Ideias para decoração de salas pequenas

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

A forma mais fácil, prática e barata de redecorar uma sala de estar é trocando a paleta de cores através dos tecidos e estampas das almofadas. Parece óbvio, mas experimente fazer isso na sua casa!

A diferença pode ser crucial. Quando cansamos das velhas cores que escolhemos há um certo tempo e não temos verba para trocar o sofá ou os revestimentos, um pequeno investimento em tecidos diferentes pode ser a melhor solução para nossa casa. Como todos os anos os fabricantes de cores e estampas se atualizam com as tendências de mercado, só de ir à uma loja de tecidos já estaremos dando um bom passo para também nos atualizarmos.

Mas não se preocupe, a moda está aí para quem goste ou não, então no caso das almofadas é possível combinar todos os tons e estampas que amamos, mesmo aqueles mais clássicos e tradicionais.

E mais! Para aqueles que possuem em casa uma sala pequena e busca por dicas de decoração, pode começar por aqui. A melhor decoração de ambientes é aquela que sabe trabalhar com consistência uma boa paleta de materiais, cores e estilos. E vejam que interessante! Tudo isso pode caber mesmo no cantinho mais minúsculo se soubermos aproveitar o universo de possibilidades que é a decoração com almofadas coloridas. Então vamos lá!

Pop e industrial

Salas de estar industriais por ESTUDIO DELIER
ESTUDIO DELIER

cuadro coca cola

ESTUDIO DELIER

Para aqueles que amam as decorações de estilo industrial, nossa sala pequena certamente irá ganhar muita personalidade com a utilização de revestimentos mais rústicos como cimento queimado, tacos e tijolos a mostra em contraste com objetos que abusem da cor. Esta mistura de vários contrapontos pode gerar um ambiente pop, moderno e bem aconchegante. Não se esqueça de variar bastante as estampas das almofadas!

Descontração tropical

Nesta residencia cheia de descontração, alguns toques de inspiração tropical com jovialidade podem ser dicas muito úteis na decoração da sua sala pequena. A começar por uma utilização bem generosa das cores como os laranjas, roxos, pinks e azuis dedicadas exclusivamente a compor uma paleta pautada nos objetos decorativos. As almofadas são apenas alguns deles, com diversas estampas e formatos, que no contexto de fundo sóbrio e iluminado geram toda essa atitude perfeita para a casa do surfista.

Estilo mediterrâneo

Para quem gosta de paz e tranquilidade com uma paleta de cores inspirada nos azuis leves e cores claras e iluminadas, com muita luz natural no ambiente e aquele ar de beira de mar, seu estilo é o mediterrâneo. Móveis brancos de madeira, com design mais antigo, algumas plantinhas e mimos que trabalhem toda a ambientação. Mas não significa que numa sala dessas precisamos necessariamente ficar nos tons pastéis, pois as cores são sempre bem vindas e inovam em qualquer estilo. Aqui nesta sala mega fofa, as almofadas fazem esse papel, acrescentando alguns tons mais vivos como o amarelo e o rosa, que deixam o cantinho com ainda mais beleza.

Inspiração brasileira

Condomínio Aeronáutico : Terraços  por Spazhio Croce Interiores
Spazhio Croce Interiores

Condomínio Aeronáutico

Spazhio Croce Interiores

E já para quem é patriota e gosta de ressaltar as belezas do nosso Brasil, os materiais utilizados nesta varanda pela arquiteta Roseli Croce dão um show de decoração. Tudo bem que não se trata de uma sala pequena, mas imaginem esses elementos trazidos para a realidade do nosso apartamento, como podem transformar! Aqui as almofadas trabalham a estampa de bambuzinho, a textura quase artesanal e a cor vermelha bem viva. Tudo isso numa base de sofá claro com estrutura de palha. Achamos sensacional!

Modernidade e rigor

APARTAMETO - TAMARA RODRIGUEZ ARQUITETURA: Salas de estar modernas por Tamara Rodriguez Aquitetura
Tamara Rodriguez Aquitetura

APARTAMETO – TAMARA RODRIGUEZ ARQUITETURA

Tamara Rodriguez Aquitetura

Se o estilo que gostamos é aquele de inspiração mais moderna e atualizada, a decoração com almofadas também é mais do que bem vinda. Como neste projeto muito criterioso, que trabalhou o contraste de diferentes estilos de design combinados com as estampas fortes e a presença marcante do preto e branco. Aqui o fundo prateado do esquema de cores trás à vista um ambiente de puro requinte. Como exercício, podemos até imaginar esse canto sem as almofadas. Vejam que dará aquela sensação de que falta algo. É isso, estamos indo no caminho certo!

