SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Casa 4 estações

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

As condições climáticas do lugar são o primeiro fator a ser considerado pelo projeto arquitetônico e de interiores, afinal de contas, a residência deve se adaptar ao clima e resistir às adversidades de maneira a proporcionar condições ótimas de conforto aos seus ocupantes e resistência às intemperes. O clima litorâneo é sempre um ambiente hostil, devido à combinação de umidade e salinidade. Portanto, certos materiais não suportam as condições climáticas do litoral. Por esta razão, este projeto, assinado por Babi Teixeira, visando o conforto dos moradores e a durabilidade dos materiais, priorizou a escolha de materiais resistentes e objetos de materiais naturais e resistentes às intemperes, como a madeira, bambu e tecidos. A decoração portanto resultou em um ambiente rústico e despojado, com acessórios inusitados, como objetos artesanais indígenas, que valorizam a cultura regional e o talento artesanal destes povos. 

Confira a seguir mais detalhes e imagens da Casa Praia, que combina madeira, tijolos à vista, vidro e superfícies brancas, cuja neutralidade realça o protagonismo da paisagem natural dos jardins que circundam a residência.  

Área externa

A maior vantagem de contratar um projeto de interiores é ter ao seu dispor espaços funcionais e personalizados, que além de conforto, proporcionam também ambientes acolhedores que expressam a personalidade dos proprietários e atendem a seus caprichos. Neste projeto, a ampla área externa, composta de jardim, solário e piscina proporciona aos moradores e convidados inúmeros prazeres, que podem ser vivenciados durante o ano inteiro. 

Decoração despojada

A decoração da Casa Praia é caracterizada pelo estilo despojado e combinação de materiais de acabamentos rústicos e naturais e mobiliário feito de materiais naturais. A cor branca predominante das superfícies cria o equilíbrio entre os diversos elementos decorativos. O despojamento e a delicadeza da decoração têm por finalidade realçar a paisagem externa dos jardins, para os quais os espaços de convívio se abrem e desfrutam de vistas agradáveis e de iluminação e ventilação naturais. 

Sala de estar

A madeira é um elemento marcante neste projeto e dá unidade aos ambientes, além de torná-los mais aconchegantes. A sala de estar, além de possuir piso em madeira, possui diversos móveis e acessórios em madeira, como cadeiras, banquetas, aparador e um abajur feito de bambu. Um dos destaques do ambiente é a referência à cultura indígena, através da escolha de objetos decorativos artesanais, como um cocar e colares, que complementam o décor do ambiente, tornando-o mais despojado e dotando-o de uma personalidade marcante.

Integração entre interior e exterior

Os espaços sociais se integram à varanda e ao espaço externo através de amplos planos envidraçados, sem esquadrias, que possibilitam o máximo aproveitamento da luz natural e a fusão dos espaços internos e externos. Os planos de vidro temperado encontram se recuados em relação ao alinhamento da laje de cobertura, para evitar a sua exposição ao sol e o aquecimento dos ambientes.

Varanda

Na varanda, uma sala de estar externa possibilita o contato direto dos moradores com a natureza do jardim, num espaço íntimo e protegido do sol. O piso da área externa é revestido em porcelanato, de cor neutra, e alguns elementos são revestidos em tijolos à vista. Poltronas e uma mesa de centro feitas de bambu e vasos de planta compõem a decoração do ambiente e dão-lhe um toque rústico e natural.    

Para obter mais informações de varandas, acesse aqui nossa seção especial dedicada a este espaço.

Sala de sinuca

Grande apreciador da sinuca, o proprietário desejava um espaço exclusivo para o seu hobby favorito. Portanto, o projeto buscou dispor a mesa de sinuca em um espaço amplo e agradável, integrando-o à área externa e ao jardim, por meio de generosos planos de vidro.

Cozinha

Embora as paredes sejam revestidas de lajotas cerâmicas, na cozinha também predominam as superfícies brancas. Os armários em madeira realçam a brancura e a neutralidade do ambiente, quebrada somente pelos ladrilhos coloridos de estilo colonial que revestem o piso. A cozinha é integrada à sala de refeições através da generosa abertura sobre a bancada da pia. 

Sala de estar externa

A sala de jantar externa é composta de uma mesa de madeira in natura e conjunto de cadeiras também em madeira. Além da resistência à oxidação, a madeira contribui para criar um ambiente mais rústico e acolhedor. A parede revestida de tijolos aparentes complementa a decoração do ambiente, que todavia possui como protagonista a natureza dos jardins externos. Situada na área externa coberta e situada entre o living e a sala de sinuca, a sala de jantar pode aproveitar a ventilação e iluminação naturais abundantes. 

Sala de jantar

O piso de ladrilhos cerâmicos da cozinha se estendem para o ambiente da sala de jantar, reforçando a sensação de integração espacial. Novamente a madeira é presença marcante nos diversos elementos em madeira que compõem o ambiente. Além da mesa, cadeiras e uma prateleira, que serve de aparador, luminárias com pendentes de material natural realçam o estilo rústico e praiano da decoração.  

Dormitório

No dormitório o estilo despojado da decoração é realçado pela introdução de elementos coloridos de tecido, como o tapete, cortinas e o estofado do recamier, que tornam o ambiente mais personalizado e descontraído. A madeira possui presença marcante em detalhes como o baú vintage, que serve de criado mudo, situado junto a cabeceira da cama. 

Para obter mais dicas de como utilizar móveis de madeira na decoração, leia este artigo.

Jardim e piscina

O amplo jardim da residência é caracterizado pelo extenso e bem cuidado gramado, no qual alguns arbustos e árvores de pequeno porte estão distribuídos, de modo a não prejudicar a incidência do sol no espaço ao redor da piscina. Obviamente, a maior atração da casa é a piscina, com borda praia definida pelo revestimento em pastilhas cerâmicas em tom mais escuro. O espaço permite o seu uso para os mais variados fins, ligados ao lazer, descanso e a celebrações. 

Solário

Próximo à piscina foi construído um pergolado de madeira, sob o qual os moradores podem desfrutar do sol e do calor nas espreguiçadeiras, também feitas de madeira. Floreiras em alvenaria, que permitem o cultivo de plantas, ornamentam o espaço e tornam-o mais agradável e exuberante. 

O que você mais admirou neste projeto?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!