Casa mágica

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Neste artigo apresentamos o magnífico projeto de interiores de um apartamento, de autoria do escritório BJ Decorações de Interiores, sob responsabilidade da arquiteta Bárbara Jalles Guimarães, que apostou nas qualidades materiais e estéticas da madeira, que aparece no revestimento do piso, no painel do living room, e em diversos móveis com componentes em madeira. Além disto, a combinação e a escolha do mobiliário foi pautada em peças consagradas e icônicas do design internacional, resultando em ambientes requintados e elegantes. 

Confira a seguir mais detalhes e imagens deste projeto de interiores primoroso, baseado na combinação de materiais de acabamentos e mobiliários nobres, que deram vida a um lar aconchegante e requintado.  

Sala de jantar

A sala de jantar, integrada à sala de estar e à cozinha, possui uma mesa de jantar imponente, feita em estrutura de madeira e tampo de mármore, e oito cadeiras The Chair, com estrutura em madeira de tauari maciça e tingimento em PU, na cor preta, além de assento em espuma injetada, revestido em couro ecológico. Mais uma vez, uma peça clássica de Hans Wegner ornamenta e enobrece o ambiente. A cadeira The Chair, criada em 1949, é considerada a obra mais emblemática do designer dinamarquês. Ela foi a cadeira escolhida para o debate presidencial entre John F. Kennedy e Richard Nixon, no primeiro debate presidencial televisionado nos EUA, em 1960. Portanto, a escolha da cadeira The Chair além de charme e conforto, traz também um pouco de história para o ambiente.

Living room

No living room fica evidente a proposta do projeto de interiores de combinar materiais de revestimento nobres e de qualidades estéticas marcantes com peças de mobiliário de prestígio internacional e design atemporal. Além do piso de madeira, que cobre todo o piso do ambiente, realçando a sensação de integração e de aconchego, um painel de madeira nogueira americana destaca-se pelo contraste com as superfícies brancas e foscas e pelas qualidades únicas e nobres da madeira, tornando o ambiente mais agradável e elegante. Uma ampla tela, com pintura abstrata em preto e branco complementa a decoração do ambiente.

Integração espacial

A integração dos ambientes e liberação total da ampla abertura que percorre todo o espaço social, resultou em um ambiente amplo, confortável e banhado de luz natural, filtrada pelas persianas blackout, na cor branca. A madeira é o elemento que dá identidade e unidade aos ambientes. Além dos revestimentos, a madeira aparece em diversos móveis, como na estrutura da mesa de centro, de forma circular. 

Sala de estar

O destaque da sala de estar, além do painel de madeira nogueira americana, é o conjunto de móveis e acessórios de design consagrado e sofisticado. À direita, a cadeira Shell, projetada pelo designer dinamarquês Hans J. Wegner nos anos 40. A cadeira é também conhecida como cadeira sorriso, devido a sua forma sinuosa e despojada. A cadeira Shell materializa o pensamento de Hans Wegner, que acreditava que um objeto deveria ser belo de todos os ângulos. Ela tornou-se um clássico e combina com todos os estilos de decoração e de ambientes. Ela possui estrutura em madeira carvalho americano, cores que variam entre castanho, preto, mogno, imbuia, tabaco, natural, mel ou vermelho e revestimento em couro ecológico, natural ou suede.

Detalhes: abajur

Mies Van der Rohe, ícone da Arquitetura Moderna e do Estilo Internacional, que mudou completamente a maneira de projetar espaços habitáveis e móveis e objetos, disse que Deus está nos detalhes, que sintetiza a obsessão do designer pela beleza da forma e pelo requinte dos detalhes, embora o discurso oficial pregasse a depuração estética. Esta lógica acabou sendo incorporada por inúmeras gerações sucessoras. Neste projeto percebemos o quanto os detalhes contribuem para a qualidade estética do ambiente. Detalhes como o abajur de forma clássica, com suporte em vidro e cúpula em tecido, dão um toque de delicadeza e elegância à sala de estar.

Detalhes: vaso de plantas

Um olhar mais apurado desvenda a presença marcante do vidro, em diversos objetos e acessórios, como os vasos de plantas que ornamentam o living room. Nesta imagem, um vaso de vidro incolor de forma traz a presença das flores para o espaço de convívio social, tornando o ambiente mais agradável e acolhedor.

Detalhes: armário inferior

Elementos em madeira possuem uma presença marcante neste projeto, evidenciando o uso intensivo da madeira, em seu estado mais natural, nos revestimentos do piso e do painel da sala de estar, ou um estado mais abstrato e industrializado, como na estante alongada com diversos nichos que percorre todo do guarda-corpo junto à janela. A escolha de uma estante baixa buscou liberar a abertura para o melhor aproveitamento da luz natural. Já os nichos abertos se justificam pelo desejo de deixar os objetos à mostra, resultando em um ambiente mais despojado.  

Barzinho

No espaço entre a cozinha e o living room, foi criado um barzinho, que conta com uma adega frigobar, bancada, uma estante para o armazenamento de bebidas e armários planejados, na cor branca. A disposição do barzinho tornou o espaço mais funcional, por estar diretamente interligada com a sala de jantar.

Cozinha

A cozinha, em estilo americano, priorizou a praticidade e a funcionalidade. Junto à bancada e à pia da cozinha uma faixa do piso foi revestida com material impermeável, enquanto uma outra faixa do piso manteve o revestimento em madeira, que se prolonga para a área de circulação e para o living room, realçando a sensação de integração espacial. Portas de correr, revestidas com espelhos, possibilitam que a cozinha seja fechada e se isole da área social, quando se desejar mais privacidade. Além disto, os espelhos da porta de correr têm a função de tornar o espaço da cozinha mais amplo e  confortável. 

Banheiro

O lavabo também possui piso de madeira, mas ao invés das superfícies brancas, o lavabo é decorado com papel de parede, na cor verde oliva, com listras horizontais, e um amplo espelho. A  Um vaso de vidro incolor com flores e o projeto luminotécnico, embutido no teto em gesso, complementam a decoração do ambiente e cria uma atmosfera mais intimista e elegante.

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

Suíte master

Na suíte principal, assim como nos espaços de convivência, predomina a combinação de superfícies brancas e abstratas e piso revestido em taco de madeira, devidamente renovado. Na parede divisória do dormitório foram criados quatro nichos, revestidos em madeira, para servir de suporte para objetos decorativos. Duas banquetas de madeira, peças de antiquário, que servem de criado mudo, um abajur acrílico de desenho clássico, um baú rústico de madeira e a cabeceira em tapeçaria complementam a decoração do ambiente, tornando-o mais delicado e aconchegante.

Do que você mais gostou neste projeto de interiores? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!