Clássico e impecável

O estilo clássico geralmente é o mais revisitado quando procuramos por referências luxuosas e imponentes. Marcado por tons de off white, cremes e dourados, trabalha sempre as cores claras e materiais nobres e frios como pedras e metais. Nesta sala bastante clássica, as almofadas ajudam a dar mais sensação de conforto para a paleta. Com tons que variam também até o marrom, outra nuance muito bem vinda no estilo, chegou-se num ótimo resultado como personificação do conceito de requinte.

Grafismo e design

Os designers e arquitetos geralmente amam arte com grafismos e linhas, pois são algumas das bases que alicerçam essas profissões. Modernas e ricas em referências de design, algumas casas partem para essas estampas com a finalidade de promover ambientes descolados e muito limpos visualmente, sem abdicar dos detalhes minuciosos e bom gosto pela arte. Decorar uma sala pequena com essas inspirações pode ser muito simples se soubermos utilizar os objetos certos.

Contraste e sobriedade

Agora, se somos daquelas pessoas que sempre preferem tons frios e sóbrios, vale dizer também que não necessariamente precisamos abdicar da cor. Aqui nesta sala pequena e simpática, as almofadas compõe uma ótima paleta com o verde e as variantes de azul, deixando para os outros objetos unicamente o contraste dos claros com os materiais escuros metálicos, referências marcantes e fios expostos neste estilo de decoração .

Cerâmica e iluminação

Este ambiente criado para que a cerâmica de tijolinho faça o papel principal, trabalhou com cuidado a iluminação de forma a aproveitar as texturas e criar um jogo muito aconchegante no resultado da cor. As almofadas ajudam a compor essas sensações com cores que se comunicam também com o acabamento da poltrona. Aqui podemos ver o quanto alguns toques cuidadosos podem resultar em muito conforto e aconchego que com certeza caberão perfeitamente na decoração da sua sala pequena.

Feminilidade e alegria

Num apartamento descontraído como este, várias referências modernas foram misturas com muitas cores e carinho, trazendo toques de feminilidade com tecidos pitorescos e divertidos combinados com outros objetos alegres e carismáticos. Aqui o espaço deixa à mostra a estrutura de acabamento em concreto e faz um contraste muito bem vindo através do amarelo, maravilha, vermelho, laranja e azul. Se olhar atentamente verá que todas essas cores foram usadas com muito cuidado para seguirem uma linha bem composta.

Estilo asiático

Closets asiáticos por The Orange Lane
The Orange Lane

Eclectic Apartment

The Orange Lane

Quando pensamos em almofadas coloridas, já somos diretamente remetidos às inspirações asiáticas de decoração que utilizam muitas almofadas e estampas coloridas como parte de sua cultura. Esta casa indiana é uma ilustração precisa dessa fonte da qual adoramos trazer inspirações para nossa realidade. Muita cor e formas fazem referências à religião e costumes indianos. Por isso é tão gostoso fazer uma boa pesquisa antes de começar a decoração da nossa sala. Fica a dica!

Simples e moderno

Projeto Amauri: Salas de estar modernas por Suite Arquitetos
Suite Arquitetos

Projeto Amauri

Suite Arquitetos

Como falamos, espaços pequenos podem usar e abusar das cores nos objetos que são inclusive muito recomendadas quando temos um espaço com revestimentos mais monocromáticos. A vantagem de decorar nossa sala com almofadas coloridas e estampadas é que sempre dá tempo de mudar de ideia e se reinventar. É o exemplo desta sala que ousou bastante na escolha das estampas e que pode facilmente mudar quando houver necessidade.

Esperamos que todos esses exemplos tenham trazido ótimas ideias para que vocês comecem já a repensar a decoração. Uma sala pequena pode sim reunir ideias muito legais, basta ficarmos atentos à nossos gostos e pensar bem no resultado em que queremos chegar. Para mais dicas de decoração, visite também este link. Uma ótima semana!

Quais dessas almofadas ficariam perfeitas na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!