Plantas: as suas melhores amigas em casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Cuidar de quem nos faz bem é essencial. E quando a única coisa que se pede em troca é um mínimo de atenção em dois ou três minutos do dia, então percebemos uma relação generosa onde o que se recebe é muito maior do que o que se dá. E afirmar que é este é o tipo de relação que temos com as plantas é uma verdade incontestável. Quem tem ou é apreciador de jardins, seja ou tradicional ou os de inverno – plantados dentro de casa, sabe que faz toda a diferença ter plantas por perto. Diz-se que se alegram quando dedicamos algumas palavras carinhosas a elas. Diz-se ainda que elas perfumam nossos pensamentos, deixando nosso dia muito melhor. Seja qual for a forma de olhar para a sua planta, certamente você sabe que, dentro de casa, elas em conjunto com os seus animais de estimação, são suas melhores amigas.

Não que sua família não preencha bem este espaço. Pelo contrário, ter alguém para ajudar a cuidar das plantas é reforçar os laços de carinho e cuidado dentro do próprio lar. Por isto, incentivar o cuidado das crianças com estas plantas pode fazer auxiliar na responsabilidade das crianças do seu lar, seja ainda mais madura ao passar dos anos. Afinal, dedicar tempo para cuidar de algo é sempre importante, já que isto pode estimular o comportamento afetivo de cada um.

As plantas requerem cuidados diversos. Algumas, mais simples, necessitam apenas de água e um pouco de claridade ao longo dos dias. Outras, pedem um pouco mais de dedicação com as podas e fortalecimento do solo onde estão plantadas. Seja a escolha por espécies floridas, hortaliças ou outras formas ornamentais, ter uma planta no seu lar certamente irá transformar o ambiente e, por consequência, ajudará você a se sentir mais calmo e tranquilo no dia a dia. Afinal, a terapia no cuidado das plantas é interessante e muito eficiente. 

Outras delícias do convívio com as plantas é ver como elas mostram todo o poder da vida e o quanto podemos nos beneficiar com isso. Plantas frutíferas sempre poderão ser uma escolha saudável para o lar, assim como as hortaliças e leguminosas. Seja qual for a sua preferência, existem ótimas opções para que você compre suas sementes e plante seu próprio jardim ou horta. Ter por perto alimentos fresquinhos, sem a adição de conservantes e produtos químicos fará toda a diferença na sua saúde.

Para apresentar algumas opções lindas que serão companheiras no seu lar, trouxemos algumas sugestões de plantas utilizadas na decoração do lar, seja de forma isolada ou na decoração do lar. Observe bem a composição de cada uma e inspire-se para ter o quanto antes a presença destas companheiras que poderão, sem esforço, se tornar suas melhores amigas no seu lar. Venha conosco e inspire-se!

Decorando com doçura

Jardins de inverno modernos por Capítulo Dos
Capítulo Dos

Muebles Restaurados Capítulo Dos

Capítulo Dos

decoração com flores permite uma variedade de composições perfeitas. O uso de elementos complementares, como carrinhos de mão, bicicletas ou até mesmo móveis, permitem uma decoração doce e suave no lar. Neste lindo projeto, a bicicleta clássica ganhou a companhia de um cesto e balde que foram preenchidos com flores coloridas e vivas. A escolha simples, mas com visual perfeito, trouxe vida e cor ao ambiente com um projeto que optou pela beleza da simplicidade para ter um resultado incrível. 

Árvores

Jardins de inverno minimalistas por homify

Desde muito cedo, ainda na escolinha, aprendemos a importância das árvores. Fundamentais para que as cidades mantenham um ar puro e muita vida em meio ao caos urbano, a presença das árvores, pequenas ou grandes, melhoram muito o ambiente. Árvores ornamentais são uma excelente possibilidade de manter o ar do ambiente mais fresco e puro. A presença delas em ambientes abertos pode trazer ainda a presença de pássaros ou borboletas, deixando o ambiente ainda mais suave. Neste projeto, a distribuição de pequenas árvores em vasos trouxe um visual calmo ao ambiente com a presença das cadeiras suspensas feitas em palha e cores claras para o piso e as paredes. 

