Poltronas perfeitas para sala de estar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
homify Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Ao lado do sofá, as poltronas complementam o espaço de convivência da sala de estar. Mas elas não precisam estar presentes apenas nesse espaço.

É comum o seu uso também no quarto de dormir e no escritório, em ambos os casos servindo para um período de leitura, por exemplo. Também está presente no quarto do bebê,  a fim de deixar a mãe mais confortável na hora da amamentação.

As poltronas geralmente têm o mesmo design do sofá, quando tanto as primeiras quanto o segundo fazem parte de um mesmo conjunto. Mas isso não é uma regra. 

Usar poltronas de padronagens diferentes entre si ou em relação ao sofá pode dar um toque diferente para o projeto da sala de estar. Combinar poltronas estampadas com sofás neutros é uma alternativa perfeita. 

Veja agora 10 tipos de poltrona muito especiais que podem vir a compor a decoração da sua casa, sem deixar de lado o conforto.

Arrojada

homify Salas de estar modernas Sofás e divãs

Nesta ampla sala de estar, as poltronas arrojadas levam a assinatura do designer Sergio Rodrigues. Elas têm forro aveludado cinza, braços retos e pés em metal, compondo harmoniosamente com o sofá duplo em couro escuro e a divisória em marcenaria escura, no qual está instalado um aquário. A mesinha de centro retangular em vidro, que exibe diversos objetos, complementa o conjunto e confere a ele uma certa leveza.  

Estilo contemporâneo

Neste projeto contemporâneo, as duas poltronas apresentam um design moderno e ergonômico. As estampas delas são diferentes entre si, privilegiando tons de amarelo e azul. Perceba que as poltronas têm pés em metal, o que lhes confere brilho e uma certa solidez. As peças se harmonizam perfeitamente com o restante do ambiente, onde há a predominância de tons acinzentados nas paredes e no piso e a presença de alguns objetos em cores fortes, como o aparador vermelho e o adorno em azul turquesa.

Sixties

As poltronas desta sala de estar segue a tendência de todo o ambiente, com estampa psicodélica, embora em tom monocromático. A estrutura em madeira das poltronas se harmoniza com o piso no mesmo material e o aparador, onde diversos objetos vintage são exibidos. Colocadas ao lado de um antigo toca-disco dos anos 1960, as poltronas têm linhas suaves e arredondadas, que contrastam com o aparelho, assim como com os quadros retangulares acima do aparador. Para completar, as esculturas de animais com pedestal preto nas laterais do aparador acabam por realçar as poltronas claras.

Circular

Com referência do design finlandês, a poltrona circular desta sala de estar alia modernidade e sofisticação, graças à estrutura em tom castanho e o estofado em branco. O objeto se insere delicadamente na composição da sala, onde as paredes de nogueira servem de pano de fundo para o painel amarelo e cinza e a mesa de centro em madeira escura se harmoniza com o piso em mármore. Flores em tons de branco e laranja sobre um aparador escuro completam o ambiente e dão vida à poltrona clara, cuja sinuosidade contrasta com as linhas retas do painel e da janela.

Com banqueta

Na sala de estar deste apartamento do Rio de Janeiro, o projeto de decoração é minimalista, privilegiando o branco e a claridade. Aqui as cores entram em pontos específicos, como esta poltrona azul royal, que complementa o sofá, o quadro, o abajur de piso e as paredes, todos brancos. A novidade fica por conta do design arrojado do estofado, em contraste com a estrutura quadrada em madeira clara, e da banqueta para os pés no mesmo modelo da poltrona. Perfeito para descansar de um longo dia de trabalho ou assistir à TV.

Confortável

No projeto da Poche Arquitetura para esta sala de estar conjugada com a de jantar, a poltrona do papai marca presença, com sua estrutura em madeira e estofado confortável em tom claro. Ela forma um conjunto agradável e prático com a mesinha e a banqueta em madeira dispostas ao lado, assim como com o abajur de piso colocado atrás de modo a permitir a leitura. Com linhas mais arredondadas, a poltrona compõe o ambiente da sala de estar com o sofá de linhas retas e em tom de bege. O toque de cor deste cantinho fica por conta do tapete redondo e listado em tons de vermelho, amarelo, ocre e marrom.  

Design moderno

O ambiente mais clássico desta sala de estar ganha originalidade com peças de designer, como a poltrona azul escuro com estrutura arredondada. Totalmente diferente do resto da decoração, a poltrona contrasta com o sofá clássico em tecido acetinado e com a mesa de centro retangular com tampo de vidro e estrutura em madeira escura. Outros detalhes, como a mesinha lateral redonda em estilo clássico e o adorno dourado sobre a mesa de centro, compõem harmoniosamente com a poltrona de estilo moderno. 

Estampada

Aqui a sala de estar se destaca pelos tons neutros no sofá de linhas retas, na mesa lateral branca, no abajur da mesma cor, no tapete fofinho e no piso de madeira clara. Cabe à poltrona azul claro, com estampa em ziguezague e detalhes em vermelho, quebrar a monotonia do ambiente. Além disso, a peça tem pés de palito, fazendo dela um objeto vintage, o que confere personalidade ao espaço. Uma almofada branca artesanal decora a poltrona, equilibrando o contraste. 

Clássica

As duas poltronas que temos nesta imagem podem ser literalmente chamadas de poltronas da vovó, já que são peças que, junto com a mesinha em madeira que as separa, foram herdadas da família. As poltronas foram reformadas e receberam um forro acetinado em azul. Na sala clara, de piso de madeira, as peças clássicas compõem harmoniosamente com o sofá azul de design mais moderno, conferindo volume e elegância ao ambiente. 

Xadrez

homify Salas de estar modernas Sofás e divãs

Com forro xadrez em preto e branco, as duas poltronas redondas com pés de metal dão um toque contemporâneo no ambiente em que se destacam uma mesa lateral e outra de centro, ambas em madeira escura e com pés pretos. A composição do espaço inclui um tapete claro e um sofá em tom neutro, que ajudam a realçar a padronagem das duas poltronas sem braços. O resultado é um ambiente discreto e sofisticado, onde as flores brancas chamam a atenção e incorporam um pouco da natureza à casa. 

Como as poltronas da sua casa transformam o ambiente?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista