Ideias fabulosas para banheiros pequenos

Julia Maretto Julia Maretto
Google+
Loading admin actions …

Tamanho não é documento para quem tem boas ideias de decoração e aproveitamento de espaços. Principalmente nos banheiros! Esse cômodo precisa ser muito bem pensado e planejado, pois, infelizmente, costumam ter pouco espaço para tamanha necessidade. Os banheiros, em grande parte dos apartamentos e até das casas, geralmente não possuem muito espaço. Nesse momento entra a mestria da organização e distribuição dos móveis. O toque final fica por conta da decoração cuidadosa, claro.  

Mesmo com pouco espaço é possível maximizar e otimizar o ambiente de banheiros pequenos. Confira nossa seleção de banheiros pequenos com as melhores dicas e truques para ganhar espaço e estilo!

Iluminação

A iluminação em amarelo atrás do espelho dá um clima caloroso e aconchegante ao banheiro. Cria a sensação de ter uma janela ali, por onde entra o sol, o que na verdade não tem nesse lavabo. A iluminação pode gerar profundidade aos ambientes. E o banheiro é um lugar que precisa muito dessa abertura e sensação de prolongamento. Esse projeto maravilhoso é do escritório Claudia Albertini & Chris Silveira Arquitetos.

Transparências ultra modernas

Apartamento Vila Nova Conceição: Banheiros modernos por Marcella Loeb
Marcella Loeb

Apartamento Vila Nova Conceição

Marcella Loeb

Vidros, transparência, leveza. Tudo o que contribui para um ambiente leve que quase flutua ajuda a aumentar o espaço. Ou, pelo menos, a dar a sensação de que o ambiente é maior. Outra vantagem: você separa os ambientes, mas sem a necessidade de uma parede propriamente dita, que tomaria mais espaço. Ou sem a necessidade de um móvel ou qualquer outra coisa do gênero. Basta uma porta de vidro, como nesse banheiro ultra moderno. Tudo em paralelo, o pouco espaço reservado para o banheiro nessa suíte salta aos olhos e parece ser maior do que realmente é. 

Espelhos

Cobertura Leblon : Banheiros ecléticos por Escala Arquitetura
Escala Arquitetura

Cobertura Leblon

Escala Arquitetura

Os espelhos são famosos por aumentar os espaços. O uso dos espelhos nesse banheiro é o máximo. Os arquitetos ousaram e fizeram uma parede inteira de espelhos e, no final, tudo se confunde nesse banheiro, já que as outras paredes e a pia são feitas de concreto. Uma leveza impressionante!

Usando todos os cantinhos

Condominio Laffite: Banheiros ecléticos por POCHE ARQUITETURA
POCHE ARQUITETURA

Condominio Laffite

POCHE ARQUITETURA

Os banheiros, às vezes, possuem um layout diferente, com cantos difíceis de serem aproveitados. Nesse canto, como no banheiro da foto, você pode instalar a ducha. O banho fica mais aconchegante e já facilita na hora de instalar o box de vidro para fechar bem o banheiro e evitar que a água respingue para fora do box. 

Banheiro ousado

A criatividade não tem limites! E esse banheiro é a prova disso. Com uma parede de porta no fundo, esse canto complicado foi muito bem aproveitado para dar lugar para a cuba e a bancada da pia. Diferente e ousada, a ideia trouxe mais textura para a decoração desse banheiro que, sem isso, poderia ter ficado bem sem graça. 

Jogo de cores

A iluminação é muito importante para criar ambientes acolhedores. Outra qualidade impressionante da iluminação é criar ambientes, gerar espaços. Afinal, tudo o que vemos são raios de luz refletidos e absorvidos por nossos olhos. Por isso mesmo, dependendo do foco e da direção da luz, os ambientes e objetos podem parecer maiores ou menores. O espelho retroiluminado e a bancada em corian com gabinete da mesma cor: vermelho vivo – conseguem iluminar bem o pequeno espaço desse banheiro. Destaque aqui também para o quadro em toda a extensão da parede.

Ilusão de ótica

Banheiros ecléticos por homify

No caso desse banheiro, o truque do espelho foi usado de maneira diferente. Em vez de colocar os espelhos nas paredes, os espelhos revestem o gabinete da pia. Bem diferente, cria uma ilusão de espacialidade típica de truques de ilusão de ótica.

Organização

Mantenha tudo organizado dentro de armários e caixas. E se o espaço é pouco, use um elemento de decoração que se sobressai e já é o suficiente. Nesse banheiro, o objeto decorativo que mais chama a atenção é, como todos podem ver, o espelho. Pronto, quase do tamanho da parede e ornamentado, ele já se impõe. Quem acreditava que um espelho desses não poderia caber em um banheiro pequeno se engana e o ambiente ganha com isso. 

Moderno e direto ao ponto

O estilo minimalista também combina muito com a decoração de banheiros pequenos. Sem exageros, somente o necessário. Linhas retas e claras, iluminam e ganham amplitude. Como nesse banheiro da foto. O padrão de cores é neutro e certeiro: branco, preto e cinza. A textura das pastilhas na parede dá o charme que faltava. O resto compõe de forma moderna e direto ao ponto!

Qual ideia de banheiro pequeno é a sua favorita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!