Como ter uma mini adega em casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Um ditado muito conhecido em latim, diz: In vino veritas. - No vinho, está a verdade. Seja qual for o motivo de este ditado ter nascido – o que nos deixa solto para imaginar muitas situações – a verdade do vinho é que esta é uma bebida muito apreciada há muito tempo. Companheiro secular dos reis da idade média, combustível para as festas no Olimpo e até mesmo exemplo para milagres em uma passagem bíblica (João 2-7), o vinho é sem dúvidas uma bebida muito apreciada desde os primórdios de sua fabricação. 

Se há muito tempo o armazenamento de vinho no lar era sinônimo de grandes espaços reservados no porão, onde garrafas e barris se empilhavam no ambiente, hoje em dia o armazenamento da bebida foi modernizado e é possível encontrar diversas formas de ter uma mini adega em casa sem, necessariamente, ter que dedicar cômodos inteiros para a climatização da bebida. Pequenos climatizadores são encontrados no mercado e permitem que a bebida seja armazenada da melhor maneira possível. Do tamanho de frigobares, estes climatizadores ficam perfeitamente instalados em praticamente qualquer ambiente da casa e mantém as propriedades do vinho, deixando-o sempre saboroso para o consumo.

Além dos climatizadores existem diversas opções artesanais que incrementam os lares de formas originais e perfeitas. Geralmente deixados na cozinha, os suportes e pequenos nichos planejados de acordo com o tamanho das garrafas enfeitam e se adequam perfeitamente ao ambiente. Há ainda a possibilidade de o armazenamento ser feito em prateleiras suportes específicos que o mercado oferece. Entre os materiais mais utilizados estão a madeira e o inox que são utilizados para o armazenamento de 6, 12 ou mais vinhos, de acordo com o espaço disponível na casa.

O cuidado com o armazenamento do vinho deve ser feita de forma cuidadosa. Em climatizadores, as garrafas de vinho tinto devem ficar na temperatura de 15 a 18ºC, enquanto o vinho branco deve ser climatizado entre 10 e 12ºC  e os espumantes em cerca de 8ºC. A inclinação ideal da garrafa é de 13 graus, o que permite que a rolha esteja sempre em contato com o vinho, armazenando borra no fundo da garrafa e mantendo a temperatura e propriedade essenciais da bebida.

Se um cuidado essencial ao servir o vinho é a harmonização destes com os pratos, na decoração da sua cozinha não deve ser diferente. Harmonizar os climatizadores ou suportes em meio ao ambiente deixará tudo perfeito. E para que você não erre na hora de aproveitar o bom gosto no ambiente, separamos para você 8 dicas especiais de como ter uma mini adega em casa. São dicas básicas para que o seu amor pelo vinho possa virar uma parte especial no seu lar. Venha conosco, aproveite cada dica e inspire-se!

Na cozinha planejada

Cozinhas planejadas têm muitas vantagens. Entre elas, as formas de separar os principais elementos da decoração, como a geladeira, fogão e demais eletrodomésticos. Além da beleza na organização do cômodo, é possível incrementar possibilidades no espaço, como o uso de um local para servir como adega. Neste lindíssimo projeto, as garrafas de vinho ganharam um espaço em cima da geladeira e freezer. Empilhadas cuidadosamente para que não escorreguem, a decoração com as garrafas de vinho ficou perfeitamente alinhada com os demais espaços, deixando tudo muito bem incorporado ao ambiente. 

Nas ilhas

Cozinhas clássicas por Harvey Jones Kitchens
Harvey Jones Kitchens

Shaker kitchen by Harvey Jones

Harvey Jones Kitchens

Ilhas permitem que a decoração da cozinha ganhe uma organização ainda melhor. Com elas, novos espaços são criados principalmente para o armazenamento de objetos. Quando planejadas, é possível decorar espaços destas ilhas com opções que incrementam o ambiente, como livros, fornos ou adegas. Neste ótimo projeto, a utilização de um climatizador deixou a decoração moderna ainda mais bela. Agradável pelos tons claros e a presença de flores, a adega ficou discreta e elegante no conjunto decorativo. Um conjunto de ótimas ideias. 

