Reinvente as suas escadas!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Escadas não são meras passagens de um andar ao outro. Elas são também objetos decorativos que transformam o estilo da sua sala e da sua casa. 

Elas podem assumir as mais variadas formas, empregar os mais diversos materiais, imprimir os mais diferentes estilos ao ambiente e até mesmo serem o centro das atenções em um espaço amplo e luxuoso. 

Obviamente, existem escadas mais modestas, mas não menos charmosas, que dão um toque especial à sala ou corredor. Não importa qual o tipo de escada que você tem em casa, sempre é possível incrementá-la ou até mudá-la para um modelo diferente e único.

Saiba que as escadas também podem servir de painel de arte ou fotografia ou, ainda, abrigar uma área para guardar no seu vão aquelas coisas que não encontraram ainda o seu lugar.

Descubra alguns exemplos de escadas que podem inspirar você para a próxima reforma. Com certeza, você vai fazer bonito e ganhar um espaço ainda mais especial!

Tenha um corrimão especial

Corredores e halls de entrada  por Art-i-Chok
Art-i-Chok

WHITE TREE library

Art-i-Chok

Você nem precisa trocar a escada para dar um toque especial nessa peça de arquitetura de interiores. O corrimão pode ganhar destaque, leveza, delicadeza e originalidade com vidro trabalhado com figuras, neste caso árvores no inverno no modelo que ganhou o nome de White Tree. Combinada com a madeira clara do corrimão e dos degraus, a estrutura é de uma suavidade ímpar, perfeita para casas claras, com predominância do branco e da madeira. As cúpulas brancas com interior dourado complementam a iluminação da passagem para o andar de cima. O ambiente é de sonho.

Inove com um painel de azulejos

Corredores e halls de entrada  por HPONCE ARQUITECTOS
HPONCE ARQUITECTOS

Escalera – B+H45

HPONCE ARQUITECTOS

A lateral desta escada ganha grande charme com o painel de azulejos coloridos. As cores delicadas, os padrões ingênuos, a vibração da parede se aliam aos degraus de madeira presos em um trilho central que leva ao andar superior. Nítida inspiração mexicana, dá um toque de latinidade que encanta os mais descontraídos e de gosto artístico mais exuberante. Mas existe outra alternativa para essa parede: uma fotocolagem que pode ser de fotos familiares ou, então, fotografias de arte. Nesse caso, as cores básicas seriam o preto e o branco e a estrutura com os degraus poderiam reproduzi-las de maneira elegante.

Aposte no design arrojado

Nesta sala de estar, o destaque da decoração é a bela escada em madeira com design arrojado e inovador. Totalmente moderna, a escada faz um jogo revelação e ocultamento das pessoas que a sobem e descem. O conjunto de jantar em madeira complementa a estrutura, ao mesmo tempo em que ganha requinte. O piso branco realça os detalhes da escada. Um belo exemplo de como a madeira pode ser utilizada de forma sofisticada, reinando no ambiente.

Invista em uma escada em caracol

Uma bela escada em caracol produz um efeito surpreendente, em que se destaca o movimento e a sinuosidade. Perfeita para ambientes minimalistas. ela pode ter a leveza e beleza desta escada branca com degraus em madeira clara, que tem ainda um corrimão em metal que lembra o desenho do DNA. O piso claro se harmoniza com a escada, harmonizando todo o ambiente. O especial das escadas em caracol é que elas existem em vários estilos e materiais. Assim, você pode optar por uma escada em ferro forjado, que cai muito bem em um ambiente mais rústico ou, ainda, clássico. Pesquise e terá boas ideias.

Ouse com degraus únicos

Em uma proposta moderna e despojada, os degraus dessa escada são únicos, afixados à parede branca. A textura cinzenta que lembra pedra ajuda a dar um toque informal e rústico ao espaço. No entanto, a decoração em cores vibrantes, como o amarelo, junto com o tapete listrado colorido, alegra delicadamente o ambiente, tornando-o caloroso e cheio de luz. A base branca das paredes e de alguns móveis equilibram a decoração, enquanto os móveis em madeira trazem aconchego. Mas o destaque é mesmo é a escada aparentemente íngreme e flutuante. O projeto é da Eliane Mesquita Arquitetura.

Combine materiais diferentes

Restaurante Allez, Allez! Vila Madalena - SP: Corredores e halls de entrada  por Antonio Armando Arquitetura & Design
Antonio Armando Arquitetura & Design

Restaurante Allez, Allez! Vila Madalena – SP

Antonio Armando Arquitetura & Design

Às vezes, a escada pode ganhar grande efeito da mistura de materiais, tais como madeira e ferro forjado, como na imagem acima. A parte de ferro trabalhada confere delicadeza ao corrimão da escada, combinando com a decoração mais clássica e suave da parte inferior, ou seja, a sala. A parte superior em madeira sólida dá robustez à escada, que contrasta com a parte inferior dela. Tente várias combinações de materiais até encontrar aquela que melhor traduza sua personalidade e confira originalidade ao ambiente.

Experimente materiais industriais

Um estilo moderno, despojado e cool é o industrial, que se caracteriza por muitas peças em metal, canos, rebites, entre outros elementos. A escada que dá para esse mezanino mantém o espírito industrial na estrutura metálica da escada em caracol e ganha força com a escolha do branco como pintura básica não apenas da escada, mas de toda a sala, repleta de objetos contemporâneos. Para ancorar toda essa clareza, o piso de madeira escura faz a sua parte muito bem. Se esse estilo é inspirador para você, pesquise galpões industriais e todos os lugares que mexem com peças e equipamentos pesados.

Crie área de estocagem debaixo da escada

Corredores e halls de entrada  por Chase Furniture
Chase Furniture

Innovative storage solutions.

Chase Furniture

Uma maneira excelente de aproveitar o vão da escada é fazer desse lugar uma área de estocagem. Entre as possibilidades, estão miniclosets e sapateiras, bibliotecas, área para guardar ferramentas ou, ainda, álbuns de fotografias, cartas e diários. É um espaço bem aproveitado e resolve o eterno problema de onde guardar coisas que não devem ficar à vista. Mas o vão da escada também pode ser um espaço para dispor quadros ou fotografias em composições especiais, acompanhadas por um pequeno aparador. Para os mais religiosos ou espiritualistas, pode se tornar um excelente altar ou oratório. Ou simplesmente um pequeno jardim em vasos robustos, com arbustos baixos e flores resistentes como lírios da paz e antúrios.

Lance mão de cores fortes e evidentes

Já percebeu que escadas costumam ser neutras? Talvez uma boa ideia seja lançar mão de cores fortes e vibrantes tanto na estrutura quanto nos degraus, assim, como a moderníssima escada laranja com detalhes em branco da imagem acima. O ambiente fica elétrico, inspirador, cheio de energia, sendo capaz de motivar a todos na casa a se dedicarem a várias atividades. Para outras dicas sobre escadas, leia este artigo.

Qual escada é a sua favorita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!