15 dicas de decoração com móveis de madeira

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Os móveis de madeira são sempre um atrativo e um diferencial na decoração dos ambientes, combinando com todos os estilos de decoração, vernacular, colonial, rústico, moderno, eclético, vintage, moderno e contemporâneo. Além disto da resistência e durabilidade, a madeira, por ser um material natural, apresenta qualidades materiais e estéticas únicas e vantagens ambientais, pois a madeira é um material inesgotável, quando consideramos sua procedência de áreas de reflorestamento, e impacta significativamente menos o meio ambiente comparada com materiais como o aço, o vidro ou o concreto, que demandam muita energia para sua produção. 

Portanto, existem muitas razões para a difusão do uso de móveis de madeira na decoração. Neste artigo apresentamos exemplos magníficos de móveis de madeira que incrementam as qualidades ambientais e estéticas de quaisquer ambientes e de diversos estilos. 

Conjunto de móveis de madeira

Paraty House: Terraços  por Studio MK27
Studio MK27

Paraty House

Studio MK27

Os móveis de madeira são sempre elementos marcantes, utilizados individualmente ou combinados com outros móveis de mesma materialidade. Neste projeto, o conjunto de móveis de madeira, a mesa e os assentos de acabamento mais natural e rústico, e as poltronas de formas mais trabalhadas e elegantes suavizam o contraste com as superfícies de concreto e criam uma atmosfera mais natural e aconchegante. O vidro do guarda-corpo complementa a paleta de materiais.

Mesa de centro

CASA COR 2015 - PR: Locais de eventos  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

CASA COR 2015 – PR

Bender Arquitetura

Os móveis de madeira in natura dão um toque rústico à decoração. Neste projeto, a decoração do living room é incrementada com uma mesa de centro composta de uma seção de tronco de árvore. O móvel imponente, circundando por banquetas, também de madeira, criam um ambiente circunscrito no living room, e tornam o ambiente mais harmonioso e aconchegante.   

Mesa rústica

Sala de estar  por WOODSTONEBALI
WOODSTONEBALI

Roots / COCAINE TABLE

WOODSTONEBALI

O vidro também é um material versátil que combina com qualquer material e estilo de decoração. Portanto, quando combinados, vidro e madeira, o resultado é sempre uma combinação do vernacular com a sofisticação. Neste exemplo, a mesa de centro é composta de um pedaço de raiz in natura e um tampo em vidro, de forma orgânica. Além da funcionalidade, este móvel ornamenta o ambiente como uma escultura, tornando-o mais atraente e sofisticado.

Mesa de centro em bambu

Projeto de Arquitetura de Interiores - Sala de Estar: Salas de estar ecléticas por Sarah & Dalira
Sarah & Dalira

Projeto de Arquitetura de Interiores – Sala de Estar

Sarah & Dalira

Neste projeto, as superfícies predominantemente brancas criam um contraste suave com os móveis em madeira, realçando sua presença e seu aspecto natural de tons disformes e texturas rugosas. Além da funcionalidade, a luminária de piso, com estrutura e cúpula em madeira, e o móvel de centro, feito com tiras de bambu, tornam o ambiente da sala de estar mais sofisticado e acolhedor.

Mesa de centro em laca preta

Os móveis de madeira, como já mencionado, apresentam uma grande versatilidade e podem passar por processos de acabamento, a fim de adquirir novas texturas e cores. Uma técnica bastante empregada é a da pintura em laca, uma aplicação de resina sobre a madeira, que além de corrigir as imperfeições, cria superfícies polidas foscas ou brilhantes. Neste projeto, a cor preta dá unidade e personalidade ao ambientes. A mesa de centro retangular com acabamento em laca preta combina com a tela dupla do artista plástico Vik Muniz, que transformou uma imagem renascentista em quebra-cabeça, e com detalhes sofisticados como a luminária exuberante do designer Phillipe Starck.

Poltrona Pantosh

Neste projeto, assinado por Flávia Gerab, a poltrona Pantosh, desenhada pelo estúdio carioca Latoog, traz comodidade e requinte ao ambiente, combinando com a mesa de centro circular, também em madeira, e com os assentos almofadados de desenho geométricos. A Pantosh combina duas características marcantes, a forma curva em S e a materialidade natural da madeira. A peça é resultado da fusão de dois ícones do design moderno, incorporando as tramas geométricas da poltrona Willow (1923/24), de Charles Mackintosh, e as curvas da cadeira Panton (1968), de Verner Panton. Daí a sua denominação, Pantosh

Sofá com estrutura em madeira aparente

Varanda, alpendre e terraço  por homify

Embora a maioria dos sofás possua estrutura em madeira, que todavia fica escondida pelo estofado, este modelo de sofá destaca as qualidades estéticas únicas da madeira. O sofá Deli prioriza a leveza e a delicadeza e o uso de materiais naturais como a madeira e fibras naturais. Sua estrutura esbelta, composta de pés longilíneos em madeira maciça, concha em alumínio revestida de fibras naturais, executadas artesanalmente, torna qualquer ambiente mais elegante e charmoso. O sofá Deli pode incrementar a decoração da sala de estar, do espaço lounge ou de áreas externas, como varandas e terraços.

