Cores e Feng Shui

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Sua casa está precisando de uma repaginada e de boas energias ao redor? Antes de começar a introduzir as cores, é muito importante saber o significado e as influências energéticas que elas podem ter dentro da sua residência. A adição de um elemento com determinado matiz pode fazer uma grande diferença na composição total e até mesmo no humor de quem vive no local.

De acordo com a teoria do Feng Shui, a paleta cromática deve ser testada e experimentada pelos moradores ou ocupantes de um determinado cômodo ou espaço. Cada pessoa tem um leque de referências e pode sentir as cores de jeitos variados. Desta maneira, é interessante que se avalie tudo antes. Principalmente, se as cores vão estar presentes na parede ou artigos caros ou grandes do mobiliário.

O resultado que as cores trazem para quem convive com elas pode ser energizante, calmante e repleto de significados ou emoções. Portanto, uma boa dica é escolher a cor de um cômodo fazendo uma lista das cores preferidas, prestando atenção nas sensações que cada cor pode despertar. Para começar o ano bem e da melhor maneira, renove as energias da sua casa com as cores corretas. Confira o post!

Vermelho

Apartamento Bairro de Higienópolis: Sala de estar  por CARMELLO ARQUITETURA
CARMELLO ARQUITETURA

Apartamento Bairro de Higienópolis

CARMELLO ARQUITETURA

Energia, paixão, ação, calor e as mais variadas emoções são transmitidas com o uso da cor vermelha. O matiz vermelho tem a capacidade de trazer vitalidade e pode até elevar a autoestima das pessoas. Nos tons mais alarmantes e até nos mais queimados, o vermelho se apresentar como uma cor imponente. O vermelho é conhecido por ser a cor do sucesso e poder pelo fato de representar o fogo. As salas, cozinhas e escritórios funcionam bem o adição desta cor. Nos quartos não é tão indicado pelo fato de ser uma cor energética, podendo levar a insônia. Caso tenha medo de errar na medida e pesar no décor, use vermelho em detalhes mais discretos.

Laranja

Casa  por Dekape
Dekape

Sofá cama abatible y deslizante

Dekape

A cor laranja é conhecida por proporcionar força, coragem e determinação, o que é ótimo para deixar as pessoas que ocupam o ambiente mais confiantes e determinadas. Este matiz ainda é estimulante e inspirador, ajudando a trazer criatividade e alegria. Além disso tudo, o laranja é uma cor ligada à terra, o que deixa os ambientes mais sérios e sóbrios com um toque mais orgânico e artesanal. O laranja pode funcionar muito bem em qualquer ambiente, principalmente quando adicionado a certos tons de cinza.

Branco

A cor branca representa a leveza e o ar. É uma cor ótima para incentivar o uso da criatividade. Funciona perfeitamente para as cozinhas, área de serviço, lavabo e banheiro pois pode trazer uma estética de limpeza e pureza. O branco é a cor da paz, da pureza e da espiritualidade. Os ambientes totalmente decorados em branco podem acelerar o chi, que é a energia vital, causando ansiedade em quem habita o local. O branco funciona bem para portas, janelas e molduras. Espaços pequenos ficam com uma aparência mais ampla com o branco nas paredes.

Azul

OPEN HOUSE | MAX LACERDA: Cozinha  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

OPEN HOUSE | MAX LACERDA

Casa de Valentina

A cor azul simboliza diretamente a tranquilidade, a harmonia e a paz. O azul escuro pode transmitir uma ideia de profundeza, sabedoria e inconsciente. O azul claro traz um sentimento de paz, proporcionando um clima tranquilo e relaxante. No Feng Shui, os tons de azul mais escuros podem ser usados nas áreas da sabedoria, como escritório e salas de multimídia. Em um modo geral, o azul é um ótimo matiz para ser adicionado em detalhes nas salas, quartos de casal, quartos de criança, biblioteca, sala de estudo e espaço de meditação.

Verde

​Um projeto diferente, repleto de personalidade! Estilo retrô-moderno-underground: Cozinha  por Oleari Arquitetura e Interiores
Oleari Arquitetura e Interiores

​Um projeto diferente, repleto de personalidade! Estilo retrô-moderno-underground

Oleari Arquitetura e Interiores

O verde, em todos os seus tons, é a cor que representa a família e está ligada diretamente ao elemento madeira. O verde é uma cor utilizada para balancear e equilibrar diversos ambientes. Por ser ligada a elementos naturais, o verde traz um toque bucólico e sentimental. O verde claro é ótimo para ser adicionado nos quartos, principalmente de criança. A cor é boa para renovar as energias e iniciar um novo ciclo, como o começo de ano ou a mudança para uma nova residência. Nesta sala projetada pelo escritório Oleari Arquitetura e Interiores, o verde das paredes deixa o ambiente descontraído e harmonioso.

Violeta

Reforma Apartamento Brooklyn: Sala de estar  por Estudio MB
Estudio MB

Reforma Apartamento Brooklyn

Estudio MB

Roxo é uma cor ligada diretamente às energias das emoções e das boas ações. Este matiz simboliza grandes ideais, inspirando dignidade, autoridade e respeito. Em alguns povoados, o roxo pode ter um significado espiritual muito forte, representando a profundeza da alma e as meditações. Quando utilizado em ambientes claros, o roxo pode trazer um contraste interessante e charmoso. Nesta sala ao lado, o tapete roxo deixa o espaço mais íntimo e aconchegante.

Amarelo

O amarelo representa poder e e luz. É conhecida por ser a cor da concentração e da comunicação, por estar sempre associada à sabedoria e às experiências de vida. É a cor que simboliza a estabilidade e o dinamismo. O uso do amarelo pode acelerar a energia, sendo uma boa opção para estimular a alegria e espontaneidade. Este matiz é indicado para ser usado na cozinha, pois está ligado à alimentação ou em escritórios para ajudar na concentração para desenvolver projetos.

Cinza

O cinza é a cor que fala sobre equilíbrio dos opostos. É o meio termo entre extremos, pois é o balanço entre o preto e o branco. Segundo o conceito do Feng Shui, é uma boa opção para ambientes divididos entre amigos. Muitas vezes visto como uma cor triste e estática, quando misturado com cores mais vibrantes pode trazer elegância, deixando determinados ambientes com um toque refinado. O cinza é indicado para o mobiliário das salas de estar, cozinhas e detalhes dos quartos. Para mais dicas relacionadas ao Feng Shui, confira Feng Shui para a casa no próximo ano.

Você seguiria a teoria do Feng Shui para dar cor à sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!