidade ao sofá, é possível que muitas vezes o local onde são realizadas as refeições esteja próximo da TV ou outros elementos do ambiente. Por isso, alguns cuidados devem ser considerados no momento de escolher a sua mesa. Se você é um entusiasta dos móveis sob medida, é importante se assegurar que a sua mesa esteja no tamanho padrão deste móvel que é de 70 a 75 cm. Mesas mais altas ou mais baixas do que este padrão poderão ficar mal posicionadas e trazer más composições comparada aos demais cômodos.

Outro cuidado é atentar-se para o formato. Esteja sempre certo que de a mesa ficará proporcionalmente confortável na sala de jantar. E isto que dizer que, das mesas para os outros móveis ou a parede, a distância mínima deve ser de 90 cm. Esta distância permite uma circulação mais confortável das pessoas em meio ao espaço. Mesas com formato oval ou quadrado são ótimas para bate papos, enquanto mesas com formatos retangulares são direcionadas para o uso de um maior número de pessoas e pode causar distanciamento entre os presentes. As cadeiras também devem ter um cuidado especial: se deixadas muito próximas umas das outras, prefira cadeiras sem braços. Os lustres devem ficar com uma distância mínima de 45 cm. das mesas, permitindo um conforto maior no momento das refeições. 

Se você tem outras dúvidas ainda sobre a escolha de sua mesa, como material a ser utilizado, cor e composição no ambiente, este artigo ajudará muito em suas escolhas. Com decorações de salas de jantar lindas, projetadas pelos profissionais homify ao redor do mundo, você certamente encontrará referências excelentes para que a sua escolha seja a melhor possível. Por isso, venha conosco, aproveite mais um artigo com dicas incríveis e inspire-se!

Rústicas

Mesas rústicas nos trazem a memória o aconchego de peças produzidas cuidadosamente por marceneiros e artesãos. Estas peças trazem uma composição elegante ao ambiente e podem ser somadas facilmente com os mais diversos estilos. Além de belas, a madeira maciça tem como diferencial o aquecimento que proporciona e isto pode ajudar a manter os pratos de refeições quentes por muito mais tempo. Neste projeto a mesa em madeira maciça cercada por dois bancos longos, traz a rusticidade e a beleza na composição desta sala de jantar. 

Mesas modernas

Móveis modernos sempre compõem somas incríveis no lar. Como a sala de jantar é basicamente formada por apenas o conjunto de mesa e cadeiras, se você dispõe de espaço o suficiente para abrigar opções modernas, o seu ambiente ficará ainda mais valorizado. Neste projeto, a utilização da mesa circular como local para bate papos mais reservados e refeições mais intimistas, traz consigo um design moderno e incrível para o ambiente. O contraste do preto com o branco no ambiente proporciona uma soma incrível que valoriza ainda mais o espaço. Elementos ao fundo, como as molduras em preto e o aparador moderno, compõem com precisão o elegante espaço. 

Tradicional em mármore

O mármore é um elemento sempre muito apreciado na decoração. O seu uso denota elegância e traz desenhos variados na composição da mesa. Muitas pessoas preferem ainda o granito, que tem uma manutenção mais duradoura e evita o esfarelamento com o tempo. Neste lindo projeto que tem a mesa de jantar integrada à cozinha, a arquiteta Carmen Calixto, de Belo Horizonte (MG), escolheu uma composição elegante com os conjuntos em mármore utilizado na pia, piso e mesa, que ficou aconchegante e calorosa. Perfeita para um ambiente de pouco espaço, a composição foi feita em medidas perfeitas de beleza e sofisticação. 

Integrando ambientes

A mesa pode ser estrategicamente desenhada para trazer organização e integração aos ambientes. Neste projeto moderno com desenhos criativos, as cadeiras brancas trazem um destaque incrível em conjunto com as luminárias. A mesa integra-se ao balcão utilizado para acomodar livros na sala de estar, fazendo com que a integração fique perfeita entre os cômodos de pequenos espaços. 

Elegância + modernidade

Loft 448: Salas de jantar modernas por Bruno Rubiano

Ambientes criativos sempre agregam grande valor para os cômodos do lar. Aproveitar elementos que trazem diferenciais no ambiente é dar mais personalidade ao espaço e torná-lo interessante para os olhos de todos. Neste excelente projeto do talentoso arquiteto Bruno Rubiano, de Sorocaba (SP), a escolha pela divisão de espaço da cozinha com a sala de jantar, traz a composição com elementos amarelados, prata e preto, que fazem uma soma sensacional com a mesa de madeira maciça e o piso laminado. Vale o destaque ainda para o design singular das cadeiras, finamente desenhadas para o espaço. 

Aproveitando os espaços

Estar e Jantar/Cozinha Integrados : Salas de jantar minimalistas por arquiteta aclaene de mello
arquiteta aclaene de mello

Estar e Jantar/Cozinha Integrados

arquiteta aclaene de mello

Aproveitar os espaços disponíveis em apartamentos pequenos requer criatividade e inteligência. Para estes locais com menos espaço, a mesa pode ser substituída por balcões que integram os ambientes, como já pudemos ver em projetos anteriores. Nesta ótima composição da arquiteta Aclaene de Mello, de Porto Alegre (RS), a ideia de aproveitar o espaço excedente do balcão onde está instalado o cooktop foi uma excelente opção para compor o espaço com as cadeiras elegantemente escolhidas na cor preta, fazendo com que o conjunto destaque-se perfeitamente no lar. 

Familiar

BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS: Salas de jantar tropicais por Arquitetando ideias
Arquitetando ideias

BEACH HOUSE – TRAMANDAÍ/RS

Arquitetando ideias

Espaços para encontros familiares, como a casa dos avós ou o sítio da família, podem ser decorados com criatividade e cores alegres. Esta soma traz uma identificação positiva quando complementada com fotos de familiares. A mesa rústica com cadeiras também rústicas traz a sensação de aconchego e simplicidade ao ambiente. Para este projeto, o escritório Arquitetanto Ideias, de Porto Alegre (RS), usou muito bem a paleta alegre de cores com os tons em amarelo e laranja para compor o ambiente aconchegante. Um lugar onde é simplesmente delicioso aproveitar o tempo.

Pequena, mas incrível

Este é mais um ótimo exemplo de decoração perfeita utilizando móveis pequenos. O banco acoplado diretamente na parede lembra a decoração de um pub e soma-se perfeitamente à em formato de T. As cadeiras simples complementam o ambiente, que traz uma composição descolada e criativa para o espaço. 

Qual destes modelos de mesa é o seu preferido? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!