Apartamento Vila Nova Conceição : Cozinhas modernas por Asenne Arquitetura

Quais são as melhores cores para a cozinha?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

cozinha é um ambiente da casa cada vez mais valorizado nos projetos. Não importa se é uma cozinha pequena ou grande, ela já deixou de ser apenas o local de preparo das refeições. Atualmente é valorizado como o espaço onde passam-se agradáveis momentos cozinhando, conversando e petiscando.

Essa mudança do conceito da cozinha vem ocorrendo com mais intensidade à medida em que as pessoas estão se dando conta da necessidade de alimentarem-se melhor, com comida caseira. Logo, o tempo de permanência nesse ambiente aumenta.

Também, pelos novos hábitos de receber convidados para encontros gastronômicos, onde tudo ocorre no mesmo ambiente. Por fim, mais um motivo é o fato de valorizar o momento de estar em casa, cuidando de si mesmo e da família, da forma mais reconfortante de todas: através de deliciosas refeições.

Considerando tudo isso, um fator que é muito relevante nos projetos atuais é a escolha das cores para cozinha. Assim como o mobiliário precisa satisfazer as necessidades funcionais, a cor de cozinha vai satisfazer as necessidades do conforto visual, complementando a decoração e conferindo um sentido estético mais completo.

Então, há muito o que planejar sobre cores para parede de cozinha, cores de armário de cozinha, cores de tinta para cozinha pequena e grande. Você sabe o que considerar na hora dessas escolhas? Veja algumas dicas e depois confira belíssimos modelos aplicados nos projetos dos designers de cozinhas da homify.

​Como escolher as cores de cozinha ideais?

Basicamente, qualquer cor pode ser utilizada na cozinha. O que vai fazer diferença é a variedade e a intensidade, considerando o estilo e o tamanho do ambiente.

Por exemplo, se você tem uma cozinha pequena, não é recomendado utilizar excesso de cores fortes e vibrantes. Isso resultaria em um cansaço visual e a sensação de desorganização. Então, pode sim usar cores e elementos mais ousados, entretanto, na proporção equilibrada.

Se gosta muito de vermelho vivo, escolha uma das paredes e alguns elementos pontuais para receberem essa cor, enquanto as outras paredes e móveis grande ficam com cores neutras.

Já se sonha com um mobiliário preto ou colorido, as paredes e o piso vão ficar melhores em cores neutras,bem como os eletros e outros detalhes decorativos. Também deve haver boa iluminação no teto e vindo das janelas para clarear o ambiente. O segredo está no equilíbrio.

No caso de cozinhas grandes, há mais liberdade para uso de cores de armário de cozinha, de parede, de cadeiras e maior quantidade objetos decorativos. Mesmo assim, eles precisam estar em harmonia para que se obtenha um ambiente visualmente confortável. Tenha a certeza de que isso faz toda diferença no dia a dia, quando você nem percebe a quantidade de horas que passa nesse cômodo da casa.

Para ter esse equilíbrio, além de utilizar cores neutras para contrapor as cores vivas, as dicas dos profissionais são de utilizar os principais métodos de combinação de cores. São eles, as combinações de cores análogas e as complementares.

Ou seja, você deve consultar um círculo cromático, que contém uma sequência com as cores primárias, secundárias e terciárias. Então, fica mais fácil saber combinar as cores complementares, que são aquelas que estão posicionadas em sentido oposto no círculo, ou as cores análogas, que estão uma ao lado da outra no círculo.

Essa é a dica básica. Então, quando conseguir fazer essas primeiras combinações, poderá partir para outras mais ousadas. Mas agora, a melhor ideia é ver exemplos aplicados dessas variações de combinações para que você entenda melhor e inspire-se.

1. Cozinhas pintadas de laranja

Cozinhas incríveis: Cozinha  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

Cozinhas incríveis

Casa de Valentina

O primeiro modelo já é para você observar como fica uma cozinha com cor vibrante. O laranja é uma cor secundária que aquece o ambiente, estimula a alegria e até a fome, de acordo com a psicologia das cores. Então, combina com a cozinha.

Porém, veja os detalhes. Embora duas paredes grandes sejam nessa cor, os demais elementos maiores, como o balcão da pia, o armarinho, o teto e a geladeira, são mais claros. Esse é um modo de conseguir o equilíbrio, além também de garantir uma cozinha bem iluminada, seja com luz artificial ou natural, que nesse caso há os dois.

​2. Cozinha rosa

Cozinha Rosa Moderna: Cozinhas modernas por Juliana Saraiva Arquitetura & Interiores

Esse é um modelo mais inusitado. Nesse caso, o sonho da cliente era ter uma cozinha com esse tom de rosa, então certamente ela já sabia que não iria enjoar da cor, mesmo sendo vibrante. Ainda assim, a profissional responsável teve muito cuidado com o equilíbrio.

A melhor solução foi harmonizar o rosa com cinza e preto, além dos detalhes em branco. Note que se fosse apenas rosa e branco, ficaria um resultado mais chocante e cansativo aos olhos. Assim, com os tons de cinza, cria-se uma transição do rosa para o branco.

