Cozinhas pequenas: confira 9 projetos inteligentes e funcionais

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Apartamento Tropicália, Yuri Rebello - Arquitetura Consciente Yuri Rebello - Arquitetura Consciente Cozinhas tropicais
Loading admin actions …

Hoje vamos conferir 9 projetos de cozinhas pequenas, mas bem distribuídas e funcionais. Você verá a forma que cada elemento foi inserido, além da escolha adequada para um espaço reduzido. Nem sempre é possível criar uma em plano aberto, mas trouxemos alternativas para qualquer estilo e formato. Uma simples dica é tirar proveito das cores neutras nas paredes, caprichar na iluminação e no mobiliário à medida. 

O balcão é outro item que proporciona diversas funcionalidades dentro do mesmo espaço: área de trabalho para o preparo das refeições e também uma mesa de jantar. Afinal, ela é um dos cômodos mais importantes da sua casa. Não é novidade que os imóveis estão cada vez menores, e, infelizmente a cozinha é um dos espaços que mais sofre com a redução, por isso entra a importância de uma área planejada , além de aproveitar cada centímetro com sabedoria e inteligência. 

Veja 9 modelos de cozinhas pequenas decoradas que vão te inspirar.

1. Móveis planejados para equipar a pequena cozinha

Antes de começar a decoração desse ambiente, é imprescindível que você conte com ajuda de um profissional, assim você terá o espaço de forma otimizada, funcional e espetacular. A técnica é colocar a pia, o fogão na mesma parede e ter um pequeno corredor para livre circulação.

2. Aproveite cada cantinho e crie espaço criativo

Você mediu o espaço e planejou o lugar do mobiliário, agora considere a paleta de cores para revestir as paredes e também o teto. Como a nossa pauta é cozinha pequena, é primordial que você escolha por tons neutros e claros. Você pode deixar a cor escura para criar uma parede divertida, assim como vemos na imagem.

3. Em forma de L

Se você tiver um espaço para colocar uma mesa, mesmo que pequena, pois ela ajudará na preparação dos alimentos, além de delimitar o ambiente um do outro. O formato L permite que seja inserido um balcão ou uma mini mesa aberta ou fechada. 

4. Iluminação perfeita

Uma cozinha limitada se torna mais funcional com o uso de diferentes armários e de prateleiras. Independentemente do seu formato, o mobiliário até o teto e em um tom mais claro ou transparente dá a sensação de um ambiente espaçoso e com profundidade. 

A iluminação é outro fato importantíssimo em qualquer ambiente pequeno, principalmente para você realizar as tarefas ou cozinhas à noite.

5. Cores claras + prateleiras

Aqui temos um modelo perfeito de uma cozinha bem decorada e otimizada. Você pode investir em armários sem portas e prateleiras de madeira para um ambiente simples e bonito.

6. Um toque de cor

JA01 | Cobertura Kali Arquitetura Cozinhas modernas
Kali Arquitetura

JA01 | Cobertura

Kali Arquitetura

Mencionamos que um ambiente pequeno é importante optar pela paleta neutra, mas não queremos dizer que tudo deva se branco. Você pode inserir pequenos itens coloridos ou uma peça ou outra do mobiliário colorida, no entanto, sempre mesclando com as tonalidades mais claras. 

7. Cozinha em U

Este layout permite que a pia fique de um lado e o fogão do outro. O modelo é ideal para acrescentar um balcão para refeições. Para dar um pequeno toque de cor e um ar mais moderno foi inserido dois nichos na parede e mais uma mini adega na altura da geladeira.

8. Cobogó para dividir o espaço

Apartamento Frei Caneca COB Arquitetura Cozinhas modernas
COB Arquitetura

Apartamento Frei Caneca

COB Arquitetura

Você pode entrar em contato com algum profissional para fazer um orçamento do projeto e abrir a sua cozinha, assim como vemos na imagem. Para apartamentos pequenos, essa solução é a mais indicada, pois aumentará significativamente o seu espaço. Além disso, também pode inserir um painel de cobogó para dividir levemente a cozinha da sala de estar.

9. Cozinha tradicional

Em termos de disposição, esta é uma das mais populares; é a solução ideal para aproveitar os cantinhos que a cozinha possa ter, principalmente no que toca à instalação de prateleiras e armários, que provavelmente terão de ser feitos à medida para não desperdiçar nem um centímetro do ambiente. Trata-se de uma cozinha tradicional, especialmente por causa da porta, sem o uso de ilha ou bancada.

- Visite a nossa loja online e encontre tudo o que você deseja para renovar o seu lar. 

- Não deixe também de contratar os nossos profissionais para realizar o seu projeto. 

E aí?! Qual modelo de cozinha pequena você gostou? Deixe o seu comentário

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!