Torneiras que incrementam a cozinha!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Vamos brincar de imaginar? Uma porta se abre para nós e faz com que entremos em uma casa linda, cheia de detalhes modernos e com muitas cores vibrantes. Passamos pela sala com móveis requintados e confortáveis, onde podemos ver a integração perfeita do espaço com a sala de jantar e suas lindas mesas e cadeiras de madeira maciça, com cadeiras que nos convidam para refeições deliciosas que já enchem a casa com aromas de temperos frescos vindos da cozinha. Seguimos em direção a cozinha e percebemos uma bancada maravilhosa feita em mármore liso na cor preta, que traz um complemento especial da pia de inox com as verduras e legumes cortados sobre a tábua de carnes e colocadas para uma mistura de caldos que invade a casa de aromas que fazem a boca encher d'água. Você percebe uma cenoura picada pela metade, a pega para lavar e assim, complementar a receita preparada por nosso anfitrião. Sem perceber, você se posiciona sobre a pia, inclina-se para lavar bem o legume, mas na hora de abrir a torneira, farelos escuros de uma torneira de plástico começam a soltar em sua mão e, sem perceber, a torneira cai e inunda o ambiente. Sim, a falta de atenção nos detalhes podem acabar com sonhos maravilhosos.

Se os detalhes são tão importantes e podem decidir entre finais felizes ou não, hoje não podemos deixar de lado um assunto muito mais importante do que pensamos: as torneiras para cozinha. Foi-se o tempo em que algum momento as torneiras eram direcionadas apenas ao uso funcional no ambiente, hoje em dia apenas o esguichar de água já não é mais suficiente para agradar as pessoas. Escolher uma boa torneira pode incrementar beleza na decoração. 

Existem ao menos três tipos básicos de torneira: as convencionais para o uso de água fria; as torneiras monocomando, que podem servir tanto tanto para água fria quanto quente e as torneiras com misturadores, que equilibram as temperaturas com dois registros diferentes: um para água fria e outro para água quente. Recomenda-se ainda a distância de, no mínimo, 30 cm. entre o bico da torneira e a pia. Este espaço é o ideal para o uso confortável no dia a dia. 

Para falarmos um pouco mais sobre os aspectos estéticos das torneiras, trouxemos alguns exemplos ótimos sobre como este detalhe faz toda a diferença no ambiente. São modelos diferentes que trazem uma personalidade que marca a cozinha, melhorando ainda mais a composição decorativa. Você poderá ver como a escolha certa poderá fazer do seu sonho em meio a cozinha uma experiência ainda mais perfeita, sem ter que acordar com o pesadelo de ver sua decoração indo por água abaixo. 

Venha conosco e inspire-se!

Como escolher o modelo

Cozinhas modernas por homify
homify

Duplex ME

homify

No momento de escolher o modelo ideal de torneira, deve-se levar em conta a distância do balcão e profundidade da pia. Torneiras de bico reto muito próximas à pia podem respingar água e molhar o cômodo. Por isso, uma boa opção são as torneiras de bico curvado, que permitem uma movimentação mais confortável no momento de usar a pia para lavar alimentos ou a louça. Outra excelente dica é escolher torneiras que se movimentam para os lados. Esta é uma opção importante para enxaguar a pia na limpeza diária e utilizar mais de uma cuba, se for o caso. Neste projeto do escritório 285 Arquitetura e Urbanismo, de Brasília (DF), a escolha por uma torneira curva em inox encaixa-se perfeitamente na decoração da cozinha e permite o uso das duas cubas no espaço.

Cores

Mesmo as opções metálicas sendo as mais comuns no mercado, é sempre importante analisar a variedade de cores para a escolha da torneira. Neste lindo projeto da decoradora de interiores Marina Linhares, de São Paulo (SP), a escolha de luzes LED sobre as prateleiras confere um aspecto futurista à cozinha feita com a marcante presença da madeira na confecção dos móveis e ambiente. A escolha da torneira preta reforça o tom moderno e deixa o ambiente completamente perfeito.

Na ilha

As ilhas são excelentes soluções para ampliar as formas de organizar ainda melhor a cozinha. Existem muitos modelos no mercado, inclusive os que podem ser adaptados com instalação hidráulica para dar mais opções ao ambiente. Neste projeto, a torneira em formato de bico reto e curvo tem um cano alongado que aproxima o objeto para o uso no ambiente. A ilha na cor branca, seguindo a decoração também branca do ambiente estruturado em madeira, traz um clima perfeitamente aconchegante. 

Rústico

Cozinhas  por Pixcity

Cozinhas com decoração rústica pedem torneiras que seguem este estilo. Neste projeto, a torneira monocomando é a protagonista do ambiente. Com uma cor dourada, seguindo os tons de amarelo da decoração, o objeto ficou perfeito em meio ao ambiente. Seguir o estilo decorativo de sua cozinha é essencial para evitar contrastes e ruídos na decoração, principalmente quanto a escolha da torneira. 

Com misturadores duplo comando

O uso de misturadores de duplo comando tem a função de deixar a temperatura da água no ponto certo. Ideal para regiões mais frias, a utilização de água aquecida pode ser uma ótima alternativa nos dias em que a louça e a preguiça entram em conflito. Neste lindo projeto, a arquiteta centralizou a ilha de forma a deixar o ambiente minimalista, colocando elementos elegantes, como a torneira para incrementar ainda mais o ambiente. 

Misturador monocomando

Já o uso de misturadores monocomando é prático e traz consigo a função de economia de água. Com um só comando, estes tipos de torneira podem controlar a vazão da água e a temperatura ideal. Para isto, basta girar o volante para os lados. Neste ótimo projeto, a funcionalidade da cozinha foi o direcionamento para deixar o cômodo do melhor jeito possível. Com pequenos espaços e uso de balcões longos e prateleiras, a decoração do ambiente ficou perfeitamente alinhada ao uso dinâmico do dia a dia. A torneira escolhida é pequena e não utiliza muito espaço, ideal para usos rápidos no cotidiano. 

Vintage – rústico

Cozinhas rústicas por homify
homify

Cosmos Mink, Green

homify

Esta maravilhosa cozinha em madeira com pintura cinza e tons neutros, tem na porcelana da pia o principal elemento contrastante do ambiente. Para a grande cuba foi utilizada uma torneira clássica com duplo comando e desenho de cano alongado. Uma opção perfeita para a decoração clássica no ambiente.

Somando modelos

É claro, que no final, quem manda é a preferência pessoal. Por isso, não tenha medo de somar modelos de torneiras diferentes. Conte sempre com a dicas de bons profissionais e faça do seu lar o melhor lugar do mundo!

Qual o seu modelo preferido de torneira?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!