Quadros, molduras e outros penduras!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Project Showhouse, Reflexões Contemporary Design Reflexões Contemporary Design Espaços comerciais
Loading admin actions …

Segundo Pablo Picasso, pintar é apenas outra forma de manter um diário. Nós damos-lhe razão. Porque foi ele que disse e há pouco espaço para discordar de génios e porque somos pela arte e pela forma como a olhamos, escolhemos e deixamos que ela desvende o nosso olhar estético face ao mundo. 

Das obras de arte antigas ou contemporâneas, às gravuras, fotografias e frases que nos inspirem ou fazem rir, a escolha é vasta. Uma coisa temos por certa. As paredes vestidas de arte transformam qualquer espaço, conferindo-lhe conforto e personalidade. Afinal de contas, trata-se do nosso sentido estético que é indissociável do nosso sentido ético. Por assim ser, hoje escolhemos este título, em jeito de brincadeira, para lhe mostrarmos como pode usar quadros, molduras e outros penduras para tornar o seu lar ainda mais especial. 

Leia e descubra como é que as paredes aí de casa vão deixar o muro de Berlim encostado a um canto! 

Quadros marcantes para corredores

O corredor é um espaço de passagem onde não se pára para conversar ou para beber café. No entanto, não o devemos ignorar. Uma forma de não o fazer é colocar quadros na parede. E porque se trata, habitualmente, de um espaço despido de móveis, a sua escolha poderá recair em quadros com a moldura mais volumosa com cores várias, com gravuras, fotografias ou até com frases de que gostamos e que nos lembram de não nos esquecermos de sermos felizes. Disponha-os como quiser, misture-os e vai ver que o conjunto poderá surpreendê-lo.

É uma casa portuguesa…

(… ) com certeza! 

Leve um bocadinho de Portugal para dentro de sua casa. Temos coisas tão bonitas como a nossa famosa calçada ou os azulejos trazidos pelo rei Dom Manuel I, depois de se encantar com a azulejaria dos interiores mouriscos. Saia com a sua máquina fotográfica em punho e debruce-se sobre os detalhes reveladores da nossa cultura. Emoldure-os e pendure nas paredes de sua casa. Num corredor, num hall de entrada ou numa sala-de-estar. Tanto faz. Somos suspeitos, mas parece-nos que este pequenino Portugal tradicional fica bem em todo o lado.

Dividir

Desconstrua a imagem em mais do que um quadro. Neste caso, vemos a menina dos olhos de Paris dividida em três molduras distintas o que lhe dá muito mais piada. Se tiver uma imagem grande que ocupe espaço em altura ou em largura, por que não pôr esta ideia em prática? Brinque com ela e torne-a num objecto único que, no fim, vai fazer com que a decoração da sua casa sobressaia pela peculiaridade e imaginação nela depositada.

Pousados no chão

As peças decorativas desta sala e o modo como estão dispostas indiciam um ambiente descontraído e jovem. Assim à primeira vista, parece que os donos do espaço acabaram de se mudar. Mas desengane-se. O sofá baixo, os quadros no chão encostados à parede, os vinis, tudo isto foi pensado como uma ideia diferente de uma decoração despojada. Esta escolha poderá colmatar outro tipo de constrangimentos. Se não tem muito mobiliário e se, pelo contrário, possui quadros, livros ou outros objectos, por que não pô-los no chão encostados à parede? É uma opção invulgar, moderna e criativa. 

Tela

Se investiu tudo o que tinha porque se apaixonou por determinado quadro, por aquela obra de arte que há muito cobiçava na galeria ou no antiquário, exponha-a na sua casa, dando-lhe protagonismo. Um lugar perfeito será por cima do sofá da sala de estar numa parede ampla. Um só quadro vai chamar a atenção sobre si, porque é único na parede, porque tem dimensões maiores, porque é a sua paixão de momento. E como se trata de uma obra de arte faça-a sobressair, dê-lhe espaço, dê-lhe atenção, ofereça-lhe uma parede inteira. Assim, o seu ego fica satisfeito. Afinal, o investimento também foi afectivo!

