8 dicas rápidas para arrumar seu quarto

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Aconchegante, mas nem sempre organizado. Refúgio, mas nem sempre do seu jeito. O quarto é um cômodo que sempre desperta o prazer de ter o espaço mais pessoal da casa e ao mesmo tempo a preguiça de arrumar todas as bagunças que espalhamos no dia a dia. Sim, por mais organizados que sejamos, algo sempre ficará fora do lugar. A pressa não trabalha com a perfeição. E no dia a dia, o que mais ocupa a nossa rotina é a pressa, que vai se transformar em roupas caídas ao lado da cama, em objetos deixados esparramados e muitas vezes até mesmo pode significar copos que vieram para uma visita, mas que há alguns dias acabaram ficando acampados embaixo da cama.

Quando dissemos que o quarto é o lugar mais pessoal da casa, lembramos que é neste cômodo que você pode deixar evidente todas as suas características e experiências pessoais, como viagens, trabalhos e cultura no geral. Quadros, pôsteres, objetos decorativos e móveis traduzem muito sobre a sua personalidade. E nem sempre, para nós mesmos, é fácil deixar todas estas formas visuais organizadas do modo como gostaríamos de demonstrar quem somos. E para melhorar essa organização, só mesmo uma faxina que poderá dar novas lembranças e significados para as coisas que nos rodeiam. Uma faxina muitas vezes é suficiente para reciclarmos ou mesmo dispensarmos algumas coisas que já não fazem tanto sentido em nossas vidas. Viu só como o simples fato de arrumar o seu quarto pode significar muito mais do que a sua preguiça imagina?

Falar da faxina é ótimo, é fácil. Afinal, você mesmo deve ter pensado milhares de vezes em como organizar as coisas aos poucos pode ser uma tarefa menos árdua do que realmente é. Mas, sabemos que na prática não é bem assim. E como estamos falando do conjunto quarto, preguiça, organização e pressa, decidimos que é uma ótima ideia dar uma forcinha para que o seu quarto fique arrumadinho em um passo a passo básico. Leia nossas dicas, atente-se às organizações dos ambientes que mostramos e inspire-se nas decorações de quartos lindos e muito bem arrumadinhos. Venha conosco e aproveite!

Abra as janelas

Abra a janela agora, deixa que o sol te veja. Esse trecho da música Conversas de Botas Batidas, dos Los Hermanos, bem que poderia ser dedicado a um dia do seu quarto. Isto porque, na correria do dia a dia, é comum que deixemos as janelas e portas destes cômodos encostados por muito tempo. O simples fato de abrir a janela e deixar que a iluminação natural e o ar fresco entrem no seu quarto poderá renovar o ambiente. Odores se misturam muitas vezes sem percebemos. E aí, não há desodorizador que dê o mesmo efeito que a luz do dia. Comece fácil e comece bem.

Organize suas coisas sobre a cama

Quartos  por MARIANGEL COGHLAN

cama é sem dúvidas a nossa trincheira em meio à guerra de roupas espalhadas pelo quarto. Ainda que muitas peças de roupas sujas nos cerquem sobre a cama, sempre terá um espacinho livre que conseguiremos para dormir. Bem, se imaginar esta situação fez todo o sentido para você, algo está errado. Se você sofre com as roupas espalhadas no ambiente e põe a culpa na pressa do dia a dia, uma excelente dica é amontoá-las sobre a cama Depois que todas foram coletadas ao redor da cama, é hora de se preparar para o próximo passo abaixo.

Use os móveis para separar as roupas

Bangalô AG: Quartos  por Gláucia Britto
Gláucia Britto

Bangalô AG

Gláucia Britto

Separar roupas sujas das limpas e já destinar o descanso das mesmas. Ficou confuso? Simplificando: separe e dobre os tipos de roupas entre camisas, bermudas e etc. e já dispense as roupas sujas no cesto. Provavelmente algumas delas poderão ser aquelas peças que você não vê há alguns meses. Com sorte, elas ainda estarão intactas e uma boa lavada irá suprir a saudade de vestir aquela peça que já figurava no cartaz de desaparecidos. Este projeto da arquiteta Gláucia Britto, de Belo Horizonte (MG), é uma excelente referência de espaços e móveis que ajudarão muito no momento de organizar roupas e objetos. 

Separe os tipos de objetos espalhados

DORMITÓRIO VM_RIO BRANCO: Quartos  por Ambientta Arquitetura
Ambientta Arquitetura

DORMITÓRIO VM_RIO BRANCO

Ambientta Arquitetura

Depois de juntar as roupas do quarto, é hora de partir para o próximo passo: separar os objetos espalhados. Cadernos, agendas, pastas, livros, jogos e tudo o que mais foi esquecido desorganizado entre as quatro paredes do seu refúgio. Se você possuir um quarto com móveis diversos e coloridos como este lindo espaço projetado pela Ambientta Arquitetura, de Porto Alegre (RS), você poderá usar um recurso muito útil para organizar o espaço: mentalizar por cor. Livros são direcionados para o rack vermelho, enquanto cadernos são guardados no criado-mudo verde. Mentalizar as cores fará com que antes mesmo de espalhar os objetos, você os guarde nos locais corretos. Esta é uma ótima sugestão para que a rapidez na arrumação ajude o seu quarto a ser o que era.

Pequenos objetos em pequenas gavetas

Enquanto a tecnologia não encontrar formas de nossos objetos voltarem sozinhos para o seu lugar, as gavetas serão sempre boas companheiras para a organização do quarto. Tenha pelo menos um móvel pequeno com gavetas para ajudar no momento de guardar as coisas com pressa. Ainda que paliativa, esta forma de tirar a bagunça do ambiente fará toda a diferença na percepção do ambiente. Móveis de cor neutra e espaçosos, como neste projeto das arquitetas Joana & Manoela, de Porto Alegre (RS), serão muito úteis e funcionais para o seu quarto – só não esqueça de abrir as gavetas depois para organizar tudo corretamente!

Prateleiras sempre ajudam

Closets clássicos por Rash_studio
Rash_studio

Гардеробная

Rash_studio

Assim como as gavetas, as prateleiras são ótimas companheiras na organização do lar. Utilizá-las para organizar roupas e cabides pode ser uma solução muito interessante. Com as prateleiras é possível utilizar diversas caixas de organização para que objetos sejam guardados. Dica: escolha caixas de cores diferentes e decida quais objetos serão guardados nestas caixas. Isto ajudará você a organizar o quarto de um jeito mais fácil e rápido. 

Hora do brilho

Casa SMPW - Lab606: Quartos  por Joana França
Joana França

Casa SMPW – Lab606

Joana França

Tudo organizado e posto no lugar? Ótimo! Hora de passar o pano úmido com desinfetante para dar o toque final no ambiente. Dica: utilize ceras específicas para o seu piso e tenha o quarto brilhando por muito mais tempo. A sensação de limpeza certamente fará toda a diferença no seu dia a dia. 

Na imagem, um projeto lindo e brilhante da fotógrafa Joana França, de Brasília (DF). 

Desfrute!

Quartos  por INTERIERIUM
INTERIERIUM

дизайн интерьера спальни

INTERIERIUM

Tudo perfeito, no lugar e o quarto cheirosinho. A hora é de tomar um bom banho, deitar na sua cama que parece nova e relaxar com um descanso mais do que merecido!

Esperamos que estas dicas sejam muito úteis para ter um quarto bem arrumado de forma rápida!

E você, tem alguma dica especial para deixar o quarto sempre arrumado?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!