Ambientes decorados com plantas e flores

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

Machado de Assis, o importante escritor e jornalista brasileiro, escreveu na crônica Direito dos burros, a seguinte passagem: 'Ora, eu tenho rosas no meu jardim, rosas que cultivo com amor, que me querem bem, que me saúdam todas as manhãs com os seus melhores cheiros'. E, assim, estabeleceu um importante marco social do final do século XIX, o aparecimento dos jardins pessoais e domiciliares no Brasil. 

A decoração de ambientes com flores e folhagem naturais verdes com certeza é um trunfo imprescindível na concepção do design de interiores. Adaptável literalmente para todos os cômodos e qualquer canto da casa, as flores proporcionam alegria, trazem a natureza para dentro do lar e deixam os lugares com uma essência gostosa no ar.

Independente do tipo de planta, das naturais às artificiais, passando pelas medicinais, as ervas, os temperos, as que precisam de mais ou menos água incluindo exposição à luz solar ou preferência por sombra, as plantinhas irão manter um paisagismo diferenciado e de muito bom gosto. Afinal, por serem curinga, harmonizam com qualquer teor de decoração.

Confira, então, 10 ambientes decorados com muito estilo em diferentes dependência de uma residência para você incrementar qualquer linguagem de décor que a homify separou especialmente para você nesse livro de ideias. Com esse recurso, será possível agregar muito charme no visual da sua moradia. 

1. Sala de estar

Essa sala de estar segue uma linha de décor campestre que se adequa perfeitamente com uma temática mais bucólica, tendo as plantinhas como alvo fácil nesse contexto. A concepção do espaço foi elaborada pela equipe da Escala Arquitetura que não abusa do artigo mas deixa-o em evidência com charme. Além de tudo, combina com o mobiliário mais neutro e natural, com os acabamentos em madeira e a iluminação que valoriza a luz ambiente. Assim, o vaso com água e o vaso com a muda plantada, se destacam na sala conjugada entendo o padrão do conjunto da dependência. 

2. Sala de jantar

A integração da cozinha com a copa com certeza ganha um elemento singelo com a adição do vaso de flores em cima da mesa. O espaço moderno com móveis mais arrojados e layout diferenciado ganha vida com as cores vibrantes das rosas amarelas e as portas dos armários da cozinha e o aparador na sala. Os acabamentos em branco e cores neutras do piso e das paredes também adquirem elegância com o contraponto com os artigos lúdicos coloridos. 

3. Hall de entrada

As entradas das casas ou apartamentos ganham uma apresentação importante quando o hall de entrada tem uma espécie de recepção para os visitantes, sejam amigos, familiares ou ate mesmo os próprios moradores. Independente do tipo de artigos que se escolhe para adornar o canto, fica claro que uma receptividade calorosa tem depende inclusive de como você decora o seu lar. A opção por plantas verdes traz um a essência natural e um paisagismo sofisticado, como esse exemplo da foto. 

4. Embaixo da escada

O projeto desta residência assinada pelo arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris, teve como ponto de partida o terreno com um grande desnível ao fundo e a mata localizada em seu entorno. A partir destes elementos o profissional pensou em uma casa com pé direito duplo na área social e grandes vãos de vidro, trazendo para todos os ambientes internos da casa a visão do cenário natural que cerca o imóvel. Assim, a escada incorpora essas plantas com acabamento de pedrinhas brancas combinando com o revestimento do piso da escada, paredes, alinhando com o inox do corrimão. Clássico e simples, porem muito requintado. 

5. Trepadeira

A trepadeira nesse loft cheio de estilo e charme deixou o ambiente mais natural fugindo um pouco da dureza que o estilo industrial imprime nesse tipo de linguagem de decoração. O adendo inclusive não ocupa muito do espaço já diminuto da kitnet E, ainda, adiciona textura em 3D que harmoniza com outros artigos de decoração do ambiente. 

6. Na varanda

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013: Terraços  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013

BC Arquitetos

O jardim vertical nessa varanda minimalista porem cheia de charme, deixa o espaço especial para quem deseja passar tardes tomando chá, lendo um livro ou simplesmente conversando com amigos ou familiares. Para outras ideias de decoração confira o site da homify que esta repleto de dicas e recursos, livros de ideias e um banco de dados cheio de fotos sobre design de interiores. 

7. Na suite

A crença popular garante que plantas ou flores no quarto trazem mal agouro. Entretanto, há que acredite que isso seja apenas um mito e as plantinhas são inofensivas. Colocar um vasinho com terra ou com água na cabeceira da cama com certeza deixa o décor do quarto menos austero e mais cheio de vida. Por liberarem oxigênio as plantas também ajudam na sua respiração, circulação do ar no espaço alem de manter um aroma mais perfumado no ambiente. 

8. No quarto infantil

Casa Cor - Suite da menina - Projeto: Patrícia Novoa: Quarto infantil  por Patricia Novoa
Patricia Novoa

Casa Cor – Suite da menina – Projeto: Patrícia Novoa

Patricia Novoa

No dormitório infantil, as delicadas rosinhas deixam a decoração romântica e clássica muito mais delicada. Quarto de menina, inclusive, combina com as emblemas das flores, que são graciosas, líricas e sentimentalistas como o sexo feminino, no geral. 

9. No banheiro

Para o banheiro, o importante é escolher espécies de plantas ou flores que são resistentes à umidade e à falta de luz natural, comuns a esse cômodo. As de sombra ou meia sombra com certeza conseguem durar mais nesse espaço. Alem disso, abra as janelas e portas para ventilar bem o espaço depois do banho. Se for um momento de indulgencia na banheira, como essa da foto, com certeza deve ser demorado e por isso, para preservar as plantinhas, deve-se arejar bem a dependência. Orquídeas e flores suculentas como o cactos podem ser ideais para esse lugar da casa. As mais básicas como as violetas ou rosas-do-deserto também deixam uma marca bonita alem de se preservarem bem. 

10. Na cozinha

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON: Cozinhas modernas por BC Arquitetos
BC Arquitetos

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON

BC Arquitetos

Nesse espaço da casa onde a magica da gastronomia acontece, plantinhas como ervas ou temperos sempre serão bem-vindas. Afinal, o charme deve andar lado a lado com a funcionalidade e nada melhor do que usar ingredientes orgânicos que você cultiva na sua casa para incrementar seus pratos, com saúde e praticidade. Artificiais ou naturais, com certeza as plantas influenciam na decoração da cozinha e adicionam um toque de aconchego. Como no exemplo da foto que traz exemplares em cima do armário, contribuindo para o visual do cômodo, mesmo num cantinho aparentemente escondido. 

Qual cômodo melhor aceitou a composição com flores?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!