Decorar por cima do sofá

Uma sala de estar pode ter os sofás bonitos, as carpetes sofisticadas ou os candeeiros extravagantes. Todavia, se as paredes estiverem despidas, ficamos com aquela sensação de que falta alguma coisa. Não lhe parece? Neste particular, os quadros afiguram-se como elementos essenciais na decoração de qualquer espaço. 

Não é preciso ter telas caras e imponentes. Se possui ou mandou emoldurar fotografias pessoais ou tiradas naquela viagem especial, então disponha-as na parede de forma irregular ou, por outro lado, simétrica. A escolha é sua. Assegure-se, contudo, de que a distância entre elas e o sofá é proporcional.

Inspire-se na sala de estar da imagem e componha um conjunto agradável, uma parede cheia e cheia de personalidade com fotografias a desvendar os mais especiais retalhos da sua vida.

Painel

Da Polónia, vêm estes painéis pelas mãos – e imaginação – de Drewniana Sciana. A imagem mostra-lhe melhor do que se trata do que nós vamos conseguir explicar. Mas, tentemos.

Estas obras de arte são feitas a partir de vários blocos de madeira endurecida ao fogo e, posteriormente, polida e pintada com tinta orgânica. Para montar o painel, juntam-se todas as peças – como se de o Tangram se tratasse – com alturas diferentes o que cria um jogo de sombras e texturas muito interessante que dá vida a qualquer espaço.

No painel da imagem, a artista recorreu a vários tons de cinzento e a um forte tom alaranjado que contrasta vivamente com a parede que parece ter sido deixada por pintar. Um toque sofisticado que compõe a decoração da cozinha e preenche um espaço que – se vazio – ficaria demasiado frio.

Estes painéis ficariam bem em qualquer divisão da casa e existem, até, sob a forma de cabeceiras de cama. Não se trata de uma moldura, é certo, mas a ideia é genial e tinha que constar neste livro de ideias! 

Brace yourshelf

Não raras são as vezes em que vemos filas de prateleiras como mero suporte para molduras de formas e tamanhos diferentes.

Uns mais pequenos, outros maiores. Uns com fotografias, outros com ilustrações ou frases. Os quadros aparecem despretensiosamente encostados ao longo das prateleiras, formando uma espécie de galeria de boas memórias e coisas bonitas que reflectem o “eu” de quem lá habita.

Pendurar frases

A frase nesta imagem diz-nos para seguir o coração. Nós concordamos. E achamos que emoldurar frases que, de uma forma ou de outra, nos movem e motivam, é uma boa – e simples – ideia. Roube um verso a um poema, um refrão a uma música, um parágrafo ao livro escrito pelo seu autor preferido. Pode, você mesmo, pegar no computador e criar um wallpaper bonito para expor na sua casa. Se não tiver jeito para a coisa, não desanime porque a maior parte das grandes lojas de decoração vendem quadros semelhantes. 

Neste recanto da lareira, de laivos clássicos e românticos, a moldura surge como um elemento moderno que contrasta com o resto.

Personalize o seu espaço e deixe que as pessoas percebam aquilo que faz o seu coração bater mais forte ou o seu sorriso ficar mais rasgado.

Para os mais pequenos

Se não tem tempo para ir ao jardim zoológico com os seus filhos tantas vezes quanto gostaria, leve os “animais” para o quarto deles sob a forma de quadros. No quarto de criança da imagem , as duas molduras assumem a forma da imagem que abrigam: dois simpáticos e corados elefantes de cores vivas que representam a cereja no topo do bolo para os sentidos sempre despertos de qualquer criança. Em geral, todas gostam de ter animais por companheiros e, ainda mais, de os ter no quarto. Estas imagens são criativas e coloridas, capazes de encher o mundo imaginário do traquina aí de casa. 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista