Dicas de decoração para salas de estar imperdíveis

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

A sala de estar é uma das dependências da casa mais versáteis e que acomoda um número abrangente de diferentes recursos visuais, de mobília ou acabamentos para deixar sua vida mais funcional ao mesmo que decora com muito estilo. Os artigos de decoração perfeitos são uma aliança de utilidade com embelezamento. Assim, o conjunto final do décor do seu lar oferece um ambiente adequado para habitar cheio de aconchego.

Confira então dicas imperdíveis de decoração para a sala de estar que a homify separou especialmente para você. Com as soluções desse livro de ideias alem de deixar esse cômodo com um layout arrojado e moderno e possível aproveitar do melhor que o mercado oferece para facilitar o seu dia-a-dia. Depois disso, invista nessas ideias e repagine todo o visual da sua sala!

Mobília

O estilo contemporâneo desse cômodo foi concebido pela equipe da Óbvio: Escritório de Arquitetura e faz do uso de tons sóbrios, amadeirados e finalização em cobre para deixar o espaço mais aconchegante. Uma dica muito interessante ao decorar sala de estar é optar por um mobiliário arrojado e com layout diferenciado. A mesa de centro dessa sala de mármore com certeza é um artigo único e com estirpe. Peças que se sobressaem na dependência privilegia a decoração. Alem disso, o espaço foi pensado de maneira a ressaltar e promover o convívio social. 

Com obras de arte

Um ambiente moderno deve utilizar ao máximo artigos de decoração que acrescentam um quê cult no recinto. No caso, a parede foi revestida com uma tela à óleo sem moldura e uma peca decorativa em forma de patos. Esculturas também decoram o aparador e o rack abaixo da televisão. Espelhe pecas relevantes e que combinem com o restante dos móveis da sua sala para causar impacto e trazer requinte. 

Abuse da natureza

Cobertura Leblon : Salas de estar ecléticas por Escala Arquitetura
Escala Arquitetura

Cobertura Leblon

Escala Arquitetura

A moda do momento e aderir os ambientes integrados dando ênfase para o convívio social e a mobilidade na área da casa. No caso, a sala de estar eclética se funde com a varanda gourmet cheia de verde e flores em vasos que demarcam todo o lugar. Alternativamente, preencha o espaço com vasos de flores plantadas ou com água. Além de aumentar o oxigênio do cômodo, as plantinhas trazem beleza estética, aroma agradável e primor para o seu lar. 

Salas pequenas

Para cômodos pequenos, prefira moveis planejados, feitos sob medida para manter uma área para circulação. Ademais, prefira um número reduzido de itens para não deixar o ambiente pesado ou tumultuado. Para outras dicas, livros de ideias e as ultimas novidades do mundo do design de interiores, explore o site da homify e todos os recursos que deixamos disponíveis especialmente para você. 

Tapete

Invista num artigo de tapeçaria requintado, com tramas e monogramas luxuosos. Os tapetes deixam o espaço mais quentes, ajudam a diminuir o ruído e trazem aconchego ao local. Prefira tapetes que sigam a linha do estofado que você utiliza para decorar a dependência. A tonalidade do tapete, da mesa de centro e dos abajures que compõe o cômodo do exemplo se harmonizam perfeitamente com os quadros da parede. 

Cortinas

Os tecidos que decoram o cômodo influenciam no espaço de acordo com tem as suas características: o material, a cor, a textura, o estilo, etc. Imprimindo, assim, uma bela decorrente do conceito de combinação desses inúmeros itens no resultado final do cômodo. Selecionar cortinas com uma estampa alegre e florida para a sala de estar é uma forma inteligente de deixar o ambiente mais alegre. 

Estofados perfeitos

PROJETO - PRETO, BRANCO E PRÁTICO - LIVING: Salas de estar modernas por Adriana Scartaris design e interiores
Adriana Scartaris design e interiores

PROJETO – PRETO, BRANCO E PRÁTICO – LIVING

Adriana Scartaris design e interiores

O sofá em L desse exemplo fica perfeito nessa sala de estar de área ampla e grande. Assim, o estofado preenche o espaço de forma a não deixar vãos ou um vazio demográfico no cômodo. A  proposta, no caso, foi manter as linhas limpas e retilíneas que identificam o perfil dos moradores do apê. Com base neutra e clara, detalhes em preto aparecem no piso, rodapés, luminárias e mobiliário conferindo mais personalidade.

Paredes

O acabamento das paredes pode ser um recurso extremamente engenhoso para deixar o look de qualquer cômodo da sala diferente e estiloso. A parede com textura acaba por ser uma alternativa eficaz para deixar o décor do cômodo com um degrade interessante. Independente do tipo de elemento que se utiliza para revestir a parede, o importante é dar um toque tal que resulte numa dependência distinta e única. Assim, use tijolinhos aparente, reboco ou papeis de parede, etc. Solte a imaginação!

Iluminação

Casa Golden: Salas de estar clássicas por E3 ARQUITETURA
E3 ARQUITETURA

Casa Golden

E3 ARQUITETURA

Um lustre robusto e imponente com certeza acrescenta luxo e estirpe para o comodo. A iluminação acaba por ser uma peca chave na hora de decorar qualquer espaço do seu lar. De preferencia por um ambiente bem iluminado seja com luz artificial ou mesmo natural. 

Cantoneiras

Uma decoração astuta utiliza de todos os cantos e vãos do espaço para inserir um móvel ou um estofado que deixe o cômodo funcional atendendo todas as necessidades dos moradores. Essa parede co uma estante da coluna de canto da sala foi uma maneira inventiva de decorar a área, armazenar os livros e bibelôs além de manter a funcionalidade da sala. 

Quadros

A decoração com quadros pode ir muito mais além do que pendurar pinturas nas paredes. Fotografias ou mesmo fotos artísticas podem adornar a área, com ou sem molduras. Alternativamente, encoste as peças nas paredes ao invés de suspendê-las, evitando buracos ou acidentes, já que os quadros podem cair. 

Lareira

Para as épocas mais frias e com temperaturas amenas do ano, uma lareira a lenha e sempre uma sugestão interessante para compor o décor da sua sala de estar e ajudar a aquecer o cômodo. Nesse espaço moderno em tons neutros, a lareira adiciona estilo e luxo. O acabamento em mármore combina com a paleta de cores da área além de trazer uma abordagem nobre à lareira. 

Biombos

Salas de estar ecléticas por homify

Deixe os ambientes integrados parcialmente separados com o uso de biombos e separações que trazem privacidade com estilo ao cômodo. 

Aparador

Um móvel aparador e um item interessante não apenas na sala de jantar no qual se apoiam os pratos a serem servidos à mesa. Entretanto, o item acaba por ser de muita serventia na área de estar para apoiar outros adornos e bibelôs. Ademais, espalhe muitas almofadas nos estofados para deixar o ambiente aconchegante e mais caloroso. 

Espelhos

Os espelhos são conhecidos por ampliarem os cômodos com elegância. Entretanto, e possível usar esse recurso de maneira inusitada, como um móvel feito de revestimento espelhado. Arrojado e cheio de charme, deixa o ambiente super luxuoso e sai do senso comum de espelhos pendurados na parede ou revestindo a porta de armários.  

Qual sugestão você realmente achou imperdível?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!