Como se livrar do que realmente não precisa em casa?

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Às vezes, se livrar do que realmente não precisa em casa, não é uma tarefa fácil, pois exige disposição e muita força de vontade, claro, além de determinação. O importante é você tomar consciência daquilo que não é mais necessário e que apenas ocupa espaço. Afinal, durante nossa vida vamos nos acostumando a criar ligações fortes com bens materiais e com as pessoas. Eles fazem parte do universo, além de ajudar a constituir nossa identidade. No entanto, por vezes também causa dor e sofrimento, ao impedir você de seguir com seus objetivos, pois você acaba ficando preso ou com o sentimento de apego. Dizem por aí, que um dos truques para ser feliz é praticar o desapego, mas não leve o significado da palavra ao pé da letra, pois o desapego funciona para você se soltar e viver de uma forma livre – sentir a liberdade e a felicidade de estar no controle de si mesmo e da sua própria vida. Além disso, ter uma casa suave e com energia positiva.

Provavelmente você já leu muito na Internet: ’Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos’ – famosa citação de Fernando Teixeira de Andrade. Mas, não importa ou seja qual for seu sentimento – refletir sobre a frase pode ser libertador para você dar o primeiro passo e fazer uma faxina geral na sua casa e na sua alma. Por mais fácil que pareça na teoria é preciso colocar em prática, às vezes, não é tão simples, mas vale tentar. 

Algumas vezes, ou muitas vezes o ser humano gera energia negativa devido ao apego que tem pelas coisas. E sofre porque não pode ter algo que idealizou, e na ânsia de ter aquilo gasta mais do que deveria. Você nunca pode esquecer que o que possuímos são apenas objetos, roupas, bens de consumo, mas sempre estamos nos questionando: até que ponto tal coisa me traz felicidade? Afinal, pode fazê-lo feliz durante algum tempo, e você vai procurar algo para substituir. Na realidade, torna-se você em um escravo, ou seja, sempre querendo mais e mais. Mas, para tudo tem o poder da transformação e mudança – abra espaço para o novo na sua casa e livre-se daquilo que ocupa demasiado espaço em sua vida. Confira as nossas dicas para você desapegar daquilo que você não precisa mais em sua casa ou em sua vida. 

Passo 1: limpe sua mente

A mente, às vezes, é o nosso pior inimigo, afinal é preciso policiar e manter o controle da forma que reagimos aos acontecimentos externos no nosso dia a dia. Assim, de forma resumida, que tal praticar o desapego? Afinal é importante recorrer a poderosos exercícios mentais. A mudança acontece gradativa, ou seja, nada é fixo, e você deve estar preparado para isso, nada de sofrer muito. Procure cultivar pensamentos positivos que ajudam a enfrentar a rotina com otimismo e boa energia.

Passo 2: diga adeus ao passado!

Spa Botanique - Campos do Jordão, SP | Brasil | 2012: Spas minimalistas por Coletivo de Arquitetos
Coletivo de Arquitetos

Spa Botanique – Campos do Jordão, SP | Brasil | 2012

Coletivo de Arquitetos

O passado é importante, pois forma sua personalidade, mas não viva dele. Nesse sentindo, pratique o desapego e ocupe sua mente com atividades positivas e que não requeiram estar em contato com algo material. Praticar meditação é uma boa opção, pois irá ajudá-lo a refletir sobre seus atos e a encontrar soluções. Procure também reservar algumas horas do seu dia para se afastar dos bens materiais, descontraindo na praia na companhia de alguém importante para si, um dia no spa ou dedique o seu tempo a outras pessoas, através do voluntariado. Diga adeus ao passado e vá ser feliz! Cada dia temos uma oportunidade de fazer tudo diferente. 

Passo 3: doe o que não serve mais

Que tal fazer uma boa ação e doar aquilo que apenas ocupa espaço? Livrar-se de tudo aquilo que não gosta mais ou está sem uso. Menos correria e complicação no dia-a-dia e mais tempo para gastar no que realmente importa. Desapegar está moda, não necessariamente, mas é a pauta da vez – não é à toa que a guru japonesa Marie Kondo fez tanto sucesso com seu livro “A mágica da arrumação” em 2015. Vale a pena se questionar quantas compras impulsivas e desnecessárias são feitas ao longo do ano e quanto dinheiro é desperdiçado em coisas que se acumulam e atrapalham o fluxo da energia em sua casa. O declutter é necessário para manter a organização, em prol de uma vida mais simples! 

Passo 4: novo design para seu quarto

Em vez de gastar com roupas, avalie o que realmente precisa e se realmente usa. Se está guardada há seis meses, é sinal de que você não precisa da roupa. Pergunte-se: Por que não uso? O que estou tentando substituir com essa roupa ou objeto? Separe, doe, venda ou troque – há sites que fazem isso hoje. Conserte agora. Ou se não consertar nas próximas duas semanas, jogue fora. Durante o processo, pode aparecer um bloqueio sobre o desapego, e isso é normal. Mantenha o foco e aproveite esse novo hábito que, com a prática, fica cada vez mais fácil de executar. Ou se você está cansado e precisa renovar algo – mude o design do seu quarto, assim você terá um novo ambiente para relaxar e ter um sono tranquilo. Projeto criado pelo escritório Joana & Manoela Arquitetura, localizado em Porto Alegre – Rio Grande do Sul. 

Passo 5: nova cor para sua parede

Salas de estar modernas por Pablo Cousinou
Pablo Cousinou

wwwpablocousinou.com

Pablo Cousinou

Você já se livrou de tudo que ocupava espaço em sua casa, agora que tal repaginar o visual do seu espaço? Você pode mudar a cor da parede, assim terá um ambiente totalmente novo e cheio de energia positiva. É possível aprender a ser e a fazer de outra forma, por exemplo, a mudança pode melhorar algo que já está bom. E na prática de uma nova atividade, por exemplo, você conhece novas pessoas, conquista mais energia e disposição no dia a dia. Faça diferente também num final de semana: chame os amigos para a sessão de vídeo na sua casa ou para jogar baralho. Afinal, você investiu todo o seu tempo para a melhoria do seu lar e vale a pena confraternizar com os amigos ou pessoas queridas. 

Passo 6: ordem bem-vinda!

Toda ordem é para lá de bem vinda! É tempo de abrir espaço para o novo e para o desapego. Tem quinquilharias em casa? Pois esta é a sua chance. Doe, venda ou jogue fora coisas que estão acumuladas na sua vida e que não têm mais utilidade. Aproveite também para se livrar de situações, sentimentos e de hábitos que não fazem bem ou que estejam impedindo você de seguir em frente. Se isso simplesmente fica ali, ocupando espaço e não acrescenta nada de positivo a sua vida, jogue fora. Se você não está caminhando para frente, está andando para trás. Jogar fora o que é negativo ajuda a redescobrir o que é positivo. Viva de forma harmoniosa e feliz. 

Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!