Adega de um vinho só

PROJ. RAMOS & PEIXOTO: Cozinhas modernas por BRAESCHER FOTOGRAFIA
BRAESCHER FOTOGRAFIA

PROJ. RAMOS & PEIXOTO

BRAESCHER FOTOGRAFIA

Nem sempre é necessário dedicar grandes espaços para a presença de vinho no lar. É possível dar beleza à decoração com o uso de garrafas apenas utilizando o bom senso para organizar o ambiente. Neste lindo projeto organizado pela Braescher Fotografia, de Porto Alegre (RS), o equilíbrio do espaço ficou perfeito com a utilização de um longo balcão acompanhado por cadeiras confortáveis. Servindo como cozinha e bar, o espaço decorado com tijolos contornados pela cor branca, é de uma fineza e elegância ímpar. Ao fundo, uma pequena caixa serve para armazenar o vinho do local.

Caixotes

Cozinhas modernas por homify
homify

Churrasqueira e Bancada

homify

Se você tem no lar um local especialmente direcionado para o armazenamento de bebidas, como um pequeno bar, nichos e prateleiras certamente serão uma excelente forma de organizar suas bebidas, sejam vinhos ou outras bebidas destiladas. E esta foi a excelente opção no projeto do arquiteto Américo Parlato, de São Paulo (SP). Com uma variação entre nichos horizontais e uma caixa colocada na vertical, o contraste das cores deixou o ambiente perfeitamente organizado e bonito.

Climatizador à parte

Adegas climatizadas têm como vantagem o tamanho pequeno e pouco peso. Antes de escolher a sua, estude o tamanho de elementos de sua cozinha, como mesa e balcão. A compra de uma adega que tenha a mesma medida de altura irá beneficiar a decoração de uma forma que a peça fique totalmente integrada ao ambiente. Neste ótimo projeto da arquiteta Isabela Canaan, de Nova Lima (MG), a aparência discreta e bem integrada da adega no ambiente é perfeita e serve como uma ótima referência para a decoração da sua cozinha americana.

DIY

Cozinha com aspecto friendly: Cozinhas escandinavas por Patricia Martinez Arquitetura
Patricia Martinez Arquitetura

Cozinha com aspecto friendly

Patricia Martinez Arquitetura

Ideias em DIY – Do it yourself, famoso também como Faça você mesmo, sempre têm elegância e beleza em seu acabamento. Neste projeto da arquiteta Patrícia Martinez, de o aspecto elegante da cozinha com o toque preciso da madeira, traz a beleza de um armário para o armazenamento de vinhos. Ótima referência para móvel que você poderá fazer com caixotes reutilizáveis. 

Individuais

Assim como no início do artigo vimos ideias que utilizam o planejamento da cozinha para o armazenamento de garrafas soltas, neste outro projeto com cozinha planejada, o uso de um espaço individual para as garrafas foi perfeito. O projeto realizado pelo escritório Edifique Arquitetura & Interiores, de Formigas (MG), é ótimo para quem não acumula um grande número de garrafas para o consumo e aposta na simetria dos espaços.

Criativo

APARTAMENTO BAIRRO PETRÓPOLIS 1: Adegas modernas por DUDALOSS ARQUITETURA E DESIGN
DUDALOSS ARQUITETURA E DESIGN

APARTAMENTO BAIRRO PETRÓPOLIS 1

DUDALOSS ARQUITETURA E DESIGN

Existem possibilidades belíssimas e criativas para o armazenamento de garrafas de vinhos e, assim, ter uma bela adega no espaço do seu lar. Este projeto maravilhoso da Duda Loss Arquitetura e Design, de Porto Alegre (RS), trouxe uma forma de deixar as garrafas suspensas com a utilização de um espaço incrível organizado com placas de vidro. Contemporâneo, criativo e muito bonito.

Gostou das ideias? Qual tipo de adega você quer ter na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!