Estante com compartimentos e nichos

Neste projeto, a estante de canto, de formato irregular, com compartimentos fechados e nichos, feita de marcenaria e revestida com folha de madeira, é o elemento principal do ambiente, dando-lhe personalidade e unidade, contribuindo para a integração espacial da sala de estar e sala de jantar.

Estante colméia

Casa Cor Rio 2013: Espaços comerciais  por Lorena Couto
Lorena Couto

Casa Cor Rio 2013

Lorena Couto

Devido à sua maleabilidade e plasticidade, o manejo da madeira permite a criação de formas criativas e surpreendentes. Neste projeto, a dupla de designers Lorena Couto e Stéfano Barino criou uma estante com nichos e compartimentos em forma hexagonal, cujo conjunto remete a uma grande colmeia, que serve de apoio para objetos decorativos e plantas ornamentais. O painel de nichos hexagonais deixou o ambiente mais personalizado e elegante.  

Armário vintage

Como já dissemos, os móveis de madeira, dependendo de seu acabamento, criam diferentes atmosferas e estilos de decoração. Neste projeto, uma mesa de madeira longa e de aspecto rústico e um armário vintage pintado de verde, dão personalidade à cozinha e, além da funcionalidade, incrementam as qualidades estéticas do ambiente. 

Mesa de jantar rústica

Uma mesa de jantar extravagante e inusitada enriquece a decoração de qualquer sala de jantar e também agrega requinte e sofisticação ao ambiente. Neste projeto, a mesa escultural composta de tampo de madeira rústica e apoios em aço inoxidável, combinados com as luminárias de madeira e cúpulas de de vidro soprado, cria um ambiente cheio de personalidade e requinte.  

Mesa Fifties

A mesa Fifties já é um clássico do design contemporâneo. Desenhada pelo arquiteto Guilherme Torres, a Fifties é inspirada no trabalho genial de Oscar Niemeyer. Os pilares em forma de V, empregados pelo mestre da Arquitetura Moderna Brasileira, foram invertidos e deram origem ao suporte da mesa, que é composta por uma estrutura metálica interior revestida por chapas de MDF de altíssima qualidade. Neste exemplo, a mesa Fifties é revestida em laca branca e traz requinte e sofisticação ao ambiente da sala de jantar. Porém, o móvel também se adapta a ambientes como salas de reuniões e escritórios.

Aparador em madeira

Aparador Cello Estudio Terpins: Sala de estar  por Maiora Design Furniture
Maiora Design Furniture

Aparador Cello Estudio Terpins

Maiora Design Furniture

É fato que com o passar do tempo, perdeu-se um pouco o charme da marcenaria, que alguns designers e artistas nos dias de hoje buscam resgatar. A artista Jacqueline Terpins criou o aparador Cello, que resgata a marcenaria como ofício artesanal e escultural. Sua peça de forma escultural e delicada possui três pontos de apoio em forma de agulhas afiadíssimas. Esculpida em madeira talhada tradicionalmente, a peça é uma afirmação contemporânea de uma arte milenar, que se destaca em qualquer ambiente, devido a sua originalidade e elegância.

Estilo vintage

Apartamento Sabará: Casa  por Zemel+ ARQUITETOS
Zemel+ ARQUITETOS

Apartamento Sabará

Zemel+ ARQUITETOS

Os móveis de madeira também dão um toque vintage e um charme irresistível aos ambientes, quando bem arranjados e combinados com elementos com um papel equilibrador. Neste projeto, diversos móveis em estilo vintage, como a cômoda, o aparador e o armário em madeira compõem a decoração da sala de estar íntima. A combinação de móveis de mesmos tons e traços com superfícies neutras cria um ambiente vintage harmonioso e delicado.    

Móvel repaginado

Bangalô 3 irmãos - Praia de Tamandaré/PE: Quarto  por Celia Beatriz Arquitetura
Celia Beatriz Arquitetura

Bangalô 3 irmãos – Praia de Tamandaré/PE

Celia Beatriz Arquitetura

Uma das muitas vantagens da utilização de móveis de madeira é a possibilidade de repaginá-los, seja através da restauração, pintura ou repaginação, o que torna este móvel uma solução versátil, econômica e sustentável. Neste exemplo, o guarda-roupa de estilo vintage foi totalmente repaginado, ganhando novas cores e elementos, como os novos puxadores, na cor vermelha. O guarda-roupa de estilo vintage com suas cores vibrantes deixou a decoração do quarto mais despojada e jovial.

Para obter mais informações sobre decoração de quartos de casal, leia este artigo.

Você incluiria algum destes móveis de madeira na decoração da sua casa? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!