Um toque de madeira nunca é demais

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Tocar em um móvel de madeira é sentir um pouco mais da energia daquela peça. E trazer a energia de elementos naturais para o lar, nunca é demais. A madeira é já há muito tempo a principal matéria prima para os móveis do lar. Desde o início da história humana é com ela que as cavernas e casas dos nossos antepassados ficavam um pouco mais confortáveis, tendo nos elementos de madeira o apoio necessário para os momentos de descanso e trabalho no lar. Com o passar do tempo e a evolução das habilidades, transformar as peças de madeiras em objetos cada vez mais detalhados e confeccionados com perfeição, vem sendo o trabalho de profissionais que se dedicam a esta produção. A especialização nas técnicas de marcenaria e carpintaria passaram por séculos de aprimoramento e foram trazidos pelos portugueses ao Brasil. Já nas primeiras ancoragens em praias brasileiras, os portugueses trouxeram consigo móveis de Lisboa conhecidos por sua excelente estrutura e beleza no acabamento. Estes móveis foram espalhados pelo país, fizeram parte da cultura decorativa e abriram espaços para outras possibilidades.

Após o período colonial, já a partir das primeiras décadas do século XX, a decoração com móveis ganhou novas sutilezas, com desenhos mais finos e estruturas mais leves. A troca na decoração foi realizada com o passar dos anos e os estilos decorativos com estas peças foram cada vez mais aprimorados. As pesadas peças portuguesas deram espaços para o toque de modernidade de novos itens que ganharam cada vez mais o gosto do brasileiro.

Hoje em dia, apesar de a qualidade ter caído com a introdução da madeira compensada no mercado, é praticamente certo que ao entrar no lar de uma pessoa, exista ao menos um móvel com decoração em madeira maciça. Esta escolha, feita não só pelos brasileiros, mas por pessoas de todo o mundo, trazem uma infinidade de possibilidades que fazem desta escolha continuar sendo a mais bela e confiável possível, mesmo com a produção de outros materiais que garantem segurança e durabilidade. O reinado da madeira está certamente assegurado por muito tempo ainda – claro, se o uso consciente da matéria prima for feito.

Seguindo esta ideia, trouxemos alguns exemplos de o porque você deve apostar na madeira para dar um pequeno ou grande toque na decoração do seu lar. Temos a certeza que você conhece todas as vantagens desta escolha e irá amar descobrir cada vez mais as novas tendências em decorações com este elemento. 

Venha conosco, escolha a sua decoração preferida e inspire-se!

Por todos os lados

Um ambiente decorado com madeira é sempre delicioso de estar presente. Este banheiro com paredes, piso e pia em madeira maciça é o mais rústico de todos os que você verá neste artigo. Sua estrutura faz do ambiente um local sempre bem aquecido e confortável. Para este tipo de decoração, recomenda-se a utilização de bons impermeabilizantes para evitar o estrago causado pela umidade. A pia estruturada com troncos praticamente crus, dá um toque belíssimo, aconchegante e natural à decoração. Ter a presença de flores no local é uma excelente dica para deixá-lo ainda mais perfeito. 

Perfeito na decoração

As vantagens do uso da madeira na decoração são infinitas. Quando ajustamos esta escolha com cores e formatos que se encaixam perfeitamente ao ambiente, o sucesso é garantido. Neste belo projeto, a cabeceira da cama voltada para a parte central do quarto recebeu uma estante alongada horizontalmente e feita de madeira maciça. Pintada com verniz escuro, que traz um quase tom sobre no tom quanto ao uso do vermelho nas cortinas e parede do fundo, o móvel em verniz deixado diretamente sobre o piso laminado traz uma combinação mais do que perfeita e elegante à decoração.

Substituindo o tradicional

Cozinhas modernas por Lecke Architekten
Lecke Architekten

Küche in modernem Design

Lecke Architekten

Ilhas e armários são tradicionalmente lembrados pelas cores claras em que geralmente são escolhidos para o cômodo. No entanto, a versatilidade da madeira e a decoração em branco permite ousar. Para esta linda cozinha, a escolha da ilha e armário foi feita por peças em madeira desenhadas em linhas modernas. A escolha em meio ao ambiente quase minimalista trouxe perfeição e quebra monocrômica do ambiente. Resultando em um espaço moderno e elegante.

Tendências

Sala de estar  por Villa Style
Villa Style

KEY TV ÜNİTESİ

Villa Style

Como dissemos no início do artigo, móveis em madeira maciça ganharam os lares por conta de sua durabilidade, resistência e elegância. Atualmente a tendência na escolha destes móveis são por opções modernas e trazem movimento. A escolha deste rack e painel em madeira maciça em tom escuro trouxe muita beleza à sala de estar. Finamente escolhido para contrastar com o tom escuro da TV, o móvel tem um acabamento primoroso e protagoniza a ambientação do cômodo. 

Incrementando o banheiro

Muitas pessoas sentem dúvidas quanto a escolha de peças em madeira para a decoração do banheiro. A indecisão sobre a umidade que pode estragar as peças, é o principal incômodo. No entanto, existem muitos produtos que oferecem ótimas resistências para estes móveis. Isto faz com que a escolha de peças em madeira maciça e elegante seja uma opção linda para pias, cubas, armários e demais peças do banheiro. Neste lindo projeto da arquiteta e decorada Graciela Piñero, de Barueri (SP), a escolha por móveis em madeira acompanha a decoração com o papel de parede com textura que traz cores semelhantes à madeira. A composição faz do ambiente um local fino, elegante e confortável. 

Estilo rústico

Cozinhas campestres por Bandon Interior Design
Bandon Interior Design

Country House in Tenterden

Bandon Interior Design

Se você é um entusiasta do estilo rústico de decoração, é, naturalmente, um apaixonado por elementos naturais, como a madeira. Em muitas vezes, mudar completamente o ambiente é difícil e traz altos custos. Neste caso, a opção por móveis com visual rústico e forte composição em madeira são excelentes escolhas. Muito comum, a mesa em madeira maciça é uma ótima alternativa para compor o ambiente com a elegância e força da natureza. Sua composição com praticamente ambiente é ótima e permite uma variação criativa e aquecida ao local onde está.

Palha + madeira

PROJ. ARQ. KARIN MORAES: Cozinhas modernas por BRAESCHER FOTOGRAFIA
BRAESCHER FOTOGRAFIA

PROJ. ARQ. KARIN MORAES

BRAESCHER FOTOGRAFIA

A soma da materiais de madeira e palha ou outros elementos com o tom de cor parecido, trazem um visual aconchegante e acolhedor ao local, como visto neste ótimo projeto do escritório Braescher Fotografia, de Porto Alegre (RS). 

Dividindo espaços

Divisórias de madeira crua são excelentes alternativas para a divisão de espaços longos. Neste projeto a escolha por uma parede de madeira com aberturas horizontais ao longo do muro, fazem do espaço algo informal e diretamente conectado com o ambiente externo do quintal. A composição pelo piso e teto de madeira maciça traz uma soma infalível e perfeita à sala que integra-se entre mesa de jantar.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!