Cozinhas americanas: funcionais e atemporais

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
M&M House, Studio MK27 Studio MK27 Cozinhas modernas
Loading admin actions …

A cozinha americana é caracterizada por possuir bancada linear e alongada, que otimiza o espaço e se integra ao demais espaços sociais da residência, permitindo a interação entre quem cozinha e as pessoas na sala de jantar ou sala de estar. O estilo americano, obviamente, foi importado dos Estados Unidos, onde o estilo adequou-se perfeitamente ao novo conceito de morar dos lofts, velhos galpões e armazéns que foram reformulados e convertidos em moradia para profissionais liberais, artistas e executivos, caracterizados pela integração espacial, ambientes sem divisórias, pelos mezaninos de madeira ou ferro e seus grandes elevadores de carga, além de pés-direitos altos, tubulações aparentes e grandes janelas. Hoje em dia, mais do que uma tendência, a cozinha americana tornou-se um estilo de cozinha consagrado e desejado por muitas pessoas que buscam principalmente praticidade e sofisticação na cozinha. 

Por esta razão, apresentaremos neste artigo onze projetos fantásticos de cozinhas americanas para auxiliar quem está pensando em apostar neste estilo de cozinha, de modo a evitar alguns erros que possam comprometer a funcionalidade e a qualidade estética da sua cozinha e assegurar que o seu desejo se materialize em um ambiente prático, agradável e sofisticado. 

Integrada à sala de jantar

Uma vez que a cozinha americana é caracterizada pela integração com os espaços de convívio social, a decoração da cozinha deve levar em conta o estilo da decoração do ambiente como um todo, de modo a evitar efeitos negativos e contrastes conflitantes e excessivos. Neste projeto o piso de madeira e o predomínio de superfícies brancas, de teto e armários da cozinha, dão personalidade e unidade ao espaço e criam uma atmosfera harmoniosa e elegante.  

Otimização espacial

A maior vantagem deste estilo de cozinha linear é a possibilidade de otimizar espaços, como corredores e ambientes de largura reduzida. Neste projeto, a cozinha ocupa um nicho e o espaço de circulação (do corredor) serve como área de trabalho. O painel em forma de quadro negro serve de mural de recados e agrega funcionalidade e simpatia ao ambiente.

Cozinha americana do loft

Como já mencionado, a cozinha americana possui uma bancada única e linear e é caracterizada também pela sua funcionalidade, já que todos os objetos e utensílios estão dispostos de maneira compacta e prática. A decoração da cozinha americana não difere tanto de uma cozinha tradicional. O ideal é investir na qualidade dos materiais de acabamento e dos moveis, principalmente os armários planejados. Neste projeto, a cozinha americana apresenta armários em madeira num tom suave e neutro, que escondem os puxadores, e iluminação embutida para facilitar o trabalho na bancada de preparo das refeições. O teto composto de bambu e tecidos combinado com o jardim vertical do living criam um ambiente delicado e aconchegante. 

Com revestimentos coloridos

homify Cozinhas modernas

Se o propósito da cozinha americana é integrar os ambientes de modo a torná-los mais otimizados, amplos e promover o convívio social, o piso da cozinha americana deve se estender para os ambientes com os quais ela será interligada. Embora a madeira seja mais comumente usada em áreas secas, seu uso neste projeto se justifica pela necessidade de integração com o living room. As superfícies neutras, do piso de madeira e dos armários da cozinha e das paredes, realçam o revestimento cerâmico na cor verde da parede sobre a bancada, combinado com os armários coloridos, dão um toque de vivacidade ao ambiente, tornando-o mais personalizado e descontraído. 

Com armários coloridos

Ao optar por superfícies de tons neutros ou suaves, você pode utilizar armários coloridos para dar vida ao ambiente e uma personalidade e estética marcantes. Neste projeto, os armários superiores, compostos de blocos de diferentes formas e cores quentes e vibrantes criam um ambiente colorido e despojado. O revestimento na cor preta da parede entre a bancada e os armários complementa a decoração do ambiente, contribuindo para realçar o protagonismo das superfícies brilhantes e coloridas dos armários.    

