Casa da Montanha: Casas rústicas por David Guerra Arquitetura e Interiores

Casa rústica em Minas Gerais vai roubar seu coração

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Quem é que não sonha em ter um refúgio de fins de semana para curtir com a família e amigos os dias de descanso e de férias? É claro que um refúgio de férias perfeito deve estar localizado em meio à natureza e proporcionar às pessoas o contato prazeroso com a natureza e um clima relaxante e aconchegante. Por esta razão apresentamos hoje o projeto da Casa da Montanha, situada em Nova Lima, no estado de Minas Gerais, em meio a uma reserva ecológica.

O refúgio de férias, projetado pelo estúdio  David Guerra Arquitetura e Interiores, foi pensado como parte integrante da paisagem natural local e como um deck de convivência e contemplação das belezas naturais circundantes. A casa faz de 745 m² faz uso intensivo de materiais naturais e rústicos, como madeira, bambu, palha natural e pedras, para integrar-se à natureza e proporcionar o máximo de aconchego e bem estar aos moradores.

Curioso para desvendar todas as belezas e encantos deste refúgio de férias simplesmente espetacular? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa rústica encantadora situada em uma reserva ecológica e no alto de uma montanha. Além de todo conforto e requinte, as vistas para a paisagem circundante são de tirar o fôlego. As imagens são de autoria do fotógrafo Jomar Bragança.

Fachada principal

Um dos desafios deste projeto, conforme o arquiteto David Guerra, foi harmonizar as multiplicidades de gosto de todos os membros da família. A residência expressa em cada detalhe esta multiplicidade de gostos e estilos. A fachada principal é marcada pelos volumes de linhas retas revestidos de pedras, em primeiro plano, mas em segundo plano os planos inclinados da cobertura e os volumes revestidos de tijolos à vista se sobressaem, evidenciando uma combinação de linguagens contemporâneas e tradicionais.

Living room

Devido à inclinação natural do terreno, o programa de necessidades foi organizado em dois pavimentos distintos. Porém, a maior parte do programa de necessidades está concentrado no pavimento térreo, como os espaços de convivência e as quatro suítes. Um dos destaques da residência é o desenho da cobertura de inclinação acentuada. Esta solução permitiu a criação de ambientes com altura avantajada, que possibilitou a utilização de aberturas superiores para a otimização da luz natural que banha o living room.

Sala de estar

A sala de estar recebe luz natural abundante, devido às generosas aberturas superiores e laterais e à integração dos espaços de convivência. Além de mobiliário de design contemporâneo e discreto, a sala de estar conta com uma lareira à lenha, revestida de pedras naturais, e vistas privilegiadas para a paisagem natural circundante. O pé-direito elevado e o forro de madeira realça a sensação de aconchego do ambiente.

Sala de jantar

Numa casa de férias, a família quer compartilhar todos os momentos. A hora das refeições é portanto o momento mais especial. Na sala de jantar da Casa da Montanha tem espaço para todo mundo se acomodar. A bancada da cozinha, em forma de L, serve de suporte para os dias com mais convidados. A sala de jantar se destaca pela simplicidade e harmonia com os espaços ao redor. A mesa de madeira e as cadeiras de madeira em estilo rústico realçam o estilo campestre e natural do ambiente.

Integração com a paisagem externa

Outro desafio do projeto foi compatibilizar os projetos de estrutura metálica com a madeira de demolição e com o sistema estrutural convencional. Com o objetivo de garantir elementos esbeltos, mas que possibilitariam grandes vãos, a estrutura metálica foi escolhida para cobrir os vãos do espaço de convivência, cozinha, sala de jantar, sala de Tv e sala de estar. No entanto, a estrutura metálica foi toda revestida com madeira de demolição, de modo a preservar a atmosfera rústica do ambiente e a sensação de aconchego e integração com a paisagem natural.     

Cozinha

Na cozinha, predominam as cores quentes, que conferem uma atmosfera contemporânea ao ambiente. A parede pintada em vermelho esmalte e os armários planejados feitos de madeira laqueada em amarelo tornam o ambiente mais personalizado e contemporâneo, enquanto a bancada da pia e o piso feito de granito preto absoluto dão um toque de elegância e equilíbrio. A integração espacial com o living room garantiu maior iluminação e vistas para a paisagem.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Dormitório

A Casa da Montanha oferece quatro dormitórios, todos amplos e integrados à paisagem natural. Na suíte máster predomina a sensação de aconchego e relaxamento, obtido com a combinação de mobiliário discreto e cores neutras. 

Para saber quais os itens indispensáveis na decoração do quarto, leia este artigo

Suíte

Todos os espaços íntimos e a área de lazer situam-se no mesmo nível, com vistas para as montanhas e integrados ao gramado, para o qual as varandas de todos os quartos se abrem. A atmosfera e a própria espacialidade dos dormitórios é completamente transformada quando as cortinas e as portas descortinam a paisagem estonteante.

Banho da suíte

O banho da suíte, assim como todos os demais ambientes, é banhado pela luz natural abundante e também permite a contemplação da paisagem natural externa. As cores neutras realçadas pelo projeto de iluminação tornam o ambiente mais elegante. O destaque é a banheira de hidromassagem que agrega requinte e mais conforto ao ambiente.

Varanda

Em uma casa de férias não pode faltar a varanda, que neste projeto serve como espaço de convivência e como um mirante para a paisagem montanhosa espetacular da região. A varanda pode ser utilizada também para refeições, graças ao mobiliário aconchegante e eclético. Apesar do destilo rústico conferido pela estrutura revestida com madeira de demolição, a varanda conta com mobiliário contemporâneo e extravagante, como o conjunto de mesa tulipa e cadeiras tulipas em acrílico vermelho, que realçam o charme e a sofisticação do ambiente.

Área de lazer

A área de lazer enfim revela todo o encanto e magia desta casa de férias espetacular. A piscina e o gramado oferecem vistas deslumbrantes para a paisagem natural circundante e estão totalmente integrados ao espaço interno, proporcionando aos moradores uma atmosfera encantadora e relaxante.

Você gostaria de relaxar em um refúgio de férias no alto de uma montanha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!