Jd. Marajoara: Cozinhas rústicas por Tikkanen arquitetura

Jovem e colorido: esse apê em SP vai te encantar

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

De modo geral, não existe ambiente certo ou errado no design de interiores. Existem sim, soluções mais adequadas e mais bem sucedidas em atender às necessidades dos clientes e em traduzir suas personalidades em uma linguagem que se utiliza de materiais, móveis, objetos e acessórios para se expressar. Quando um projeto de interiores consegue comunicar com clareza os anseios espaciais e estéticos dos usuários, pode se dizer que este projeto foi bem sucedido. Afinal de contas, nossos lares devem, além de nos prover segurança e conforto, expressar nossas personalidades.

O projeto de interiores do apartamento Marajoara foi concebido pelo estúdio Tikkanen Arquitetura, para atender as necessidades práticas de uma família formada por um casal jovem e seus três filhos. O perfil alegre e descontraído da família foi traduzido em ambientes funcionais, coloridos e despojados, que expressam com exatidão a essência da personalidade dos seus membros.

Convidamos você a apreciar mais mais detalhes e imagens deste projeto de interiores personalizado e sofisticado e descobrir, embora de forma subjetiva, a personalidade e o habitat de uma família jovem e despojada.

Cozinha com cerâmica divertida

A identidade própria da cozinha fica por conta do revestimento cerâmico sortido, com diversas peças de desenhos variados, que formam uma espécie de colcha de retalhos, mas feita de ladrilhos, e do revestimento em granito, na cor vermelha, da parte superior da pia, que dão um toque de tradição e  criam um ambiente vibrante e despojado. Os armários superiores brancos, que combinam com o forro, e os armários inferiores em madeira, que combinam com o piso, na cor tabaco, complementam a decoração do ambiente, que ainda conta com diversos acessórios revestidos em inox.

Espaço gourmet e churrasqueira

O espaço mais convidativo e querido pela família é o espaço gourmet situado na ampla sacada, local de encontros e confraternizações entre familiares e amigos. O espaço conta com churrasqueira, revestida com ladrilhos sortidos cerâmicos, em sua base, e revestida com madeira rústica, em sua parte superior. Os ladrilhos coloridos também revestem a parede de fundo da bancada de preparo de refeições. Uma geladeira com a imagem de uma pin-up, em estilo vintage, e luminárias com pendentes e cúpulas coloridas dão um toque de despojamento ao ambiente, enquanto a mesa de madeira rústica, as cadeiras em estrutura de madeira e assentos e encostos feitos de palha e armários em madeira dão um toque de colonial e tradicional.

Para obter mais informações sobre projetos de interiores de churrasqueiras, leia este artigo

Living room

Uma forma de manter a família e convidados integrados e de intensificar a interação e o convívio social é através da integração espacial dos ambientes sociais. Por esta razão, o projeto buscou interligar a sala de estar, a sala de jantar e a varanda, à esquerda. Esta solução, além de compor um espaço mais amplo e agradável, que estimula as interações, resulta também em espaços mais fluídos, bem iluminados e multifuncionais. Nesta imagem podemos notar que a sala de jantar é uma extensão da sala de estar e a varanda é uma extensão de ambos os ambientes. A continuidade do piso de madeira também contribui para realçar a sensação de integração espacial.

Sala de estar

Na sala de estar predominam as cores neutras e suaves. Um painel revestido de pastilhas  cerâmicas na cor terra, combinando com o piso de madeira, e a mesa de centro oval, feita também de madeira, se destaca e dá identidade ao ambiente, tornando-o mais personalizado e acolhedor. Cabe ao mobiliário dar o toque colorido ao ambiente. Assim, o rack em marcenaria, na cor vermelha, e a poltrona com estofado de estampa colorida, situada na varanda, contrastam com as superfícies brancas e marrons e dão mais vivacidade e despojamento a sala de estar. A estante em forma de L, no qual o sofá se encaixa, divide a sala de estar da sala de jantar e agrega funcionalidade ao ambiente.

Sala de jantar

A sala de jantar também ganhou uma cor vibrante e marcante, que dá uma identidade própria ao ambiente. Uma parede azul e um aparador em marcenaria, também na cor azul, e que se mimetiza na parede, realçam a vivacidade e o colorido do ambiente. Uma mesa retangular revestida em laca branca e conjunto de cadeiras de estrutura de madeira e estofado em tecido na cor azul marinho complementam a decoração do ambiente e dão-lhe um toque de sofisticação e requinte.

Lavabo

O lavabo ousa nas cores e abusa da combinação entre o rústico e o moderno. O espelho com moldura talhada em madeira e a bancada da pia de madeira in natura, dão um toque rústico ao lavabo, enquanto o papel de parede floral colorido e o projeto luminotécnico, que realçam a curvatura da parede que se prolonga para formar o teto, dão um toque de modernidade ao ambiente.

Quarto

Obviamente, os espaços íntimos receberam um tratamento diferenciado e um cuidado todo especial na busca pela expressão da identidade dos seus usuários, a fim de tornar cada espaço num refúgio personalizado e acolhedor. Neste dormitório, diversos nichos de madeira e quinas arredondadas servem de apoio para os brinquedos, que ficam expostos como objetos decorativos, tornando o ambiente mais lúdico e descontraído. As cores suaves e o piso de madeira tornam o ambiente mais aconchegante e agradável.

Quarto

Neste dormitório, o papel de parede de estampa colorida, que reveste a parte superior das paredes, e nichos redondos de madeira, na cor verde, que abrigam bichinhos de pelúcia, dão personalidade ao ambiente, que conta ainda com armários em madeira e uma mesa de estudos, sobre a qual estão as luminárias com pendentes bicolores, verde e dourado.

Quarto do menino

Neste dormitório, a parte superior das paredes foi pintada de azul pastel, com exceção da parede junto à cama, que ganhou um grafite que denota um caráter mais urbano e decolado do usuário e deixa o ambiente mais jovial e despojado. Uma bancada em madeira, na cor azul, serve de cabeceira e se prolonga para servir também de mesa de estudos, agregando mais funcionalidade ao dormitório.

Quarto de casal

A suíte do casal se destaca pela personalidade marcante, caracterizada pela combinação de cores vibrantes das paredes, na cor vermelha, do painel em madeira e da cabeceira da cama, na cor branca, composta de uma moldura com arestas iluminadas e superfícies descoladas do painel de madeira. Os acessórios, como as duas luminárias com pendentes e cúpulas artesanais de madeira, em estilo oriental, e a penteadeira lilás, em estilo vintage, complementam a decoração do ambiente e tornam-o mais intimista e aconchegante.

Banheiro

No banho do casal se destacam os materiais de revestimento naturais e nobres, como o mármore que cobre as paredes e o piso junto ao lavatório, e os seixos que cobrem a parede e o piso do box. Além da qualidade material dos materiais de acabamento, que dão um toque de elegância e sofisticação ao ambiente, um ofurô de madeira agrega conforto e requinte ao banho do casal, convertendo-o em um spa particular.

O que você achou da decoração despojada deste apartamento? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!