Como planejar sua cozinha

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Acertar em uma primeira tentativa nem sempre é possível. Quando nos damos com a decoração de um ambiente, este é o principal dilema. Espaços, formatos, escolhas, tudo pode ter planejamentos diferentes de acordo com a sua busca. Por isso, a presença e o acompanhamento de profissionais de arquitetura e decoração são essenciais para que a beleza na transformação da casa em lar, seja a mais assertiva o possível. 

cozinha é um dos cômodos mais queridos da casa. Nela, nos aventuramos nas delícias que aprendemos nos livros de culinária e receitas repassadas pela internet. O toque refogado dos sabores e aromas nos deixam animados e nos enchem de alegria, que muitas vezes é compartilhada com a presença de familiares e amigos. Para que este local do lar seja sempre especial, nos dedicamos a acertar nas escolhas principalmente quanto aos espaços que as casas dispõem para as cozinhas. Cada vez mais é comum um certo aperto na disposição de eletrodomésticos e móveis no espaço. Ter criatividade e experiência para os melhores acertos é fundamental.

E se na busca de acertos completos, nem sempre é possível chegar a bons resultados nas primeiras tentativas, separamos um excelente guia para ajudar você quanto a algumas escolhas fundamentais na decoração de sua cozinha. Estar atento à alternativas que melhores a acomodação do espaço e fazer com que o conforto seja o melhor possível é o que buscaremos para você. Por meio de projetos de grandes profissionais ao redor do mundo, trouxemos dicas excelentes para você ter como referência na decoração dos melhores formatos na configuração de sua cozinha.

Dicas sobre espaços, armazenamentos, cores e móveis darão luz e direcionamento para você que deseja transformar ou incrementar o lugar onde os sabores do lar são sempre os melhores. 

Siga conosco para visitar alguns projetos incríveis, aproveite cada dica que lhe daremos e inspire-se para começar hoje mesmo as pequenas transformações para grandes soluções!

O formato

Uma atenção fundamental no momento de decorar sua cozinha, é atentar-se quanto ao formato planejado para a mesma. Mesmo com soluções que funcionam com multifunções em pequenos ambientes, ou móveis que trazem incrementos nos locais, é preciso estar atento para não ser redundante nas escolhas. Uma ótima dica neste momento, é contar com a presença de profissionais experientes que deem soluções em móveis projetados, especialmente em cozinhas de formatos com dimensões não exatas. Uma boa dica é desenhar a planta do espaço e imaginar a configuração desejada de acordo com o tamanho dos móveis e eletrodomésticos. No entanto, lembre-se de dar originalidade ao ambiente e deixá-lo com o seu jeito.

Espaços

Cozinhas modernas por DEULONDER arquitectura domestica
DEULONDER arquitectura domestica

Puertas acristaladas de acceso a la cocina

DEULONDER arquitectura domestica

A atenção quanto ao espaço de deslocamento dentro do cômodo é fundamental. Uma dica muito importante merece sempre ser relembrada: a distância mínima ideal entre um móvel e outro é de 90 cm. Esta distância permite que as pessoas possam andar mais confortavelmente pelo cômodo sem o risco de esbarrarem em móveis e eletrodomésticos. Neste ponto, lembre-se que o ideal é a iluminação alcançar todos os móveis. Luminárias e lâmpadas próximas a armários é uma ótima forma de começar a planejar o espaço.

Azulejos

Azulejos são os revestimentos mais procurados para compor a cozinha. Cores, tamanhos, formatos e texturas dão incrementos espetaculares para as cozinhas, assim como neste espaço projetado pelo talentoso arquiteto Lucas Lage, de Belo Horizonte (MG). A presença de muitas texturas nos azulejos deixou a cozinha simplesmente maravilhosa e moderna. 

O quanto armazenar?

Cozinha  por Laura Ashley Decoración
Laura Ashley Decoración

Alacena y carrito auxiliar Dorset

Laura Ashley Decoración

A escolha dos móveis de cozinha devem responder a uma pergunta fundamental: do que você precisa? Muitas vezes, a escolha do modelo de armário acaba sendo feita somente pelo aspecto visual do móvel, o que pode deixar o espaço desnecessariamente competitivo. Por isto, lembre-se sempre de direcionar a escolha no tamanho do seu armário para o quanto realmente você armazenará ao longo do mês. Dica: armários para mantimentos e utensílios podem ser escolhidos nos modelos multifuncionais, com muitas prateleiras e embutidos. 

Materiais

Cozinhas rústicas por URBANA 15
URBANA 15

La cultura del txoko tradicional.

URBANA 15

Escolher os materiais que compõem a maior parte da cozinha deverá ser de forma a direcionar para o efeito escolhido da decoração do espaço. Ambientes rústicos com pedras e madeiras podem trazer um local mais aquecido e com uma identidade mais aconchegante. Neste caso, a escolha por móveis rústicos ou vintage poderão ser uma soma excelente para a decoração do ambiente. Utensílios aparentes são os mais indicados para este tipo de decoração. Para um visual moderno, a escolha por elementos lisos na decoração, como pisos de cerâmica com cores atemporais, como o preto e o branco, pode ser a escolha certa na composição com móveis e luminárias modernas. 

Cores

As cores têm uma importância fundamental no ambiente. A cor poderá direcionar como as pessoas se sentirão enquanto preparam ou saboreiam as refeições. A cor vermelha, por exemplo, é conhecida pela escolha dos fast foods para estimular o apetite das pessoas. O azul é um tom calmante, enquanto que o laranja e o amarelo são conhecidamente cores criativas. Eleger uma destas cores poderá dar a direção ideal para a composição do seu lar. Ambientes com múltiplas cores podem ser excelentes para locais alegres, enquanto ambientes com cores mais sóbrias denotam sobriedade e calma. 

Ilha: sim ou não?

A escolha das ilhas depende muito do quão espaçosa é sua cozinha. A utilidade na forma de reorganização do espaço é uma das principais vantagens das ilhas. Muitas são amplamente utilizadas como balcões para o preparo de alimentos e trazem em sua estrutura a presença de cooktops e até mesmo pias. A utilização do espaço como mesa para refeição também é uma excelente alternativa. Uma atenção na escolha das ilhas deve ser feita quanto aos modelos com ou sem armários. Existem ainda peças que podem ser planejadas para receberem adegas ou fornos. As cores também são muitas e a presença de ilhas em cores diferentes do ambiente não é algo incomum, já que, se for uma escolha bem feita, poderá deixar sua cozinha ainda mais charmosa. 

Espaços pequenos

Cozinhas pequenas são grandes desafios. Fazer a criatividade trabalhar nestes casos é sempre uma excelente alternativa. Neste pequeno espaço projetado pelo escritório Cactus Arquitetura & Urbanismo, de São Paulo (SP), a escolha por uma geladeira colorida trouxe criatividade e mais vida ao ambiente. A cor vibrante ficou em boa combinação com o espaço em cores neutras. Opções de outros móveis em cores mais vivas poderão ser feitas em caso de ambientes com predominância de cores neutras no local.

E você, tem alguma dica para deixar a cozinha perfeita? Conta pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!