Bananeira ornamental

Com folhas parecidas com a da bananeira comum, esta planta não produz frutos, mas em compensação oferece uma decoração lindíssima com suas flores que crescem em formato de pêndulo e em cores que variam de tons avermelhados com tons amarelados. Perfeita para decoração voltada ao estilo tropical, estas plantas podem ser cultivadas com cuidados para que o solo esteja sempre rico em vitaminas. Neste projeto, a presença das plantas em um jardim de inverno, com paredes de vidros e pedras brancas, traz uma estética agradável e fina na composição da decoração. 

Samambaias

Jardim vertical exclusivo desenvolvido para o projeto, na estar da varanda.: Jardins de inverno modernos por Lucio Nocito Arquitetura e Design de Interiores
Lucio Nocito Arquitetura e Design de Interiores

Jardim vertical exclusivo desenvolvido para o projeto, na estar da varanda.

Lucio Nocito Arquitetura e Design de Interiores

Perfeitas para o cultivo dentro do lar, as samambaias são encontradas naturalmente na Mata Atlântica. Muito querida para o cultivo no lar, que é perfeita para a instalação de jardins verticais, as samambaias são ótimas companheiras para o lar, já que precisam de cuidados diários com a rega. Perfeitas para decorarem varandas ou outros cômodos sociais do lar, oferecem beleza e tropicalidade a varandas e outros cômodos sociais do lar. Neste projeto, o arquiteto e designer de interiores, Lúcio Nocito, do Rio de Janeiro (RJ), trouxe uma composição de plantas em meio ao armário planejado, ótimo para deixar o ambiente muito mais aconchegante.

Jardim vertical

Se você tem a sorte de manter um quintal ou varanda grande no lar, uma ótima opção é a composição de flores em jardins verticais. Neste interessante projeto, uma estrutura feita em metais foi reaproveitada para dar espaço aos pequenos vasos floridos, formando um jardim muito interessante. 

Suculentas

Jardins Permanentes: Jardins de inverno campestres por Junia Lobo Paisagismo
Junia Lobo Paisagismo

Jardins Permanentes

Junia Lobo Paisagismo

Fáceis de serem cuidadas e com grande variedade de espécies, as suculentas são boas opções para quem não tem nenhuma experiência com o cultivo de plantas. Para mantê-las saudáveis, basta regá-las uma vez por semana no verão e uma vez por mês durante o inverno. Existe uma infinidade de espécies para o cultivo e é muito fácil encontrá-las em redes do varejo. Neste lindo conjunto decorativo, a paisagista Junia Lobo, de Belo Horizonte (MG), nos mostra as belezas e delicadezas de um belo conjunto de suculentas que ficarão muito bem em qualquer espacinho do seu lar!

Cactos

Jardins de inverno rústicos por Fainzilber Arqts.
Fainzilber Arqts.

Sector de parrilla

Fainzilber Arqts.

Resistentes e muito fáceis de serem cuidados, os cactos são plantas que enfeitam o ambiente e estão cada vez mais procurados. Em formato mini ou grandes, decorar com estas plantas poderá ser dar uma companhia em qualquer lugar da casa, basta usar a imaginação, escolher o seu cacto preferido e decorar!

Todas juntas

Jardins de inverno clássicos por Planet G
Planet G

Il giardino d'inverno – The winter garden

Planet G

Se as plantas têm tudo para serem nossas melhores amigas no lar, uma ótima forma de aproveitar a companhia delas é deixa-las todas juntas em uma varanda ou local com boa iluminação. Neste projeto, a escolha por diferentes espécies ganhou a companhia de uma linda cadeira de palha para que as tardes sejam agradáveis e muito bem acompanhadas de nossas amigas verdes. 

E você, gosta de plantas em casa? Quais são as suas preferidas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!