Como cultivar espaços floridos em casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Nada é mais transformador do que as flores. Nelas, percebemos o poder de mudança da natureza. E, nada melhor do que vivenciarmos isto dentro da nossa própria casa. Aproveitar os cômodos da casa para utilizar com decoração de flores é uma oportunidade possível graças a fácil adaptação de muitas espécies no ambiente interno. 

Além de embelezar e perfumar o ambiente, as flores trazem mais vida na decoração de interiores. O cuidado com as plantas é um benefício terapêutico e pode servir como educador para crianças. Ter um espaço para dedicar a este benefício é uma boa oportunidade de passar por excelentes experiências que somente as transformações e fases da vida de uma planta podem trazer.

Realizar a floricultura, ou seja, a cultura no cultivo de flores, é uma possibilidade mais possível do que a maioria das pessoas pensam. Neste Livro de Ideias, apresentaremos as possibilidades de cultivo de flores no ambiente interno e como você pode ter ótimas inspirações para ter uma pequena floricultura de qualquer tamanho: seja na decoração da sua cozinha ou em um espaço dedicado para o cultivo. Aproveite as dicas e deixe nossos profissionais florescerem boas inspirações no seu lar!

Puro charme

CASA VILLA LOBOS.SÃO PAULO.BRASIL: Jardins clássicos por Línea Paisagismo.Claudia Muñoz
Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

CASA VILLA LOBOS.SÃO PAULO.BRASIL

Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

Ter um jardim, para muitos, não é tarefa fácil. Principalmente pela manutenção necessária para que o jardim fique sempre belo. No entanto, não é esta dificuldade que tira o desejo de muitos de passar boas horas em meio as flores, sem pressa, lanchando e curtindo uma paz meditativa. 

Nesta imagem, vemos como exemplo um bom jardim com ares clássicos, que requer manutenção, mas também propicia horas prazerosas. Para uma área isolada do quintal, foi preparado uma pequena área com madeiras vazadas para evitar o sol, mas não ficar totalmente na sombra, beneficiando quem está à mesa. As flores que compõem o cenário, foram escolhidas para pequenos vasos, facilitando a manutenção das mesmas. No entanto, o ponto principal vai para o detalhe que embeleza a simplicidade do local: flores rosas e vermelhas, deixando o local quase numa variação da mesma cor. Uma prova de simplicidade e prazer nos pequenos detalhes. 

Um espaço de todo delas

Se você é um entusiasta do cultivo de flores, já deve ter pensado  muitas vezes na possibilidade de um espaço exclusivo dedicado a elas. Esta é uma excelente ideias, já que isso possibilita um local para reuniões mais intimistas com um excelente e tranquilizador ambiente . É também a chance para apreciar o poder de transformação das plantas, em suas diversas etapas de vida. 

Neste exemplo, vemos a inteligente utilização de caixotes de madeira e outros recipientes, também de madeira, como vasos e baús. A escolha é perfeita para reforçar o ambiente com temática natural. Os pequenos e grandes vasos utilizados, reforça a diversidade de espécies escolhidas para cultivo, melhorando os aromas do ambiente e reforçando a presença das plantas. Pensando ainda na iluminação natural, as paredes foram pintadas de branco, diminuindo a necessidade de utilizar a iluminação elétrica para que o cultivo seja feito. 

Divisória que enfeita

Esta linda divisória viva é um projeto desenvolvido pelo escritório paulista, A Varanda Floricultura e Paisagismo. Desenvolvido para esconder duas unidades condensadoras de ar condicionado, a peça é facilmente transportada, já que possui rodas de manutenção. 

A reutilização de caixotes de madeira é um excelente elemento para reforçar a natureza da parede, que também conta com uma grade de madeiras vazadas para que a iluminação natural caia completamente no local. A elegância desta divisória como local de floricultura, passeia pelas diversas espécies cultivadas e pousa em cada flor desabrochada. 

Na parede externa, beleza

Este painel de madeira foi instalado para receber o sol da manhã na parede externa de uma casa proveta para um jovem casal. O belíssimo projeto da paisagista Marisa Lima,  inclui um painel  de madeira cumaru que contempla vasos de plástico com proteção UVA, sendo idênticos aos tradições vasos de barro na cor terracota, este painel permite o cultivo ideal de pequenas plantas. Seja para o cultivo de flores ou de uma horta, um painel como este, porém de tamanho inferior pode ser uma grande inspiração para aqueles que querem inovar o espaço externo. 

Embelezando o design

Casa  por Mehdi Pour design studio
Mehdi Pour design studio

Pardis, modular hanging wall vases

Mehdi Pour design studio

Se há pouca possibilidade de manter um jardim em sua residência, a nossa dica vai sobre este belo conjunto de vasos desenhados em um belo design. Ideal para manter flores pequenas, a ideia de floricultura fica ótima quando o conjunto é alocado pela parede. Suas formas geométricas dão a sensação de modernidade e ficam perfeitas em qualquer ambiente, seja a sala, cozinha ou varanda. 

Para qualquer lugar

Esta brilhante ideia foi voltada para o cultivo de plantas em uma estrutura delicada, mas com toque industrial. O projeto foi feito com ferros de construção civil e é perfeito para acomodar pequenos vasos com plantas delicadas, deixando uma delicadeza ímpar no local onde está instalado. 

Nas canecas, o melhor aroma

Reinventar objetos e personalizar ambientes é a grande qualidade dos projetos de design de interiores. Quando algo é feito com a delicadeza das flores e a beleza da simplicidade, tudo pode ficar melhor ainda. Neste exemplo, vemos como uma saída simples deu um ótimo resultado para o ambiente. Canecas foram reutilizadas na varanda e serviram como pequenos e singelos vasos para violetas. Um verdadeiro mimo para a sua casa.

Parede viva

Artefacto Jardim Anália Franco 04: Lojas e imóveis comerciais  por GreenWall Ceramic
GreenWall Ceramic

Artefacto Jardim Anália Franco 04

GreenWall Ceramic

Neste exemplo maravilhoso, vemos como colocar um jardim de forma vertical para cobrir toda uma parede na sala. Além de o cômodo ganhar muito mais vida, ainda serve como um purificador natural do ambiente, dando graça e beleza ao ambiente. Neste modelo as flores ficam suspensas, caindo com suas pétalas sobre quem passa pelo local. Perfeita ideia única.

Beleza no quarto

Que tal colocar um canteiro de flores para embelezar seu quarto? Acordar olhando para um precioso jardim é revigorante, não? Este projeto especial foi para trazer um charme a mais ao ambiente e funciona muito bem como elemento calmante para o dia a dia. Ter próximo à cama a vantagem de sentir o perfume das flores é certamente algo que irá mudar seu dia. Utilize vasos de cerâmica para acomodá-las e seja feliz! 

O tradicional jardim

Jardins clássicos por Ice Alpines
Ice Alpines

Alpine Garden

Ice Alpines

Nesta lista, não poderíamos deixar de citar o tradicional jardim. Projetado em um local para ser passeio em meio ao quintal da casa. Com flores do campo de várias cores, a beleza do espaço está garantida como destaque do local. Vale destacar o cercado feito com troncos de árvores, deixando a área protegida para as pequenas flores, com blocos marcando o espaço para caminhar em meio ao jardim. Com tanto charme assim, será difícil não querer passar boas horas olhando as cores floridas estendidas com tanta graciosidade, imaginando uma floricultura se expandindo no ambiente. 

Agora, depois de tantas inspirações, deixamos a escolha com vocês. 

Gostou das opções para cultivar suas flores? Qual destas você gostaria de ter?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!