Simples E Prática: Não Falta Nada Nessa Casa De Praia No Rio De Janeiro

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Residência Caravelas do Peró - Cabo Frio, RJ, Oca Bio Arquitetura e Design Oca Bio Arquitetura e Design Casas rústicas
Loading admin actions …

O programa de férias preferido dos brasileiros é curtir uma praia. As filas de carros que se formam a caminho do litoral comprovam a disposição dos brasileiros em desfrutar de uns dias de descanso de frente para o mar. Portanto, não há dúvida de que a praia é o destino número um, o lugar para estar nas férias. Mas como deve ser a casa de praia, que vai nos abrigar durante a temporada no litoral? Será que precisamos de uma casa de praia grande e chique?  

Hoje desembarcamos em Cabo Frio, interior do Rio de Janeiro, para apresentar o projeto de uma casa de praia, a Residência Caravelas do Peró, projetada pelo estúdio Oca Bio Arquitetura E Design, que mostra que a simplicidade e praticidade são os itens indispensáveis em uma casa de praia. 

Curioso para desvendar todos as surpresas e destaques desta casa de praia simples, mas perfeita para curtir os dias de folga com todo o conforto e toda praticidade? Então confira a seguir as imagens e detalhes desta casa de praia perfeita para todos aqueles que compartilham a ideia de luxo é viver do seu próprio jeito.

​1 Fachada principal

O litoral é caracterizado pelas altas temperaturas, principalmente no verão. Portanto, quando estamos em casa, entre um banho e outro no mar, queremos desfrutar de espaços bem ventilados e confortáveis. Para isto, é essencial que o projeto promova a ventilação cruzada e garanta boas condições de ventilação, disponibilizando grandes aberturas, como as portas de correr, que vemos neste projeto, que além de permitir as trocas constantes de correntes de ar, ainda conecta os ambientes da casa com o jardim, tornando-os mais bem iluminados e aconchegantes.

Interior da residência: piso cerâmico

Ninguém viaja para a praia em busca de mais trabalho e tarefas domésticas. A ordem é relaxar e se divertir pra valer. Portanto, ter uma casa fácil de limpar significa ter mais tempo para curtir. Neste projeto, o piso cerâmico, de cor cinza, foi uma ótima solução, agregando praticidade e comodidade, pois é fácil e rápido de limpar e resistente, pois a areia trazida para dentro de casa pode causar riscos e danos a determinados tipos de piso. 

Estilo praiano: materiais naturais

Neste projeto, materiais naturais, como a madeira, também foram empregados, como no para-peito do mezanino. A madeira é um material excelente para as regiões litorâneas, pois é muito resistente à maresia, diferentemente de outros materiais, como o aço. Detalhes como a parede de taipá, ou pau-a-pique, como é popularmente conhecida, e a luminária feita de palha, realçam o estilo rústico e combinam perfeitamente com o clima praiano.

Varanda

Casa de praia pede espaços abertos e integrados com os ambientes externos. Portanto, nada melhor do que ter uma ampla varanda na casa de praia, para utilizar como espaço social aberto. Além de agregar comodidade, a varanda serve como proteção para a casa e um bom controlador do microclima, permitindo a passagem dos ventos e da luz natural, mas bloqueando os raios solares.

Banheiro rústico

No banheiro, o destaque fica por conta da bancada de madeira e da cuba de apoio de bronze, de estilo rústico, que agregam funcionalidade e charme ao ambiente.

Detalhes: esquadrias de madeira

A maresia é uma das principais preocupações quando o assunto é casa de praia. Naturalmente, existem diversos materiais que apresentam um bom desempenho contra a maresia, como o alumínio, o PVC e o vidro temperado, por exemplo. Mas uma casa de praia com esquadrias de alumínio ou PVC não tem o mesmo charme e rusticidade que uma casa com esquadrias de madeira, que combinam perfeitamente com a paisagem litorânea e agregam, além da praticidade, um charme rústico irresistível.

Onde você gostaria de construir sua casa de praia?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista