5 ideias para construir a sua casa ideal

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Fachadas , SANT1AGO arquitectura y diseño SANT1AGO arquitectura y diseño Casas minimalistas Metal
Loading admin actions …

Ter casa própria é mais vantajoso do que viver num apartamento arrendado, sobretudo no que diz respeito à liberdade de decoração e de construção. Num apartamento que não nos pertença – ou mesmo se nos pertencer – há sempre alguns constrangimentos. Não podemos fazer as obras que queremos quando queremos e, se o espaço já tiver móveis, é possível que o senhorio não os queira retirar, o que significa que temos que conviver com eles, mesmo que não os adoremos. Por outro lado, se construirmos casa, podemos fazer tudo ao nosso gosto desde raiz, o que nos dá um sem fim de opções. Hoje, vamos deixar-lhe algumas sugestões para construir a sua casa de sonho! 

1. Fachada branca com volumes revestidos em pedra

Começamos por uma moradia unifamiliar que se caracteriza por uma estrutura linear e simples na qual a cor branca é a protagonista. A pedra reveste alguns dos volumes, o que cria um contraste interessante em relação ao branco das demais superfícies. Para além disso, trata-se de um material robusto que oferece resistência à estrutura da casa, assim como um bom isolamento.

2. Um design minimalista e linear

As fachadas das casas evoluíram muito nas últimas décadas e, hoje em dia, são cada vez mais as casas de linhas modernas, em detrimento das tradicionais com telhados de duas águas e pequenas janelas de portadas verdes. As que hoje estão mais na moda são as casas minimalistas com generosas superfícies envidraçadas que abrem o interior para o exterior.

3. Os telhados mudaram

Como dizíamos no ponto anterior, a ideia para o telhado também se alterou substancialmente. As casas modernas possuem coberturas planas para que haja um total aproveitamento do espaço e maior verticalidade nos interiores. 

4. A madeira faz com que as casas pareçam mais aconchegadas

Os materiais escolhidos desempenham um papel crucial no resultado final. Neste caso, vemos como a madeira proporciona uma sensação de aconchego a esta casa que, não obstante, já apresenta traços modernos como o telhado plano e as grandes portas e janelas a integrarem o interior e o exterior.

5. Nova textura e design

Para concluir, apresentamos-lhe esta ideia original que integra diferentes texturas na fachada com volumes de dimensões díspares. O volume que se destaca surge revestido com uma pedra avermelhada, ao contrário do adjacente que é branco e simples. Um caminho com gravilha dá acesso à casa.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Veja mais propostas dos arquitectos registados na homify.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista