Cozinhas  por homify

10 Bancadas de madeira para qualquer estilo de cozinha

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

A madeira é um material nobre e versátil que se adapta em qualquer estilo de decoração. Muito comum em países europeus e norte americanos, as bancadas de madeira para cozinha, vêm aparecendo cada vez mais em lares brasileiros. Este elemento natural dá um toque acolhedor e convidativo se encaixa em um ambiente com uma pegada mais rústica, campestre se for utilizado em madeiras mais rústicas e grossas. Entretanto, se a bancada de madeira for mais fina e tiver um acabamento mais liso, pode criar um visual extraordinário, em harmonia com a linha moderna e contemporânea, lembrando o design escandinavo.

O mais importante para este tipo de material – tanto quando é utilizado como base da pia e fogão ou como bancada de apoio - é garantir que a madeira tenha a proteção adequada, ou seja, ela não pode ficar vulnerável à umidade e produtos químicos. Por isso, hoje selecionamos 10 bancadas de madeira para você renovar por completo a sua cozinha e, no fim do post, dicar de como escolher a madeira ideal e tratamento de impermeabilização adequado. Vamos conferir!

1. Combinação acolhedora

Este projeto da cozinha tem um fogão elétrico incorporado na bancada de cozinha madeira. A parede é revestida com azulejos com diferentes modelos, texturas e cores que combinam em perfeita harmonia.

2. O calor da madeira

Cozinhas  por homify
homify

LITTLE MS DYNAMITE AND THE URBAN GEM

homify

Este projeto do escritório Lei Lester Design - combina uma bancada de madeira clara com armários embutidos azuis e cinzas, além do fogão embutido e pia de louça de encaixe. O mobiliário é azul naval e cria um contraste interessante com tom das prateleiras.

3. Cozinha com pegada industrial

Esta  cozinha foi desenhada com o conceito de uma estender e integrar a área de preparo e refeições, através da continuação com o balcao em L de madeira. A bancada de madeira e a iluminação dão um toque acolhedor. 

A bancada extensa forma uma área de trabalho, mas também um lugar perfeito para as refeições.

4. Diversas bancadas

Esta cozinha continua com a ideia da imagem anterior, porque tem uma bancada com fogão, em seguida, a pia e mais uma área de trabalho. A cozinha madeira clara criou um espaço super aconchegante e que abriga muitas pessoas, transformando os diferentes níveis em uma bela mesa de refeições rápidas.

5. Cozinha no estilo campestre

Este projeto combina uma encantadora bancada em formato L, além da linda parede de tijolinho à vista revestido de cinza e prateleiras metálicas. Uma mesa de madeira segue a mesma tonalidade da base da pia, criando uma cozinha com um toque campestre e cheia de graça.

6. Moderna e visualmente limpa

Cozinhas  por Lukas Palik Fotografie
Lukas Palik Fotografie

Offene Küche mit Arbeitsplatte aus Parkett

Lukas Palik Fotografie

Esta cozinha moderna tem uma belíssima bancada de madeira na cor clara. A decoração é harmoniosa para combinar com o design do mobiliário no tom branco, além das paredes e teto. Além da bancada principal, a cozinha possui uma bancada de parede que cria mais uma área de preparo e apoio.

7. No estilo rústico

Bar Gourmet: Cozinhas  por Estúdio 102
Estúdio 102

Bar Gourmet

Estúdio 102

Uma cozinha deliciosa que combina o mobiliário rústico de madeira com a atmosfera do campo. A base do armário recebeu uma bonita bancada de granito escuro sob uma parede de pastilhas multicoloridas. 

As caixas de feira intercaladas com prateleiras dão a impressão de haver um armario de cozinha em pinus, mas são elementos soltos muito baratos que podem ser feitos com facilidade para deixar um utensílios a mostra em uma área de festas.

8. Clássica e moderna

A cozinha da imagem é retangular e tem dois setores bem definidos. Um deles inclui bancada na parede que atravessa o espaço de ponta a ponta. A bancada é feita com tábuas de madeira em cores diferentes. Aqui também podemos ver uma pia de madeira para cozinha, um fogão elétrico, uma coifa, e uma grande área de trabalho. A parede do balcão foi revestida com cerâmica tipo metrozinho na cor branca e do outro lado com tijolinho a vista.

