Cozinhas americanas: funcionais e atemporais

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A cozinha americana é caracterizada por possuir bancada linear e alongada, que otimiza o espaço e se integra ao demais espaços sociais da residência, permitindo a interação entre quem cozinha e as pessoas na sala de jantar ou sala de estar. O estilo americano, obviamente, foi importado dos Estados Unidos, onde o estilo adequou-se perfeitamente ao novo conceito de morar dos lofts, velhos galpões e armazéns que foram reformulados e convertidos em moradia para profissionais liberais, artistas e executivos, caracterizados pela integração espacial, ambientes sem divisórias, pelos mezaninos de madeira ou ferro e seus grandes elevadores de carga, além de pés-direitos altos, tubulações aparentes e grandes janelas. Hoje em dia, mais do que uma tendência, a cozinha americana tornou-se um estilo de cozinha consagrado e desejado por muitas pessoas que buscam principalmente praticidade e sofisticação na cozinha. 

Por esta razão, apresentaremos neste artigo onze projetos fantásticos de cozinhas americanas para auxiliar quem está pensando em apostar neste estilo de cozinha, de modo a evitar alguns erros que possam comprometer a funcionalidade e a qualidade estética da sua cozinha e assegurar que o seu desejo se materialize em um ambiente prático, agradável e sofisticado. 

Integrada à sala de jantar

Uma vez que a cozinha americana é caracterizada pela integração com os espaços de convívio social, a decoração da cozinha deve levar em conta o estilo da decoração do ambiente como um todo, de modo a evitar efeitos negativos e contrastes conflitantes e excessivos. Neste projeto o piso de madeira e o predomínio de superfícies brancas, de teto e armários da cozinha, dão personalidade e unidade ao espaço e criam uma atmosfera harmoniosa e elegante.  

Otimização espacial

A maior vantagem deste estilo de cozinha linear é a possibilidade de otimizar espaços, como corredores e ambientes de largura reduzida. Neste projeto, a cozinha ocupa um nicho e o espaço de circulação (do corredor) serve como área de trabalho. O painel em forma de quadro negro serve de mural de recados e agrega funcionalidade e simpatia ao ambiente.

Cozinha americana do loft

Loft Tropical - Casa Cor 2014: Salas de jantar modernas por Gisele Taranto Arquitetura
Gisele Taranto Arquitetura

Loft Tropical – Casa Cor 2014

Gisele Taranto Arquitetura

Como já mencionado, a cozinha americana possui uma bancada única e linear e é caracterizada também pela sua funcionalidade, já que todos os objetos e utensílios estão dispostos de maneira compacta e prática. A decoração da cozinha americana não difere tanto de uma cozinha tradicional. O ideal é investir na qualidade dos materiais de acabamento e dos moveis, principalmente os armários planejados. Neste projeto, a cozinha americana apresenta armários em madeira num tom suave e neutro, que escondem os puxadores, e iluminação embutida para facilitar o trabalho na bancada de preparo das refeições. O teto composto de bambu e tecidos combinado com o jardim vertical do living criam um ambiente delicado e aconchegante. 

Com revestimentos coloridos

Cozinhas modernas por IFUB*
IFUB*

Wohnung B

IFUB*

Se o propósito da cozinha americana é integrar os ambientes de modo a torná-los mais otimizados, amplos e promover o convívio social, o piso da cozinha americana deve se estender para os ambientes com os quais ela será interligada. Embora a madeira seja mais comumente usada em áreas secas, seu uso neste projeto se justifica pela necessidade de integração com o living room. As superfícies neutras, do piso de madeira e dos armários da cozinha e das paredes, realçam o revestimento cerâmico na cor verde da parede sobre a bancada, combinado com os armários coloridos, dão um toque de vivacidade ao ambiente, tornando-o mais personalizado e descontraído. 

Com armários coloridos

Cozinhas modernas por Draisci Studio
Draisci Studio

East London Apartment

Draisci Studio

Ao optar por superfícies de tons neutros ou suaves, você pode utilizar armários coloridos para dar vida ao ambiente e uma personalidade e estética marcantes. Neste projeto, os armários superiores, compostos de blocos de diferentes formas e cores quentes e vibrantes criam um ambiente colorido e despojado. O revestimento na cor preta da parede entre a bancada e os armários complementa a decoração do ambiente, contribuindo para realçar o protagonismo das superfícies brilhantes e coloridas dos armários.    

