10 aparadores belíssimos para salas de jantar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Móvel extremamente versátil, o aparador é uma peça quase incontornável na sala de jantar, onde serve de apoio para travessas, copos e bebidas durante as refeições.

Ele pode ser confeccionado nos mais variados estilos e materiais, tais como madeira, vidro e metal. Igualmente, a cor pode integrar a peça ao ambiente ou destacá-la dele. O aparador também pode ser aberto ou fechado, com prateleiras aparentes ou com portas vazadas, de acordo com o projeto pensado para a residência. 

Do mais despojado ao mais luxuoso, um aparador preenche o espaço e pode até mesmo servir para separar ambientes contíguos, geralmente sala de jantar e sala de estar. Pode exibir obras de arte, fazer as vezes de bar ou não receber absolutamente nada, de modo que a própria peça se destaque.

Neste artigo, selecionamos e comentamos sobre 10 aparadores encantadores que podem servir de inspiração para a sua sala de jantar.  

Laca verde azulado

O projeto desta sala de jantar privilegia as linhas contemporâneas, retas e limpas, e evita o excesso de mobiliário que pode comprometer a circulação do dia a dia. Tendo isso em mente, um aparador em laca verde azulado serve de fundo para a mesa oval e as cadeiras brancas em estilo moderno. O aparador, que recebe quadros e outros objetos, compõe ainda com os armários superiores da cozinha americana, que são em laca verde claro. 

Móvel antigo

Na sala de jantar desta residência à beira mar em Natal, no Rio Grande do Norte, uma cômoda antiga em madeira faz as vezes de aparador, uma vez que este material é adequado para resistir à umidade e à oxidação comuns no litoral. Graças ao espelho que cobre a parede por trás dela, o móvel se destaca e compõe perfeitamente com uma larga mesa clara para doze lugares e cadeiras forradas em tecido branco.  

Madeira entalhada

No mesmo projeto de sala de jantar, realizado pelo escritório Renato Teles Arquitetura, está presente outro aparador, desta vez um verdadeiro aparador de madeira rústica, com as portas lindamente entalhadas. Posicionado na parede lateral em relação à parede onde está o móvel antigo da imagem anterior, o aparador recebe dois abajures em material natural e cerâmica, o que permite a iluminação difusa do ambiente. Toda a decoração do espaço segue a proposta arquitetônica da casa, que é a de realçar a presença da natureza.

Madeira e vidro

O projeto desta residência é essencialmente clássico, mas procura trazer toques de contemponeidade para os seus diversos ambientes, o que reforça um estilo eclético O aparador da sala de jantar tem tampo de madeira escura e base em vidro, que se harmonizam com a mesa retangular em vidro e as cadeiras escuras de encosto alto. Detalhes em azul nos objetos decorativos e o grande espelho trabalhado sobre o aparador complementam delicadamente o conjunto. 

Como bar

A decoração deste apartamento em São Conrado, no Rio de Janeiro, privilegia a claridade e os móveis neutros, harmonizando-os, no entanto, com móveis herdados da família. É o caso do aparador clássico de madeira clara desta imagem, que tem base simples e pés entalhados. A peça faz as vezes de bar, com uma bandeja com bebidas e copos. As flores, os quadros e o abajur são brancos, conferindo leveza e luz ao aparador.   

De madeira vazada

Buffet em madeira e tela de Antônio Poteiro: Sala de jantar  por Fernanda Sperb Arquitetura e interiores
Fernanda Sperb Arquitetura e interiores

Buffet em madeira e tela de Antônio Poteiro

Fernanda Sperb Arquitetura e interiores

Este aparador também é de madeira clara, mas em uma versão mais moderna, de linhas retas e portas vazadas. Ele complementa uma sala de jantar em que se destaca uma mesa em madeira maciça e cadeiras claras com estrutura metálica. A peça ganha alegria e vitalidade com o quadro representativo da arte popular brasileira, em tons quentes e linhas ingênuas. Todo o conjunto é atraente e limpo, mas carregado de cor e originalidade. 

Branco

A principal característica do aparador de linhas retas desta sala de jantar, contígua à sala de estar, é ser totalmente branco, de modo a não se destacar da parede da mesma cor. Isso é relevante em um ambiente em que detalhes como quadros de estilos variados e um frigobar vermelho devem ganhar destaque. Aqui o aparador  fechado serve de apoio ao bar sobre o pequeno eletrodoméstico, ao exibir taças coloridas. O quadro sobre o aparador, ao contrário dos demais, se destaca pela neutralidade de cor e pelo desenho sinuoso. O conjunto é clean, harmonizando-se perfeitamente com a mesa de tampo de vidro e as cadeiras estofadas em tom cinza. 

Branco vazado

Este aparador branco com portas vazadas é um móvel longo que serve tanto a sala de jantar quanto a de estar. Ele é parte de um projeto minimalista em um apartamento no Rio de Janeiro, que prioriza os tons de branco, como se pode ver nos quadros acima dele e na mesa de tampo oval. Com isso, os detalhes do resto da decoração são destacados, como as cadeiras estofadas em tons acastanhados e a estrutura em madeira da poltrona da sala de estar. O aparador tem linhas retas e recebe objetos discretos.

Cromado

Apartamento cosmopolita: Sala de jantar  por Renato Teles Arquitetura
Renato Teles Arquitetura

Apartamento cosmopolita

Renato Teles Arquitetura

Neste apartamento cosmopolita, a sala de jantar se destaca com mesa, cadeiras e cúpulas de iluminação pretas. O aparador segue a mesma linha, com tampo de metal cromado e pés escuros. A parede de espelho por trás da peça amplia o espaço e confere um ar sofisticado ao conjunto. Sobre o aparador, nada de excessos: apenas uma escultura em metal que exibe bom-gosto e elegância. A iluminação planejada no teto e o abajur de piso imprimem claridade à sala de jantar.

Despojado

A sala de jantar desta casa em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, segue o estilo tropical de todo o projeto. A mesa e as cadeiras são em madeira clara, enquanto o aparador é despojado, em madeira escura e linhas retas. Sobre ele, apenas algumas cerâmicas e plantas. O piso claro e a luminosidade proporcionada pela grande porta que dá acesso ao terraço e ao jardim destacam os tons das madeiras dos móveis e a decoração mínima. Quer ter outras ideias para decorar com aparadores? Leia este artigo e se inspire.

Qual é o seu aparador favorito?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!