Jardineira em casa: 14 plantas que deixarão o seu jardim fabuloso

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Jardineira em casa: 14 plantas que deixarão o seu jardim fabuloso

Júlia Borges Alves – homify Júlia Borges Alves – homify
Jardins  por ecoexteriores
Loading admin actions …

Ter espaço para cultivar um jardim em casa é uma forma muito gostosa de ficar mais perto da natureza. Esse jardim pode ser grande, pequeno, de inverno, na varanda ou você pode ter apenas algumas jardineiras para plantas. O que importa é cultivá-las com carinho e garantir uma bela paisagem para observar sempre que precisar relaxar.

As jardineiras são floreiras que você pode usar como peças decorativas apenas para encaixar os vasos ou pode plantar diretamente nelas. Há opções de diversos tamanhos, que você pode colocar no chão, pendurar na janela, apoiar sobre um móvel ou outro local que julgue perfeito para apreciar suas plantinhas.

Mas nesse livro de ideias, mais do que lhe inspirar com opções de jardineiras de plantas, vamos lhe mostrar uma seleção de flores para jardineira e para jardim que são fáceis de cultivar e harmonizar com outras espécies. Conheça as 14 plantas que deixarão o seu jardim fabuloso, recomendadas pelos paisagistas da homify.

1. Antúrio

O antúrio é uma linda flor que ajuda a purificar o ar, então é perfeita para ter próximo das portas e janelas de casa. Ela pode ser vermelha, branca, amarela, verde, marrom e outras cores. Para cultivá-la é bom viver em um clima entre 20 e 29 °C e não deixar que ela pegue sol o tempo todo. É uma das opções de plantas para floreiras que vingam muito bem.

2. Bambu

O bambu pertence à subfamília Bambusoideae e existem aproximadamente 1.250 espécies. É uma planta que cresce muito bem em climas tropicais e algumas espécies resistem a climas mais frios. Mesmo sendo uma planta que pode atingir grandes proporções, há espécies de pequeno porte, então ele também é considerado uma planta para jardineira. Apenas tenha o cuidado de escolher a espécie certa e de mantê-lo em uma floreira no jardim, onde possa expandir, caso necessário.

3. Espada-de-São-Jorge

Essa planta, de folha larga e tons que variam entre verde e amarelo, com forma similar a uma espada, é perfeita tanto para ambientes internos quanto externos. Não requer muito espaço e se adapta ao clima tropical. Ela é uma ótima planta para jardineira e é bem fácil de cuidar. Fica ótima em um jardim com suculentas, pois faz parte dessa espécie.

4. Cacto

O cacto não é uma planta típica do nosso ecossistema, mas o fato de ser muito resistente a climas quentes e secos faz dessa espécie uma opção muito prática. Assim como a espada-de-São-Jorge, o cacto também é uma suculenta, então pode plantá-los na mesma jardineira e regar no mesmo período de tempo.

5. Hera

É uma planta prática e multifuncional, se adapta com grande facilidade a vários tipos de solos e climas. É abundante em folhagem e pode chegar a medir até 30 metros de altura. Para que alcance o seu esplendor máximo, e hera deve crescer sobre o abrigo da sombra. Você pode iniciar seu cultivo em uma floreira suspensa perto de um muro ou cerca, pois ela é um dos tipos de plantas que caem do vaso em efeito cascata e vai se alastrando por todo o muro formando uma maravilhosa cerca viva.

​6. Buganvília

Popularmente conhecida como primavera, a buganvília é uma planta de clima tropical e mediterrâneo. Embora seja uma trepadeira, algumas espécies ficam pequenas, com cerca de 1 metro de altura, então é uma ótima opção de planta para jardineira de janela. Ela se destaca muito por sua beleza, podendo ser a protagonista da sua fachada.

7. Palmeira

A palmeira é uma planta tropical amplamente utilizada no paisagismo por conta das suas belas folhas. Como há inúmeras variações dessa planta, é preciso escolher as de tamanho mini para que seja cultivada em vaso ou jardineira.

