Ecológica: essa casa na praia da Pipa é perfeita por dentro e por fora

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Casa WR, Renata Matos Arquitetura & Business Renata Matos Arquitetura & Business Varandas, alpendres e terraços tropicais
Loading admin actions …

Hoje desembarcamos em Pipa, no Rio Grande do Norte, para apresentar o projeto de uma residência unifamiliar simplesmente fantástica. A Casa WR de 219,91 m², projetada pela arquiteta Renata Matos, prioriza a interação com a natureza e faz uso de diversas soluções tecnológicas, de modo a minimizar o impacto da construção no entorno e no meio ambiente, além de agregar maior conforto. 

Curioso para desvendar todos os encantos e todos as atrações desta casa encantadora e ecológica? Então confira a seguir mais imagens e detalhes desta casa com interiores, área de lazer e vistas para a praia simplesmente deslumbrantes. 

Casa de praia ecológica

residência foi equipada com soluções tecnológicas que visam a diminuição da sua pegada ecológica, tais como sistema de aquecimento solar, uso de lâmpadas de baixo consumo energético, aproveitamento da ventilação cruzada, telhado suspenso para reduzir a transmissão de calor para o espaço interno, a elevação da casa para isolá-la da umidade do solo, entre outras.  

Uma área de lazer inacreditável

Uma das principais atrações desta residência é a área de lazer externa, que conta com diversas atrações como o deck de madeira maciça, um pergolado de madeira e uma ampla piscina com borda infinita e uma cascata. Todas estas atrações proporcionam aos moradores as condições ideais para aproveitar os dias de folga em um clima descontraído e encantador. Direcionado para a praia, o espaço se integra à paisagem circundante com o uso intensivo da madeira e proporciona vistas privilegiadíssimas.

Espaços fluído e conectados

O interior da residência é caracterizado pela fluidez e interligação dos ambientes com o espaço externo, tirando maior proveito da iluminação e da ventilação natural. 

A sala de estar conta com um painel revestido de pedras naturais, que dialoga com as peças de madeira do forro de cobertura, dando um toque rústico à decoração. A paleta de cores adotada foi inspirada na fauna e flora locais, em especial nos pavões que habitam o condomínio. Azul turquesa, verde e azul são os destaques.

Sala de jantar

A sala de jantar com mobiliário refinado, mesa Jet e cadeiras Panton em ratan sintético, abre-se inteiramente para o terraço, através das portas de correr de vidro. As aberturas generosas, além de proporcionar um melhor aproveitamento da luz e da ventilação natural, descortinam as vistas extraordinárias do mar.  

Terraço

O terraço oferece ainda um espaço gourmet, do qual o pergolado de madeira é parte integrante. Sob o pergolado os moradores e convidados podem contemplar a vista simplesmente fascinante da praia.

Cozinha

Na cozinha, graças a bancada de apoio em forma de ilha, é possível servir as refeições mais informais. As cores, assim como na área social, agregam personalidade e deixam o ambiente mais descontraído. 

Cozinha

A cozinha é equipada com eletrodomésticos de última geração, como a geladeira side by side de acabamento inox.

Lavabo

O lavabo esbanja sofisticação graças ao emprego de materiais nobres, como o mármore da bancada com cuba esculpida e iluminação embutida. Não tem como não se render aos encantos de cada detalhe da decoração.

Quarto de hóspedes

A decoração dos dormitórios prioriza a sensação de conforto e de intimidade, com destaque para o uso de móveis e acessórios de materiais naturais e estilo rústico, que trazem aconchego. 

Móveis e acessórios

Na suíte master, o mobiliário de madeira e acessórios exclusivos, como o abajur de cabeceira, agregam funcionalidade e personalidade ao ambiente.

Suíte master com trilha sonora

A suíte master proporciona uma perspectiva privilegiada da praia, graças às generosas portas de correr de vidro, que trazem o mar para dentro do ambiente. Além da vista e da brisa fresca que invade o quarto, é possível sempre ouvir ao fundo o som das ondas arrebentando na praia.

Banho da suíte

O mar está sempre ao alcance, pelo menos dos olhos, e é a inspiração do projeto, que buscou proporcionar o máximo de contato com a paisagem natural circundante. Até mesmo no banheiro, durante o banho, os moradores podem se sentir conectados com o mar, pois o box é vedado com vidro transparente.

Banheira

A banheira estilo free standing proporciona aos moradores maior comodidade e requinte. Já pensou tomar um banho de banheira com este mar azul turquesa ao fundo?

Área de lazer: churrasqueira

Nesta imagem vemos o espaço da churrasqueira, revestida de pedra natural, integrada ao pergolado de madeira. Além da churrasqueira, complementa a área de lazer o amplo terraço com deck de madeira e a piscina de borda infinita.

Piscina com borda infinita

O efeito da piscina de borda infinita depende de certas condições para funcionar, como a proximidade de lagos, rios ou da praia. Portanto, aqui podemos ver perfeitamente o efeito surpreendente da borda infinita, que cria a ilusão da água da piscina se misturar às águas do mar.

Área de lazer: deck de madeira

Com o deck de madeira maciça e espreguiçadeiras distribuídas por todo o terraço, os moradores podem aproveitar os dias de sol e curtir a vista do mar de um ponto privilegiado.

Que nota você daria para este projeto?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista