Como ter uma mini adega em casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Our Kitchens, Harvey Jones Kitchens Harvey Jones Kitchens Cozinhas clássicas
Loading admin actions …

Um ditado muito conhecido em latim, diz: In vino veritas. - No vinho, está a verdade. Seja qual for o motivo de este ditado ter nascido – o que nos deixa solto para imaginar muitas situações – a verdade do vinho é que esta é uma bebida muito apreciada há muito tempo. Companheiro secular dos reis da idade média, combustível para as festas no Olimpo e até mesmo exemplo para milagres em uma passagem bíblica (João 2-7), o vinho é sem dúvidas uma bebida muito apreciada desde os primórdios de sua fabricação. 

Se há muito tempo o armazenamento de vinho no lar era sinônimo de grandes espaços reservados no porão, onde garrafas e barris se empilhavam no ambiente, hoje em dia o armazenamento da bebida foi modernizado e é possível encontrar diversas formas de ter uma mini adega em casa sem, necessariamente, ter que dedicar cômodos inteiros para a climatização da bebida. Pequenos climatizadores são encontrados no mercado e permitem que a bebida seja armazenada da melhor maneira possível. Do tamanho de frigobares, estes climatizadores ficam perfeitamente instalados em praticamente qualquer ambiente da casa e mantém as propriedades do vinho, deixando-o sempre saboroso para o consumo.

Além dos climatizadores existem diversas opções artesanais que incrementam os lares de formas originais e perfeitas. Geralmente deixados na cozinha, os suportes e pequenos nichos planejados de acordo com o tamanho das garrafas enfeitam e se adequam perfeitamente ao ambiente. Há ainda a possibilidade de o armazenamento ser feito em prateleiras suportes específicos que o mercado oferece. Entre os materiais mais utilizados estão a madeira e o inox que são utilizados para o armazenamento de 6, 12 ou mais vinhos, de acordo com o espaço disponível na casa.

O cuidado com o armazenamento do vinho deve ser feita de forma cuidadosa. Em climatizadores, as garrafas de vinho tinto devem ficar na temperatura de 15 a 18ºC, enquanto o vinho branco deve ser climatizado entre 10 e 12ºC  e os espumantes em cerca de 8ºC. A inclinação ideal da garrafa é de 13 graus, o que permite que a rolha esteja sempre em contato com o vinho, armazenando borra no fundo da garrafa e mantendo a temperatura e propriedade essenciais da bebida.

Se um cuidado essencial ao servir o vinho é a harmonização destes com os pratos, na decoração da sua cozinha não deve ser diferente. Harmonizar os climatizadores ou suportes em meio ao ambiente deixará tudo perfeito. E para que você não erre na hora de aproveitar o bom gosto no ambiente, separamos para você 8 dicas especiais de como ter uma mini adega em casa. São dicas básicas para que o seu amor pelo vinho possa virar uma parte especial no seu lar. Venha conosco, aproveite cada dica e inspire-se!

Na cozinha planejada

Cozinhas planejadas têm muitas vantagens. Entre elas, as formas de separar os principais elementos da decoração, como a geladeira, fogão e demais eletrodomésticos. Além da beleza na organização do cômodo, é possível incrementar possibilidades no espaço, como o uso de um local para servir como adega. Neste lindíssimo projeto, as garrafas de vinho ganharam um espaço em cima da geladeira e freezer. Empilhadas cuidadosamente para que não escorreguem, a decoração com as garrafas de vinho ficou perfeitamente alinhada com os demais espaços, deixando tudo muito bem incorporado ao ambiente. 

Nas ilhas

Ilhas permitem que a decoração da cozinha ganhe uma organização ainda melhor. Com elas, novos espaços são criados principalmente para o armazenamento de objetos. Quando planejadas, é possível decorar espaços destas ilhas com opções que incrementam o ambiente, como livros, fornos ou adegas. Neste ótimo projeto, a utilização de um climatizador deixou a decoração moderna ainda mais bela. Agradável pelos tons claros e a presença de flores, a adega ficou discreta e elegante no conjunto decorativo. Um conjunto de ótimas ideias. 

Adega de um vinho só

Nem sempre é necessário dedicar grandes espaços para a presença de vinho no lar. É possível dar beleza à decoração com o uso de garrafas apenas utilizando o bom senso para organizar o ambiente. Neste lindo projeto organizado pela Braescher Fotografia, de Porto Alegre (RS), o equilíbrio do espaço ficou perfeito com a utilização de um longo balcão acompanhado por cadeiras confortáveis. Servindo como cozinha e bar, o espaço decorado com tijolos contornados pela cor branca, é de uma fineza e elegância ímpar. Ao fundo, uma pequena caixa serve para armazenar o vinho do local.

Caixotes

Churrasqueira e Bancada homify Cozinhas modernas

Se você tem no lar um local especialmente direcionado para o armazenamento de bebidas, como um pequeno bar, nichos e prateleiras certamente serão uma excelente forma de organizar suas bebidas, sejam vinhos ou outras bebidas destiladas. E esta foi a excelente opção no projeto do arquiteto Américo Parlato, de São Paulo (SP). Com uma variação entre nichos horizontais e uma caixa colocada na vertical, o contraste das cores deixou o ambiente perfeitamente organizado e bonito.

Climatizador à parte

Adegas climatizadas têm como vantagem o tamanho pequeno e pouco peso. Antes de escolher a sua, estude o tamanho de elementos de sua cozinha, como mesa e balcão. A compra de uma adega que tenha a mesma medida de altura irá beneficiar a decoração de uma forma que a peça fique totalmente integrada ao ambiente. Neste ótimo projeto da arquiteta Isabela Canaan, de Nova Lima (MG), a aparência discreta e bem integrada da adega no ambiente é perfeita e serve como uma ótima referência para a decoração da sua cozinha americana.

DIY

Ideias em DIY – Do it yourself, famoso também como Faça você mesmo, sempre têm elegância e beleza em seu acabamento. Neste projeto da arquiteta Patrícia Martinez, de o aspecto elegante da cozinha com o toque preciso da madeira, traz a beleza de um armário para o armazenamento de vinhos. Ótima referência para móvel que você poderá fazer com caixotes reutilizáveis. 

Individuais

Assim como no início do artigo vimos ideias que utilizam o planejamento da cozinha para o armazenamento de garrafas soltas, neste outro projeto com cozinha planejada, o uso de um espaço individual para as garrafas foi perfeito. O projeto realizado pelo escritório Edifique Arquitetura & Interiores, de Formigas (MG), é ótimo para quem não acumula um grande número de garrafas para o consumo e aposta na simetria dos espaços.

Criativo

Existem possibilidades belíssimas e criativas para o armazenamento de garrafas de vinhos e, assim, ter uma bela adega no espaço do seu lar. Este projeto maravilhoso da Duda Loss Arquitetura e Design, de Porto Alegre (RS), trouxe uma forma de deixar as garrafas suspensas com a utilização de um espaço incrível organizado com placas de vidro. Contemporâneo, criativo e muito bonito.

Gostou das ideias? Qual tipo de adega você quer ter na sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista