SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Passagem secreta

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Todos nós estamos acostumados a chegar a nossas casas e olharmos diretamente para o portão e em seguida para a porta de entrada, que dá acesso ao interior da residência. Afinal, nos acostumamos a imaginar o espaço habitável como um objeto, composto de paredes, portas, janelas e cobertura, que repousa sobre um terreno qualquer. Mas o que aconteceria se você chegasse à sua casa e ao invés de paredes ou da porta de entrada, você se deparasse apenas com uma chaminé, grama e um plano inclinado, revestido de telhas metálicas? Na verdade, o que acontece quando ocultamos a essência da casa e desmaterializamos seus elementos construtivos? 

Parece impossível imaginar uma casa assim, mas os arquitetos do estúdio Ferraro Habitat, em parceria com o Grupo Taba, composto por Jander de Amorim, Evandro de Oliveira, Eduardo Giovanni e Diego Caiado, conceberam uma casa completamente oculta na paisagem natural, adaptada e integrada ao terreno de declive acentuado, cujo único elemento visível no nível do solo, no pavimento térreo, é o telhado.  

A Casa da Floresta está localizada na praia da Joaquina, na cidade de Florianópolis, e é rodeada portanto pelas árvores nativas e pela paisagem natural e paradisíaca de um dos lugares mais bonitos do litoral brasileiro. Por esta e outras razões, o projeto buscou harmonizar sua presença no entorno através do uso intensivo de materiais naturais, como a madeira e a pedra, ou do vidro, material que tem sua presença suavizada devido a sua transparência. O resultado é um objeto mimetizado na natureza, que evidencia justamente o protagonismo da natureza e seus espetáculos visuais deslumbrantes.   

Convidamos você a conferir maiores detalhes e informações da Casa da Floresta, um projeto surpreendente e que evidencia a possibilidade de conciliação entre o espaço habitável humano e a natureza.

Fachada principal

Casa da Floresta: Casas  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

A Casa da Floresta está localizada em um terreno de declive acentuado. Esta condição imposta pela topografia natural do terreno e a paisagem deslumbrante do entorno sugeriam uma solução , que alterasse o mínimo possível a paisagem original e o protagonismo das árvores nativas e do mar que se avista desde longe. Portanto, o programa da casa foi organizado na cota mais baixa do terreno, de modo que desde a cota mais alta do terreno, o observador só veja árvores nativas, grama, parte de uma chaminé, uma claraboia e o plano inclinado da cobertura com estrutura de madeira coberta de telhas metálicas.

Acesso principal

Casa da Floresta: Casas  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

O acesso principal da residência se dá através de uma escada, que nos leva a uma cota inferior. A imagem nos mostra a paisagem estonteante da praia da Joaquina, leste da ilha de Florianópolis. Para não . Portanto, a adequação do projeto ao terreno acidentado teve como propósito preservar a vista para o mar, num gesto de generosidade e respeito à natureza e à paisagem, como um patrimônio coletivo.

Hall de entrada

Casa da Floresta: Corredores e halls de entrada  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

Ao descer a escada de madeira, já percebemos pela sua materialidade, o estilo rústico da edificação, que será reforçado pelos demais espaços da residência. A transição da paisagem natural e do espaço externo para o interior do edifício é marcada pela presença marcante de vegetação, da madeira e pela luz natural abundante que invade o hall de entrada pela abertura zenital e pela cobertura de vidro.

Varanda

Casa da Floresta: Terraços  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

Ao atingir o hall de entrada, uma espécie de varanda que divide a casa em dois setores, nos deparamos novamente com a vista surpreendente do mar. Na varanda, temos a experiência real da materialidade e da espacialidade da residência, uma experiência que os olhos não nos proporciona desde o espaço externo, quando nosso corpo ainda não foi confrontado com sua espacialidade e materialidade. Portanto, este projeto nos evidencia que esta casa é algo a ser experimentado e apreendido com o sexto sentido e não para ser percebida com os olhos, sempre suscetíveis a truques e falsas impressões.

Área social

Casa da Floresta: Cozinhas  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

Como mencionado, a varanda divide a casa em dois setores. De um lado estão os espaços sociais, cozinha e sala de jantar e do outro lado estão os espaços íntimos. Ambos os setores se abrem para a varanda e para o exterior, desfrutando das vistas privilegiadas da paisagem natural do entorno da residência. Nesta imagem, podemos perceber a estrutura da casa em concreto armado aparente, pilares de seção circular e laje, e a combinação de materiais naturais, como a madeira, e industrializados, como o vidro e chapas metálicas.

Sala de jantar

Casa da Floresta: Salas de jantar  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

Em todos os ambientes é possível desfrutar das vistas estonteantes da praia da Joaquina e da vegetação nativa da serra Catarinense. Na sala de jantar, percebemos a presença do mobiliário vintage em madeira, composto de mesa de jantar, cadeiras, aparador e uma cristaleira, que dão um toque rústico e natural ao ambiente. Há também acessórios coloridos, como a luminária com pendente na cor amarela.

Cozinha

Casa da Floresta: Cozinhas  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

A cozinha é organizada de modo a facilitar o trabalho de preparo das refeições. Não existem armários. E, as bancadas, feitas de concreto, deixam os utensílios e objetos à mostra, como elementos decorativos. As penelas, por exemplo, ficam suspensas na coifa metálica, de cor preta. Uma bancada curva de concreto também serve como área de apoio e para refeições rápidas. O espaço da cozinha é demarcado pelo piso de concreto, formando uma ilha cercada pelo piso de madeira. Os utensílios à mostra e a cor vibrante da geladeira tornam o ambiente mais despojado. 

Banheiro

Casa da Floresta: Banheiros  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

No banheiro predomina a mesma combinação de materiais rústicos, pedra e madeira, e vidro. A parede se eleva até a altura dos ombros, proporcionando à vista da paisagem natural externa e ao mesmo tempo assegurando completa privacidade. Um móvel rústico de madeira serve de suporte para a cuba de apoio.

lareira

Casa da Floresta: Quartos  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

O dormitório, integrado à varanda, é marcado pela paisagem natural deslumbrante, que invade o espaço através dos amplos planos envidraçados, que descortinam a paisagem e ao mesmo tempo trazem a lua natural para o ambiente sem comprometer a intimidade. Materiais naturais como a pedra, presente na parede curva, e a madeira, que reveste o piso e paredes, tornam o ambiente mais aconchegante. Um dos destaques do ambiente é a lareira à lenha e sua chaminé metálica, na cor preta.

Home-office no dormitório

Casa da Floresta: Escritórios  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

Detalhes como a mesa de madeira, de estilo rústico, que compõe o home-office, e o espaço lounge, ao fundo, fazem do dormitório um espaço personalizado e versátil.   

Suíte principal

Casa da Floresta: Quartos  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

Além de área de descanso e relaxamento, o dormitório é o espaço dedicado ao prazer do morador. Um mezanino de madeira, situado cobre a cama, serve de sala de estar íntima e proporciona vistas privilegiadas do mar e da natureza circundante. O closet é integrado ao ambiente e aberto, deixando as roupas à mostra. As cores dos acessórios, como almofadas, a colcha e o abajur, complementam a decoração rústica do ambiente e dão-lhe personalidade. 

Mais informações de projetos de quartos, você encontra aqui.

Você construiria uma casa enterrada no solo? O que você achou desta proposta?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!