Dicas: como evitar mau cheiro em casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Nossa lar é onde todos os aromas que nos cercam se reúnem. Seja na cozinha, por meio dos temperos, no banheiro, com a suavidade dos xampus ou no quarto com os perfumes que identificam nossas roupas, os odores sempre nos cercarão entre as quatro paredes de nossa casa. Os bons odores são sempre agradáveis e nos seguem rua a fora, trazendo uma sensação de higiene e bem estar na reunião entre amigos do trabalho ou familiares. No entanto, nem sempre apenas os bons cheiros nos acompanham. A rotina corrida com sapatos que passam o dia todo em nosso pé ou os alimentos que acabam estragando na geladeira podem trazer experiências muito desagradáveis, principalmente em situações que você não espera, como a chegada repentina de visitas.

Para evitar possíveis constrangimentos e a sensação desagradável de estar em um lar onde o mau cheiro predomina, trouxemos a você algumas sugestões de como, através de dicas simples, você poderá evitar os odores ruins que por muitas vezes se estabelecem sem que consigamos identificá-los no ambiente. 

As cozinhas são o principal ponto de concentração onde a maior parte dos cheiros desagradáveis podem surgir. Alimentos e produtos descartados no lixo podem deixar para trás rastros terríveis que trazem muita dificuldade para que possamos dispensá-los do lar. A geladeira merece uma atenção especial quanto a estas dicas: é lá que deixamos muitas vezes misturados tipos diferentes de comidas com prazos de vencimentos já ultrapassados. Uma ótima dica para evitar os odores dentro deste eletrodoméstico é utilizar potes bem tampados para separar os alimentos. Desta forma, o ambiente interno da geladeira estará sempre protegido. 

Para aproveitar esta e outras boas dicas para dispensar o mau cheiro no seu lar, siga conosco para as imagens abaixo. Separamos algumas sugestões básicas que poderão deixar o seu lar sempre fresquinho e agradável para o dia a dia. E o melhor, tudo isto somado a dicas de decoração incríveis para que você possa se inspirar ainda mais! 

Vamos conferir mais um artigo excelente do homify juntos? Siga as imagens abaixo e aproveite! 

Ervas aromáticas

Um dos principais cômodos que nos preocupa com os odores é a cozinha. E é lá que estão também as melhores soluções para que o mau cheiro se dissipe: as ervas. Para utilizar o aroma de algumas ervas e assim limpar os odores do ambiente, você pode usar o tomilho, o alecrim ou folhas de louro. Colocadas sobre uma superfície quente, estas ervas desprenderão o seu vapor no ambiente. Experimente fazer chás com estas ervas e deixe a panela destampada. Espere o aroma invadir a cozinha e perceba que os maus odores desaparecerão com o vapor e a umidade lançadas pelas ervas fervidas. 

Na imagem, uma linda cozinha projetada pelo arquiteta Maria Cristina Rinaldi, de Porto Alegre (RS).

Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio é praticamente um coringa que pode ser utilizado para as mais diferentes formas de limpeza do lar. Seu uso é amplo e muitas pessoas já o fazem. Para a cozinha, experimente utilizá-lo em um pote aberto o fundo da geladeira. Outra excelente dica é espalhá-lo sobre o tapete e deixá-lo por uma noite. Após isso, basta aspirá-lo e os odores desaparecerão. Para armários, o uso pode ser como o exemplo da geladeira: um pote aberto deixará o móvel com cheiro sempre fresco. Troque os recipientes com o bicarbonato periodicamente e evite o contato de crianças e animais domésticos com os potes. 

Batata na geladeira

Assim como o bicarbonato, a batata também tem o poder de eliminar maus odores de dentro da geladeira. Para que esta solução seja eficaz, descasque algumas batatas e corte-as deixando cruas no fundo das prateleiras. As batatas irão absorver os odores e poderão ser trocadas assim que ficarem com um aspecto amarelado e envelhecido. O mais indicado é que a troca seja feita diariamente, quando os maus cheiros persistirem. 

Ter no lar uma geladeira lindíssima e bem cuidada, como nesta cozinha projetada pela Cactus Arquitetura e Urbanismo, de São Paulo (SP), fará toda a diferença! 

Vinagre branco

Esta dica é muito conhecida: o uso do vinagre branco. Praticamente um elemento multiuso que muita gente deve ter em casa, o vinagre, assim como o bicarbonato de sódio, é uma excelente opção para limpar os mais diversos elementos do lar. Para cheiros de peixe na cozinha, um pouco de vinagre branco poderá ser fervido para eliminar os odores. Outra boa solução é deixar um pote com vinagre em um canto de sua cozinha por algumas horas. Com isso, odores como o cigarro serão eliminados facilmente. Pulverizar vinagre sobre o tapete ou utilizá-lo em um pano úmido no sofá é outra ótima alternativa para combater o cheiro deixado pelos animais domésticos do lar.

Eucalipto ou tangerina contra cigarros

Muitas vezes alguém teve o mau hábito de fumar dentro de casa. Além de ser um vício danoso para a saúde, o cheiro do cigarro poderá ficar por muito tempo no ambiente. Para combater este odor, utilize pedaços de tangerinas (bergamota ou mexerica) com álcool em um recipiente ou, ainda, aromas de eucalipto no local. Além de o cheiro do cigarro sumir, o ambiente ficará muito mais refrescante com aromas do campo.

Sal e vinagre nas pias

As pias são espaços que sempre nos preocupam pelo uso constante no corte de alimentos. Eventualmente os resíduos deste alimentos ficam sobre o balcão e a pia, deixando um mau cheiro que poderá tomar conta do ambiente. Para combater este problema, experimente uma mistura de sal e vinagre com um pano úmido. Passe a mistura por toda a pia e deixe descansar por alguns minutos. Depois disso, basta enxaguar e pronto: a pia estará novamente com um cheirinho agradável para ser usada!

Na imagem, um projeto maravilhoso de cozinha rústica desenvolvido pela decoradora de interiores, Marina Linares, de São Paulo (SP). 

Lenços umedecidos

Sua lixeira vive com maus odores? Uma solução muito eficaz é utilizar lenços umedecidos no fundo do objeto. Coloque algumas pelas na lixeira limpa e utilize a lixeira normalmente com a tampa fechada. Os panos irão absorver os maus odores deixados e evitarão que a sua cozinha fique com um ambiente desagradável. Lembre-se sempre que esta é uma solução paliativa. O uso de detergente e desinfetantes são sempre importantes para manter as lixeiras limpas e assim, afastar moscas e outros insetos desagradáveis. 

Plantas

Loft do DJ Renata Ratier - CASA COR MS 2014: Banheiros ecléticos por Gabriela Pereira
Gabriela Pereira

Loft do DJ Renata Ratier – CASA COR MS 2014

Gabriela Pereira

A presença de plantas tem sempre muitas vantagens para o lar. Além de serem ótimas para decorarem os mais diferentes ambientes, as plantas servem como filtros naturais para o ambiente. Experimente utilizar alguns vasos com plantas no seu banheiro e veja como o cômodo ficará mais fresco e limpo. O resultado certamente fará muita diferença no seu lar, como neste ótimo projeto de paredes vivas criado pela arquiteta Gabriela Pereira, de Campo Grande (MS). 

E você, tem alguma dica especial? Que tal dividir com a gente?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!