Cortinas fantásticas para salas de estar

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A sala de estar é o principal ambiente social da casa. É na sala de estar que desfrutamos da companhia dos familiares e gostamos de receber nossas visitas, amigos e familiares. Portanto, estamos sempre buscando soluções para tornar este ambiente mais confortável, mais aconchegante e mais elegante, de modo a acolher a todos com conforto e requinte. Um dos aliados nesta tarefa são as cortinas, que se apresentam de diversas cores, texturas e materiais. As cortinas quado bem utilizadas, ou seja, em sintonia com os demais elementos e objetos do ambiente, contribuem significativamente para incrementar as qualidades ambientais e estéticas de qualquer ambiente, desempenhando por vezes o papel de protagonista na decoração. 

Portanto, neste artigo você poderá conferir exemplos fantásticos de salas de estar decoradas com cortinas, que proporcionam além de conforto visual, um charme e uma elegância irresistíveis a estes ambientes. Confira a seguir e deixe-se encantar pelo requinte da combinação perfeita entre cortina, mobiliário, revestimentos e demais acessórios decorativos. 

Cortinas translúcidas

Neste projeto, o espaço lounge apresenta diversos elementos que dialogam para compor um ambiente elegante, intimista e aconchegante. Inspirado no artdeco, o espaço conta com elementos de cores predominantemente neutras, com exceção do tapete vermelho aveludado, obras de arte de artistas renomados, forro de gesso rebaixado e revestimentos nobres. Além disto, o espaço se integra com o terraço jardim, na parte externa, através das amplas aberturas que circundam o espaço, fechadas apenas pelas cortinas translúcidas de tom metalizado, que se destacam no ambiente, tornando-o ainda mais charmoso e sofisticado.

Cortinas brancas

Salas de estar minimalistas por Tony Santos Arquitetura
Tony Santos Arquitetura

Projeto de Interiores

Tony Santos Arquitetura

As cortinas são elementos móveis e transitórios que todavia podem exercer o protagonismo na decoração do ambiente. Neste projeto, além de controlar a incidência da luz natural, a ampla cortina branca e translúcida, dá privacidade ao ambiente sem impedir o contato visual com o jardim externo. E, além da elegância e do charme da sua imponência, a cortina evidencia também a grandiosidade e monumentalidade espacial do living room, com seu pé-direito duplo e profundidade acentuada. 

Cortinas bege

Sala de estar fechada: Salas de estar modernas por AL11 ARQUITETURA
AL11 ARQUITETURA

Sala de estar fechada

AL11 ARQUITETURA

Em geral as cortinas têm a função primordial de prover privacidade e diminuir a intensidade da luminosidade nos ambientes em determinadas horas. Neste projeto, assinado pelo estúdio All 11 Arquitetura, as persianas, na cor branca, que combinam com as superfícies do piso, das paredes e do teto, funcionam como blackout, controlando a intensidade da luz natural, enquanto as cortinas na cor bege, que combinam com o tapete e os elementos em madeira, dão um toque de elegância e requinte ao ambiente.

Cortinas com barra

Neste projeto, a combinação de cores dos diversos elementos buscou criar um ambiente elegante e sofisticado, sem contrastes bruscos. As tonalidades neutras servem para harmonizar o ambiente e realçar os detalhes em dourado e a parede pintada na cor azul. Entre os elementos neutros, destaca-se a cortina bicolor, com a parte superior na cor bege e uma faixa inferior na cor preta, combinação que dá um toque de elegância e sofisticação ao living room deste loft. 

Cortinas marrom

As cores são sobretudo elementos construtivos. Elas influenciam nossas experiências sensoriais num determinado espaço e desempenham portanto um papel fundamental na decoração do ambiente. As cortinas portanto são elementos que podem ser utilizados para trazer cores a sala de estar. Neste projeto, cortinas na cor marrom criam um contraste suave com os elementos de cores neutras e deixam o ambiente mais sofisticado e aconchegante.

Cortinas com trilhos escondidos

Apartamento Vila Grimm: Salas multimídia modernas por LEDS Arquitetura
LEDS Arquitetura

Apartamento Vila Grimm

LEDS Arquitetura

Além do material, das cores, da textura, as cortinas também apresentam particularidades que fazem toda a diferença no resultado final da decoração do ambiente. Os trilhos da cortina por exemplo podem ficar aparentes ou escondidos, resultando em soluções distintas. Neste projeto, o forro em gesso oculta os trilhos das cortinas, tornando o ambiente da sala de estar mais aconchegante e elegante. Além disto, a cortina na cor marrom de tom pastel, combina com os elementos em marcenaria, como o painel em madeira que serve de suporte para a TV e dá mais personalidade e unidade ao living room.

Cortina preta

Salas multimídia ecléticas por homify

Além da função de controlar a luminosidade e dar privacidade aos ambientes, as cortinas também têm outras funções. No teatro a cortina separa o público do palco e se abre para dar vida à encenação artística. Este efeito cênico do teatro, de resguardar o mistério, também pode ser desempenhado pela cortina em nossos ambientes. Neste projeto, a parede revestida com painéis de madeira nogueira americana possui uma abertura ampla que é fechada por cortinas na cor preta. A cortina serve de divisória entre a sala de estar e a sala de jantar e cria um efeito teatral surpreendente. 

Cortina colorida

Loft Sustentável - Ambiente da Casa Cor SC  2015: Sala de estar  por Studium Saut Arte & Interiores
Studium Saut Arte & Interiores

Loft Sustentável – Ambiente da Casa Cor SC 2015

Studium Saut Arte & Interiores

Neste projeto, as cortinas mais uma vez realçam a espacialidade imponente do ambiente. Além disto, as cortinas coloridas criam um diálogo harmonioso, no qual o cinza e o laranja são as vozes predominantes, que deixam o ambiente mais despojado e elegante. Objetos inusitados e as almofadas coloridas complementam a decoração do ambiente, tornando o mais personalizado e acolhedor.

Cortina com estampas

Existe uma infinidade de soluções em cortinas, com estampas e desenhos dos mais variados. Portanto, uma forma simples e original de tornar ambientes mais coloridos e despojados é utilizar e combinar acessórios com cores como cortinas, estofados, almofadas, tapetes, etc. Neste projeto, a sala de jantar é composta de móveis rústicos e acessórios como cortinas e almofadas com estampas coloridas de cores semelhantes, resultando em um ambiente descontraído e acolhedor.

Cortinas de aço

Vimos que as cortinas também podem ser usadas como divisórias, delimitando precisamente o espaço, mas possibilitando a integração espacial e visual com os demais circundantes. Neste caso, quem busca privacidade, deve optar por uma cortina em tecido opaco. E, quem busca originalidade e um estilo arrojado, pode optar por materiais inusitados, como uma cortina metálica, que vemos neste projeto. A cortina metálica dá um toque industrial e de sofisticação à sala de estar e ao mesmo tempo permite a total integração com o espaço circundante. 

Para saber mais informações sobre projetos de sala de estar, acesse aqui nossa seção especial dedicada a este ambiente.

Qual modelo de cortina combina mais com a decoração da sua sala de estar? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!