Tenha uma sala de estar em estilo clássico em 2016!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Que tal começar 2016 inovando e transformado sua sala de estar em uma verdadeira sala de estar em estilo clássico? Elegante e sofisticado, esse estilo confere requinte e beleza ao espaço, tornando-o um lugar espetacular para receber as pessoas.

Primeiro, capriche no sofá clássico, com aquele inconfundível ar inglês. Depois, dê atenção ao mobiliário antigo, reformando se preciso peças especiais, Não se esqueça ainda dos cristais, que dão brilho e sofisticação na sala por meio de lustres imponentes. 

Outros detalhes importantes são os jogos de espelhos, as texturas e os tecidos das cortinas e estofados, sem falar da importância dos padrões, das pinturas e dos ornamentos.

Deslumbre a sua família e os seus amigos com uma sala de estar saída de um lugar de sonhos. Acompanhe nossas sugestões e se inspire para ter novas ideias brilhantes para a sua sala de estar. 

A beleza de um sofá clássico

Salas de estar clássicas por homify
homify

Classic View of Contemporised Victorian Living Room

homify

Um belo sofá clássico tem que ser a pièce de résistance de uma sala de estar nesse estilo. Ele tem que ter formas sinuosas, ser confortável e aconchegante e pode ser acompanhado por uma profusão de almofadas em diferentes cores e padrões. Situá-lo junto a uma larga janela torna a composição ainda mais precisa e delicada, graças à luz natural filtrada pelas vidraças. Outro sofá clássico é em couro preto ou marrom, com capitonê no encosto. Mais sóbrio, é perfeito para pessoas mais discretas e reservadas. Seja qual for o modelo, escolha aquele que combine mais com a sua personalidade para que fique plenamente satisfeita.

Aproveite ao máximo a mobília antiga

Apartamento Lourdes - Caxias do Sul: Salas de estar clássicas por Fabris Franco Arquitetura
Fabris Franco Arquitetura

Apartamento Lourdes – Caxias do Sul

Fabris Franco Arquitetura

Peças como aparadores, buffets, mesas de centro, cadeiras estofadas, armários altos tipo cristaleira, baús, mesas de canto, mesinhas redondas com pés sinuosos e trabalhados, poltronas largas e confortáveis em cores ou padrões, tudo isso e muito mais pode ser muito bem aproveitado na sua sala de estar clássica. Muitas peças vão exigir reformas, pinturas ou vernizes, mas o resultado compensa na aparência geral do espaço. Um toque especialíssimo, que nem todo mundo pode dar, é contar com um antigo piano em um canto da sala de estar, o que por si só dá o espírito da coisa. 

Cristais para dar elegância

Uma das marcas do estilo clássico é a presença de lustres de cristal, que refletem as luzes e criam brilho intenso no ambiente. Muitos desses lustres apresentam pequenas cúpulas, que escondem as lâmpadas e proporcionam delicadeza ao conjunto. Na sala de jantar, esses lustres costumam ficar sobre o espaço delimitado pelo sofá e pela mesa de centro. Já ma imagem acima, o lustre de cristal adorna a mesa de jantar, espaço que é integrado com a sala de estar. É preciso ter medida e não exagerar na quantidade de lustres. Se tiver um na sala de estar, não tenha outro na sala de jantar, a não ser que sejam espaços separados em cômodos diferentes.

Adote os jogos de espelhos

Uma sala de estar em estilo clássico pode ganhar ainda mais encanto com um jogo de espelhos, que ampliam o espaço e dão brilho ao ambiente. As composições podem ser as mais variadas, como em uma das paredes ou em torno da lareira, como na imagem acima. Os espelhos não precisam ser iguais; na verdade, eles podem ter tamanhos diferentes, molduras diferentes e até cores diferentes para causar efeitos originais quando vistos em conjunto. Só tenha o cuidado de manter as superfícies dos espelhos impecavelmente limpos para causar boa impressão.

Abuse das texturas e tecidos

Polígono um ambiente para cada um - Ambiente CASA COR SC 2015: Salas de estar clássicas por Spengler Decor
Spengler Decor

Polígono um ambiente para cada um – Ambiente CASA COR SC 2015

Spengler Decor

Salas em estilo clássico podem ganhar muito glamour com o uso de uma variedade de texturas e tecidos. A primeira coisa que vem à cabeça é a cortina, que pode ser de tecidos acetinados, brocados e encorpados, fazendo par com uma cortina mais leve e apresentando braçadeiras, laços e outros enfeites. O resultado é sempre muito dramático e deve compor em uma sala no mesmo espírito. Os tecidos que estofam as poltronas e sofás também podem ser mais encorpados, mas tudo vai depender do projeto de sala. Outros ambientes, mais leves, pedem tecidos mais suaves e até axadrezados. O projeto dessa sala de estar é de Spengler Decor e a imagem é de Cícero Viegas.

A importância de padrões, pinturas e ornamentos

Casa Corrego grande: Salas de estar clássicas por Roma Arquitetura
Roma Arquitetura

Casa Corrego grande

Roma Arquitetura

Em um ambiente de estilo clássico, os detalhes contam – e muito. Geralmente, esse ambiente é mais rebuscado e conta com uma infinidade de objetos decorativos, assim como de obras de arte escolhida a dedo. Uma sala de estar em estilo clássico vai apresentar quadros vários, muitos deles com molduras pesadas e trabalhadas, douradas ou prateadas. Os padrões dos móveis são escolhidos com cuidado, pensando em uma paleta de cores previamente determinada. É comum também a presença de arranjos de flores vistosos em vasos de cristal ou metal. Os tapetes procuram ancorar os móveis no espaço e podem ser escuros, se os pisos forem claros. 

A solidez da estante

Algo muito comum em uma sala de estar em estilo clássico é uma bela e sólida estante, para exibir livros, objetos decorativos e flores. Combinada com um sofá clássico em capitonê, é o ambiente ideal para as leituras das noites frias. De qualquer modo, a estante não apenas é útil, mas passa a ideia de intelectualidade, o que cai muito bem com pessoas cultas e sintonizadas com o que acontece no mundo. Além disso, os livros em exposição sempre servem de assunto e podem dar início a uma conversa animada.

Um toque de ousadia

Quem disse que o estilo clássico não possa ser reinventado? Nessa sala de estar, os princípios básicos – como o lustre de cristal, por exemplo – foram preservados, mas a ousadia se deu no uso das cores vibrantes para o sofá amplo, com encosto em capitonê. A mesa de centro acompanha a irreverência e todo o conjunto combina com os painéis azuis das janelas. O resultado é uma sala em estilo clássico, mas pensado para jovens ou artistas. Sempre há espaço para reinventar o clássico e, ainda assim, honrá-lo. Para outras dicas sobre estilo clássico, leia este artigo.

Qual a principal característica do estilo clássico para você?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!