​3. Cozinha amarela

Apartamento Vila Nova Conceição : Cozinhas modernas por Asenne Arquitetura
Asenne Arquitetura

Apartamento Vila Nova Conceição

Asenne Arquitetura

O amarelo-gema, bem forte, também é uma opção válida, como exemplo de cozinha vibrante. A cor é usada com intensidade nos balcões térreo e aéreo da área da pia, harmonizada com o preto e o cinza do aço.

O piso já recebe um granito mais discreto e as demais paredes e o teto são brancos, aliviando a intensidade das cores fortes. Se esse modelo lhe agrada, traz bom humor e alegria, e também se a sua cozinha tem grandes portas e janelas para a entrada da luz natural, é uma opção interessante.

​4. Cozinha vermelha com azulejos coloridos

Muita cor, porém, muito espaço. Essa cozinha tem muita vida com a utilização do vermelho na bancada, nos eletros e nos azulejos. Mas note que o ambiente é espaçoso e as cores predominantes são o branco e a madeira. Mais uma vez o equilíbrio se faz presente.

Para deixar com um toque mais suave, poderia ser mantido o vermelho da bancada, mas sem os azulejos coloridos. Assim, se você gosta dessa cor vibrante, mas não dos coloridos, vai ter um ambiente mais tranquilo aos olhos.

​5. Cores de cozinha pequena e simples

Mesmo em uma cozinha menor, não é obrigatório usar apenas as cores neutras. Veja esse exemplo de cores para pintar cozinha pequena. O amarelo e o azul conversam muito bem com o cinza e o branco. Note que apenas uma pequena parede é totalmente amarela. Então, o uso do revestimento colorido ajuda a aliviar a intensidade do amarelo.

​6. Cores para armário de cozinha

Living integrado - sala de estar e cozinha: Cozinhas ecléticas por PANORAMA Arquitetura & Interiores
PANORAMA Arquitetura & Interiores

Living integrado – sala de estar e cozinha

PANORAMA Arquitetura & Interiores

Somente o armário aéreo dessa cozinha tem uma cor mais viva, além do detalhe dos azulejos coloridos na parede da bancada. É uma forma de trazer cor, de forma ainda mais leve. Note também que como a cozinha é integrada à sala, houve a preocupação em harmonizar os dois ambientes. Lembre-se disso, não pensando apenas na cozinha, caso ela seja integrada.

​7. Cozinha azul

Residência GV: Cozinhas modernas por Pavesi Arquitetura
Pavesi Arquitetura

Residência GV

Pavesi Arquitetura

Tanto o design dos móveis quanto a tonalidade desse azul na cozinha, trouxeram uma sensação de leveza ao ambiente. Principalmente porque foi harmonizado com o branco. A cor de transição é o cinza, que está nos eletros e também no azulejo português usado no piso, em um tom bem clarinho com azul.

8. Cor de parede para cozinha com ladrilho

Você gosta do efeito do ladrilho hidráulico? Ele normalmente possui uma cor mais fosca e é diferente daquele efeito de azulejos coloridos, que deixa o ambiente mais intenso. Então essa pode ser uma ótima opção para deixar sua cozinha mais dinâmica, mas mantendo as cores neutras predominantes.

Não necessariamente você precisa colocar o próprio ladrilho hidráulico, que acarretaria em um alto custo. A opção é usar revestimento de papel de parede com esse efeito para ser mais barato. 

Nesse caso a cor do armário é um amarelo-vivo, mas tente imaginar outras cores e verá que ficaria bom com branco, bege, preto, vermelho e verde-oliva. Os tons pastéis deixariam o ambiente mais sóbrio.

​9. Cor de cozinha preto e branco

ZAAV-Casa-Interiores-1233: Cozinhas minimalistas por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

ZAAV-Casa-Interiores-1233

ZAAV Arquitetura

Esse é mais um modelo bem versátil de harmonização de cores. Preto e branco sempre funcionam, mas precisa ter cuidado com a proporção em cozinhas pequenas. Nesse caso o ambiente ficou muito equilibrado, valorizando as pedras naturais, com sofisticação, e sem a necessidade de muitos detalhes decorativos para manter a leveza.

Foram utilizadas as banquetas vermelhas, mas como o preto e branco são neutros, permitiriam utilizar qualquer outra cor no lugar no vermelho. Então é uma ótima ideia se você gosta de mudar o visual do ambiente de tempos em tempos.

​10. Cores para cozinha americana colorida

COZINHA DA FAMÍLIA: Cozinhas ecléticas por Adriana Scartaris design e interiores

Nesse projeto a profissional não teve medo de harmonizar o rústico com o moderno e várias cores. Mas entre todo esse colorido e a riqueza de elementos decorativos, note que existe estratégia na escolha para que tanta cor não vire uma bagunça.

Mesmo havendo preto, branco e diferentes tons de bege, são todos neutros. As cores mais vivas são o vermelho e o verde, que são cores complementares no círculo cromático. Assim, cria-se um ambiente que faz sentido e, se você gosta de decorar com bastantes elementos, não vai ficar exagerado ou cansativo.

Você adicionaria cores marcantes na sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!