Armários bicolores

Quem não se sente confortável em ambientes com cores vibrantes, pode utilizar tons suaves ou a combinação de cores neutras. Neste projeto, a cozinha americana, integrada ao living room, apresenta armários inferiores na cor branca e armários superiores na cor bege, ambos sem puxadores aparentes, que combinam com a cor neutra do piso de madeira e criam um ambiente sofisticado e elegante. 

Estilo monumental

Cozinha  por Studio RUIM
Studio RUIM

​Modern en monumentaal wonen aan de gracht

Studio RUIM

Neste projeto, a cozinha americana é composta de dois armários em madeira, na cor branca, em forma de torre, do piso ao teto, e por uma monumental bancada em forma de ilha, na cor branca. As cores neutras do ambiente realçam as telas monumentais que ornamentam o ambiente com imagens bucólicas de paisagens naturais, tornando o ambiente mais agradável e sofisticado.

Com bancada sinuosa

Cozinhas modernas por CUBE architecten
CUBE architecten

De keuken en de borrelhoek

CUBE architecten

Embora a cozinha americana seja baseada no conceito de cozinha linear e integrada ao living, nada impede a utilização de bancadas curvas, que conservem os conceitos citados acima. Neste projeto, a cozinha americana é composta de uma bancada linear, porém, sinuosa, que abriga os armários e utensílios práticos. A bancada se estende, à direita, até a sala de estar, servindo como bancada de refeições. Além da integração com a sala de jantar, a cozinha também se integra com o pequeno espaço lounge, à esquerda, e com o pavimento superior deste loft. 

Com balcão divisório

Neste apartamento compacto, cujo projeto de interiores é autoria do estúdio DWG Arquitetura e Interiores Ltda, a cozinha americana proporcionou melhor aproveitamento do espaço e sua integração com o living tornou-a mais ampla e confortável. Os armários na cor cinza combinam com o revestimento cimentício das paredes e com os acessórios em inox, como a geladeira. A bancada em madeira, que divide a cozinha do living, serve como barzinho e para refeições rápidas e informais e complementa a decoração do ambiente, despojado e sofisticado. 

Com balcão em forma de ilha

M&M House: Cozinhas modernas por Studio MK27
Studio MK27

M&M House

Studio MK27

Não há nenhum impedimento para a adoção de uma segunda bancada em forma de ilha, desde que seja para tornar o espaço mais prático e confortável. Neste projeto, a cozinha linear com armários inferiores em madeira e armários superiores em laca branca ganhou uma bancada em forma de ilha. As portas de correr de madeira abrem o espaço para o exterior, integrando-o com a paisagem natural externa e banhando-o com luz natural abundante. Além disto, o forro inclinado em madeira torna o ambiente mais confortável e aconchegante.  

Estilo industrial

Quem opta por uma cozinha americana com bancada em forma de ilha, pode, portanto, utilizar a ilha como um elemento marcante para dar personalidade e qualidades estéticas diferenciais ao ambiente. A bancada, além da sua funcionalidade, pode servir neste caso também de objeto decorativo, como neste projeto, no qual a bancada revestida em aço inox, cria um contraste com as superfícies escuras do piso e dos armários, realçando sua presença e dão um toque industrial e de sofisticação ao ambiente. 

Compacta

Neste tipo de cozinha, é fundamental que o ambiente disponha de boas condições de ventilação natural, para garantir que o espaço de convivência social não tenha o cheiro de comida. Se a ventilação natural e cruzada não for suficiente, a cozinha americana deverá necessariamente contar com uma coifa eficiente, que garanta a eliminação de fumaça e que o cheiro de comida perturbe o conforto nos demais ambientes. Neste projeto, a coifa foi posicionada estrategicamente na altura do armário superior, ficando escondida. Esta solução impediu que a superfície em inox da coifa contrastasse com as superfícies rústicas e naturais do piso e das paredes, revestidos em madeira e pedra natural, respectivamente. O resultado é um ambiente harmonioso, acolhedor e elegante.

Para saber mais sobre projetos de cozinha, visite nossa seção especial dedicada a este ambiente clicando aqui.

Minimalista com madeira e laca

As cozinhas funcionais e atemporais buscam possuir espaços amplos e integrados que de formam simples possibilitam o aumento de espaço e a optimização do ambiente. A cozinha branca com piso quase na mesma tonalidade permite uma maior sensação de espaço e para quebrar a sensação de frieza do branco, a madeira foi aplicada de uma maneira elegante e muito inteligente. A combinação dos materiais produzem um efeito acolhedor e moderno na medida certa. Não há como resistir!

Qual cozinha expressa melhor a sua personalidade? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!