SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Decore o quarto pelo Feng Shui

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O Feng Shui é uma arte milenar chinesa de harmonização de ambientes, baseada na livre circulação da energia positiva e na eliminação de pontos de energia negativa.Tudo conta na hora de harmonizar um ambiente, como o quarto, por exemplo: a disposição dos móveis, a paleta de cores escolhida para decorar o espaço, o alinhamento da cama com janelas e portas, a presença de equipamentos eletrônicos, o tipo de piso e de tapetes, o uso correto de cama, o posicionamento dos espelhos, o uso comedido de plantas e flores, a limpeza e organização do espaço.

Cada objeto tem também o seu papel e, por isso, a decoração pelo Feng Shui é discreta, mínima, limpa e pura, promovendo a liberação do chi (a energia vital) por todo o ambiente e tornando-o o mais saudável possível. Os chineses acreditam que aplicar as regras do Feng Shui no quarto de casal favorece o relacionamento e a felicidade de toda a família. Ora, não custa nada tentar implementar esses conhecimentos: no mínimo, o ambiente será mais leve e agradável, o que já faz uma grande diferença nos ânimos das pessoas.

Conheça alguns ensinamentos do Feng Shui e aplique-os no seu quarto para chamar o amor, o bem-estar, a paz e a prosperidade!

Use uma paleta de cores harmoniosa

Pelo Feng Shui, deve-se evitar branco total ou preto e branco. As cores mais indicadas são os tons suaves, como azul, lilás, verde e rosa. Mas o Feng Shui também oferece a possibilidade de se usar as cores conforme os elementos da natureza. Assim, sempre em doses pequenas, pode-se usar as cores do elemento fogo, que invoca paixão e romance: vermelho, laranja, violeta, rosa e amarelo intenso. já as cores do elemento terra, amarelo claro e bege, ajudam a criar proteção, sustento e estabilidade nos relacionamentos. Por sua vez, as cores do elemento metal, cinza e branco, trazem claridade, nitidez e precisão, além de ajudar a viver a vida com leveza. E as cores pastéis agregam paz e serenidade ao quarto para uma boa noite de sono: aposte no azul claro, no rosa claro, no verde claro e no violeta claro em torno de todo o quarto.

Use o correto tipo de cama

Apartamento LR em São Paulo: Quartos  por MAAC. Arquitetura
MAAC. Arquitetura

Apartamento LR em São Paulo

MAAC. Arquitetura

No Feng Shui, não pode ser qualquer cama, não. O colchão, por exemplo, deve ser de ótima qualidade e, principalmente, novo: nunca reutilize colchões de terceiros – e, se mudar de casa, compre um novo. É imprescindível que a cama tenha uma cabeceira sólida, pois representa proteção e segurança na vida. Nada pode ficar debaixo do móvel para não interromper o fluxo de energia vital, que precisa circular em torno do corpo das pessoas. A cabeceira da cama não pode estar em linha reta com a porta, mas sim afastada dela na parede mais distante. Também deve-se evitar nichos e prateleiras sobre a cama ou quadros com molduras muito pesadas. Outras coisas desaconselhadas são objetos e fontes de luz sobre a cama: procure manter a iluminação indireta, em abajures nas mesas laterais – sempre em pares, que é uma regra do Feng Shui para todos os ambientes.

Prefira piso e tapetes orgânicos

O elemento madeira e todas as fibras naturais ajudam a ancorar a energia vital e distribuí-la pelo quarto. Assim, dê preferência por pisos de madeira, especialmente as mais claras, e tapetes de fibras naturais, que tornam o ambiente orgânico. Também escolha mesas de cabeceiras em madeira, iguais e de preferência de formas arredondadas, para facilitar a circulação de energia. O mesmo princípio dos objetos em pares servem para abajures, estatuetas, porta-retratos, pequenos enfeites, tapetinhos laterais, quadros, pendentes e qualquer outro elemento decorativo que porventura haja no quarto. Tome cuidado com o que coloca na mesa de cabeceira: reduza as fotografias ao mínimo para que você não tenha a sensação de ser observado, o que prejudicaria o seu sono: da mesma forma, evite deixar compromissos pendentes sobre ela, como contas a pagar, e qualquer coisa relacionada ao trabalho, como agendas. Inspire-se no quarto do projeto de Studiodwg Arquitetura e Interiores, na imagem acima.

Mantenha o espaço sem tralha

Suite: Quartos  por HRA-Lisboa

Nenhuma atitude em prol de um ambiente mais energizado por meio do Feng Shui tem efeito se o quarto estiver aquela bagunça e cheio de tralha espalhada. É fundamental que seja feita uma triagem de roupas, calçados e acessórios para doação, assim como de móveis e ornamentos que estão excedentes no espaço. A mesma coisa deve ser feita com a papelada, o lixo, as peças avariadas, quebradas, partidas. Feita essa limpeza, a energia chi vai poder fluir mais livremente, beneficiando a todos os ocupantes do quarto. Lembre-se de que seu quarto deve ser um oásis, um lugar para onde fugir do estresse cotidiano e, por isso, ele deve ser o mais limpo e organizado possível. A sensação ao entrar no quarto deve ser a de um abraço amigo e protetor e não uma torre de babel prestes a desmoronar. 

Posicione o espelho corretamente

DORMITÓRIO CASAL 02: Quartos  por Pura!Arquitetura
Pura!Arquitetura

DORMITÓRIO CASAL 02

Pura!Arquitetura

Espelhos são elementos problemáticos para a arte do Feng Shui. Não deve haver janelas ou espelhos na parede atrás da cama, pois debilitam a proteção energética no espaço. Aliás, o Feng Shui só admite um espelho no quarto e a pessoa não pode se ver refletida nele quando deitada. Pelo mesmo motivo, desaconselha-se portas espelhadas. Assim, esqueça aqueles armários embutidos com portas espelhadas: os espelhos perturbam o sono e interferem na energia que flui no ambiente. Se, por acaso, existir uma janela por trás da cama, você pode tentar bloquear a corrente de chi entre a janela e a cama com cortinas agradáveis. Já se for um espelho, não tem jeito: vai ter que mudá-lo de lugar, preferencialmente para fora do quarto.

Tire a TV do quarto

Não só a TV: notebooks, celulares, rádio-relógios, tablets, Ipod, enfim, toda a parafernália tecnológica sem a qual as pessoas parecem não mais viver hoje em dia. A  TV cria um indesejado campo magnético que é capaz de interromper o sono, desgastar o relacionamento com o seu cônjuge e até trazer uma terceira pessoa para dentro do quarto. Se não pode mesmo tirá-la, cubra-a com uma cortina, assim com como as mesas de estudos com notebooks e tablets. Pode ainda ainda escondê-la no closet. Desligue todos os aparelhos das tomadas durante à noite e mantenha-os o mais longe possível da cama. Como eles desorganizam o fluxo de energia, uma alternativa é colocar cristais de quartzo rosa próximo a esses objetos, a fim de que eles absorvam a carga eletromagnética.

Use plantas e flores comedidamente

Ao contrário do que muita gente pense, é desaconselhadíssimo ter plantas e flores no quarto, já que elas têm muito yang, a energia masculina. Assim, se você estiver mesmo decidido a ter um vasinho de flores no quarto para dar um colorido, escolha um exemplar pequeno, sem exuberância e de preferência com um único tipo de flor. Ou então um lírio da paz, que é resistente e suave, Para outras dicas sobre Feng Shui, leia este artigo.

Qual dica do Feng Shui você já segue?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!