Deixe sua casa com uma nova aparência com tapetes e cortinas!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

A sala sem um dúvida é um ambiente mais frequentado da casa, por isso, precisa de um cuidado especial no momento da decoração. Mas, claro, o espaço mais confortável é aquele em que você se sente confortável, que combina com sua personalidade.

 A tarefa de organizá-la com o seu estilo, pode ser muito fácil, quando você sabe o significado que cada cor representa e o quanto elas influenciam na decoração do seu ar. Afinal, como combinar tapetes e cortinas de forma que fiquem harmoniosos e com a sua cara? Aí, depende do seu orçamento e da sua sensibilidade para escolher as cores e dar um ar para sua casa. Mas dar aquele toque especial a sua sala que tal escolher um  tapete?

O objeto deve estar em harmonia com estilo e cores do ambiente, mas o seu gosto pessoal e a praticidade também devem ser considerados. É preciso ficar atenta ao estilo do piso, por exemplo, revestimentos mais neutros aceitam melhor os modelos estampados, enquanto que os pisos trabalhados pedem tapetes lisos, mas, claro, fica também ao seu gosto, como foi mencionado!

Tapetes de um mesmo cômodo não precisam ser iguais, mas busque pelo menos uma unidade entre cores, texturas e estampas. Ambientes mais clássicos e sofisticados pedem tapetes mais requintados. Já nos espaços contemporâneos, ou  clássicos é possível usar os artesanais, os indianos ou até os de sisal. Os tapetes podem ser usados também para delimitar ambientes ou destacar móveis. Para separar a sala de estar da de jantar, por exemplo, o tamanho deve ser suficiente para acolher todos os móveis. Seu espaço ficará incrível. Confira!

Por que é tão importante escolher o têxtil certo?

É muito importante escolher o têxtil certo, porque a cortina pode proporcionar um aspecto mais aconchegante ao ambiente. Podemos dizer, que é importantíssimo saber como combinar a cortina com o tapete e os demais objetos que compõem a sua decoração. Existem vários tipos de tecidos que podem ser usados para cortina – os tecidos mais utilizados são o voil, algodão, renda, linho, fibra natural e seda, entre outros. Para escolhê-los é fundamental observar a incidência de sol na sua casa, pois existem tecidos como a seda que é pouco resistente ao sol. Ou uma ideia é você brincar e fazer você mesmo a sua cortina, depois, claro, de escolher o têxtil perfeito para sua decoração.

Combinação da cortina com o tapete

A combinação das cores deixará tudo com o ar harmonizado, pois é a junção de três cores quentes ou três cores frias. Você deve eleger uma cor como dominante, sempre buscando o tom que seja mais neutro, para se destacar. Além disso, procure utilizar as demais cores para compor as peças e os detalhes da decoração. Projeto desenvolvido pelo escritório DUNDER KOCH ARQUITETURA, localizado em São Paulo - é um coletivo de arquitetos, designers, artistas, solucionadores de problemas, visionários e conhecedores de luxo.

Qual melhor lugar para colocar o tapete?

Não existe um melhor lugar para colocar o tapete, mas se você optar por sofás e cortinas lisos, o tapete pode ter algumas estampas, ou formas geométricas. Ao contrário, se o sofá for mais colorido, ou com estampas deve-se dar preferência para tapetes com cores mais neutras e lisas. 

É importante que o tamanho do tapete seja proporcional ao ambiente, no mínimo, o tapete deve ser do tamanho do sofá. Recomenda-se que sejam reservados alguns centímetros do tapete, para ser colocado debaixo do sofá, não devendo ser uma regra, mas apenas uma sugestão para proporcionar um visual mais agradável, além de evitar que ele cause acidentes, como escorregões.

Pequeno ou grande

Observe bem o seu ambiente antes de sair às compras, pois lugares que recebem menos luz natural, as cores quentes são bem vindas, para proporcionar uma sensação de um ambiente aquecido e aconchegante.

 Locais que recebem muita luz solar, podem ser usadas cores frias, pois são tons que provocam uma sensação de frescor e calmaria. E não importa se você deseja um tapete grande ou pequeno, apenas esteja atenta ao detalhe de medir seu ambiente.

Cortinas: fundo escuro ou claro?

Por fim, existe a opção de utilizar uma única cor para compor a decoração e usá-la em vários tons, ou seja, dos tons mais claros aos mais escuros, esse tipo de decoração é chamado de monocromática. 

Para tanto, ao criar uma decoração com o seu toque, você deve apostar em cores neutras, como tons pastéis, marfim, branco e afins. Essas tonalidades contribuem para dar equilíbrio às peças, por serem cores bem versáteis e combinarem com qualquer outra cor, seja ela quente ou fria.

As cores neutras e tecidos mais leves, podem proporcionar mais frescor e aconchego ao ambiente. Sendo assim, o sucesso da decoração deve-se inicialmente à escolha das cores. Aproveite para redecorar sua casa e brinque com as cores da cortina e estampas do tapete.

Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!