8. Samambaia

Jardins  por Paisaje Radical
Paisaje Radical

Tratamiento de pavimento y vegetación

Paisaje Radical

Também originárias de clima tropical, as samambaias não possuem flores e necessitam grande quantidade de água para completar o seu ciclo biológico. Podem ser cultivadas tanto em ambientes internos como ambientes externos.  Com grande variedade de espécies, no geral as samambaias não se adaptam a temperaturas extremas, nem muito frio nem muito calor, e se a opção é posicionar a samambaia no exterior, o ideal é escolher uma zona que oferece sombra.

9. Árvores frutíferas

As árvores frutíferas oferecem uma linda decoração para os jardins, além de você poder usufruir das suas frutas. Elas entram na lista de plantas para jardineira, pois há várias espécies que podem ser cultivadas dessa forma, quando em tamanho mini. Você pode cultivar romã, limão, laranja, mexerica, manga, jabuticaba, pitanga, araçá, acerola e muitas outras.

10. Agapanthus

A agapanthus, ou lírio-do-Nilo, é uma planta ornamental muito cultiva por sua esplendorosa flor de cor azulada, que também pode ser branca ou lilás. É uma planta de aparência delicada e leve, mas é muito resistente e por isso podem ser cultivadas como flores para jardim ou flores para jardineira.

11. Hortênsia

Existem aproximadamente 500 espécies de hortênsias. Essa linda planta que forma um exuberante buquê de flores azuis, rosas ou brancas não exige muito esforço no cultivo e na manutenção. O período perfeito para fazer a sua jardineira das hortênsias é no outono e em espaços não muito abrigados de sombra. São maravilhosas plantas para floreiras de janela.

12. Lavanda

Jardins  por CONCEPTUELLES PAYSAGE ET DECORATION
CONCEPTUELLES PAYSAGE ET DECORATION

Jardin contemporain sur une terrasse en ville

CONCEPTUELLES PAYSAGE ET DECORATION

A lavanda é conhecida por sua beleza e perfume, que atrai as pessoas e repele os insetos. Por isso é ótima para cultivar em floreiras perto das entradas da casa. Essa planta cresce em clima úmido ou seco, mas necessita de pelo menos 6 horas de luz do sol ao dia, então certifique-se de que ela receba essa luminosidade para crescer saudável. Pode ser plantada em vasos ou diretamente no solo, colocando jardineiras decorativas em volta.

13. Arbustos

Jardins  por Yorkshire Gardens
Yorkshire Gardens

Small, low maintenance garden

Yorkshire Gardens

Os arbustos são muito práticos e perfeitos para o jardim. Os tipos chamados de buchinhos caracterizam-se por não serem muito altos e normalmente são utilizados por sua cor verde-escuro padrão para complementar o paisagismo. Mesmo que sejam mais comuns plantados diretamente no jardim, eles podem ser usados como plantas para jardineiras externas formando uma composição visual muito bonita com qualquer outra flor.

14. Peperômia e ervas aromáticas

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015: Jardins  por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

A peperômia é uma bela folhagem de sobra, por isso pode ficar em um jardim de inverno, em uma varanda fechada ou outro ambiente interno que não pegue sol. Ela não dá flores, mas suas lindas folhas arredondadas são uma graça. Ela exige pouca atenção quando o clima está fresco, mas no verão necessita de mais água.

Outra opção se você tem um espaço muito pequeno para o cultivo de plantas, as ervas aromáticas são as ideais, tanto para embelezar o ambiente quanto para ter uma maravilhosa horta com temperos frescos sempre que quiser. Pode plantar manjericão, alecrim, hortelã, salsinha, cebolinha e muitas outras.

Então, como você viu, são muitas as opções de plantas para jardineira que você pode cultivar facilmente em pequenos espaços. Só precisa ter o cuidado de comprar as espécies certas, que possam ser mantidas em vasos ou floreiras, e buscar saber o máximo possível sobre o processo de plantio e cultivo. Assim elas vão permanecer bonitas e saudáveis por muito tempo.

Qual dessas lindas plantas você gostaria de cultivar? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!