9. Em formato L

Proposta moderna que inclui uma bancada em L, além de uma pia de porcelana branca em relevo, uma grande área de trabalho, um fogão elétrico incorporado de uma coifa branca esmaltada no centro.

10. Madeira + mobiliário escuro

Cozinhas  por DONJON
DONJON

интерьер кухни

DONJON

Desta vez, o profissional apostou na combinação do preto com a madeira. O mobiliário no tom escuro foi escolhido para combinar perfeitamente com a parede e a bancada da pia de madeira.

Escolha e tratamento de bancada em madeira natural

O ideal é que a madeira escolhida seja maciça e não industrializada (fórmica, MDF ou MDP), principalmente se for para bancada de cozinha com pia e fogão, e não apenas de apoio. As madeiras de maior dureza e menos porosidade são as mais indicadas para fazer o balcão de cozinha de madeira.

Você pode contratar o serviço de impermeabilização ou pode fazer você mesmo o seu projeto de bancada de madeira. De qualquer maneira, é importante você saber qual o tipo de impermeabilização foi utilizado para que a manutenção seja feita com o método adequado. Existem duas formas principais de impermeabilizar madeira para bancada e vamos explicar como cada uma é feita abaixo:

Impermeabilização com óleo

Os óleos mais comuns para impermeabilizar madeira são os óleos de linhaça, de noz e o de tungue (mais difícil de achar no mercado). Como estamos falando de bancada de cozinha, é extremamente importante que o óleo não possua agente dessecantes, porque esses óleos não podem estar em contato com a comida. 

É possível fazer um tratamento ainda melhor se misturar o óleo escolhido com uma medida igual de aguarrás e meia medida de vinagre de maçã. Vamos ao passo à passo da impermeabilização: 

  1. Lixar toda a superfície com lixa grão 220; 
  2. Tire toda a serragem e limpe a madeira com um pano seco; 
  3. Despeje a mistura de óleo, aguarrás e vinagre de maçã em um pano (nunca direto na madeira) e espalhe uniformemente na bancada no sentido das fibra da madeira. Importante: Utilize luvas de borracha grossas para fazer esse procedimento; 
  4. Depois de 30 minutos, passe um pano seco para remover o excesso de óleo que não sugado pela madeira; 
  5. Depois de 24 horas, esfregue uma palha de aço número 0000 (menos abrasiva do mercado);
  6. Repita os passos 3, 4 e 5 mais duas vezes.

A impermeabilização com óleo natural é mais demorada, mas garante a madeira o realce das cores naturais e um toque acetinado.

Impermeabilização com verniz ou seladora

A maior diferença entre os acabamento desses dois materiais é que o à seladora sempre terá brilho e o verniz pode ser com brilho, acetinado ou fosco. Como estamos falando de cozinha com bancada de madeira, é importante que o produto escolhido torne à superfície o mais impermeável possível, por isso muitos profissionais indicam o verniz marítimo para esse fim. 

As etapas de aplicação variam muito de fabricante para fabricante, por isso leia o rótulo do produto com muita atenção. Abaixo, segue uma sugestão de aplicação: 

  1. Lixe com lixa de papel de baixa granulação nas imperfeições e de alta granulação para deixar uniforme; 
  2. Limpe bem com um pano seco;
  3. Passe uma camada fina do verniz ou seladora. Essa etapa pode ser feita com pincel ou rolo.
  4. Aguarde 24 horas e lixe novamente com a lixa de alta granulação, limpe com pano seco e aplique a segunda camada de verniz ou seladora. Essa demão demora mais para secar porque à madeira “sugará” menos o produto.
  5. Espere secar e repita todo o procedimento mais uma vez, totalizando três demãos.
  6. Deixe à madeira descansar pelo menos três dias antes de utilizá-la.

Além dos tratamentos acima, ainda é possível utilizar madeira autoclavada, impermeabilizar com resinas ou borracha líquida ou até mesmo colocar um vidro sobre a madeira, como no projeto acima. As opções são muitas, mas uma coisa é inegável: a bancada para cozinha de madeira vai tornar esse ambiente da sua casa muito mais aconchegante e incrível! Se você está pensando em investir no material, não deixe de conferir essas 8 ideias para cozinha com bancada de madeira.

Qual modelo de cozinha com bancada de madeira você gostou?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!