Armários bicolores

Quem não se sente confortável em ambientes com cores vibrantes, pode utilizar tons suaves ou a combinação de cores neutras. Neste projeto, a cozinha americana, integrada ao living room, apresenta armários inferiores na cor branca e armários superiores na cor bege, ambos sem puxadores aparentes, que combinam com a cor neutra do piso de madeira e criam um ambiente sofisticado e elegante. 

Estilo monumental

Neste projeto, a cozinha americana é composta de dois armários em madeira, na cor branca, em forma de torre, do piso ao teto, e por uma monumental bancada em forma de ilha, na cor branca. As cores neutras do ambiente realçam as telas monumentais que ornamentam o ambiente com imagens bucólicas de paisagens naturais, tornando o ambiente mais agradável e sofisticado.

Com bancada sinuosa

Embora a cozinha americana seja baseada no conceito de cozinha linear e integrada ao living, nada impede a utilização de bancadas curvas, que conservem os conceitos citados acima. Neste projeto, a cozinha americana é composta de uma bancada linear, porém, sinuosa, que abriga os armários e utensílios práticos. A bancada se estende, à direita, até a sala de estar, servindo como bancada de refeições. Além da integração com a sala de jantar, a cozinha também se integra com o pequeno espaço lounge, à esquerda, e com o pavimento superior deste loft. 

Com balcão divisório

Neste apartamento compacto, cujo projeto de interiores é autoria do estúdio DWG Arquitetura e Interiores Ltda, a cozinha americana proporcionou melhor aproveitamento do espaço e sua integração com o living tornou-a mais ampla e confortável. Os armários na cor cinza combinam com o revestimento cimentício das paredes e com os acessórios em inox, como a geladeira. A bancada em madeira, que divide a cozinha do living, serve como barzinho e para refeições rápidas e informais e complementa a decoração do ambiente, despojado e sofisticado. 

Com balcão em forma de ilha

Não há nenhum impedimento para a adoção de uma segunda bancada em forma de ilha, desde que seja para tornar o espaço mais prático e confortável. Neste projeto, a cozinha linear com armários inferiores em madeira e armários superiores em laca branca ganhou uma bancada em forma de ilha. As portas de correr de madeira abrem o espaço para o exterior, integrando-o com a paisagem natural externa e banhando-o com luz natural abundante. Além disto, o forro inclinado em madeira torna o ambiente mais confortável e aconchegante.  

Estilo industrial

Quem opta por uma cozinha americana com bancada em forma de ilha, pode, portanto, utilizar a ilha como um elemento marcante para dar personalidade e qualidades estéticas diferenciais ao ambiente. A bancada, além da sua funcionalidade, pode servir neste caso também de objeto decorativo, como neste projeto, no qual a bancada revestida em aço inox, cria um contraste com as superfícies escuras do piso e dos armários, realçando sua presença e dão um toque industrial e de sofisticação ao ambiente. 

Compacta

Neste tipo de cozinha, é fundamental que o ambiente disponha de boas condições de ventilação natural, para garantir que o espaço de convivência social não tenha o cheiro de comida. Se a ventilação natural e cruzada não for suficiente, a cozinha americana deverá necessariamente contar com uma coifa eficiente, que garanta a eliminação de fumaça e que o cheiro de comida perturbe o conforto nos demais ambientes. Neste projeto, a coifa foi posicionada estrategicamente na altura do armário superior, ficando escondida. Esta solução impediu que a superfície em inox da coifa contrastasse com as superfícies rústicas e naturais do piso e das paredes, revestidos em madeira e pedra natural, respectivamente. O resultado é um ambiente harmonioso, acolhedor e elegante.

Para saber mais sobre projetos de cozinha, visite nossa seção especial dedicada a este ambiente clicando aqui.

Minimalista com madeira e laca

homify Cozinhas modernas

As cozinhas funcionais e atemporais buscam possuir espaços amplos e integrados que de formam simples possibilitam o aumento de espaço e a optimização do ambiente. A cozinha branca com piso quase na mesma tonalidade permite uma maior sensação de espaço e para quebrar a sensação de frieza do branco, a madeira foi aplicada de uma maneira elegante e muito inteligente. A combinação dos materiais produzem um efeito acolhedor e moderno na medida certa. Não há como resistir!

Qual cozinha expressa melhor a sua personalidade? Compartilhe conosco sua opinião.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista