Ideias de buffets para salas de jantar

Douglas Galan Douglas Galan
Loading admin actions …

Assim que se popularizaram entre as famílias burguesas, no século XVIII, as salas de jantar, antes restritas à realeza e seus palácios, ganharam uma configuração que contemplava o uso de buffets de apoio e cristaleiras – além da mesa e cadeiras, obviamente. Passando por diferentes estilos e épocas, o buffet sobreviveu a gerações, chegando às residências contemporâneas trazendo consigo um perfume de outras décadas. Não dá para negar que os detalhes e rococós das peças em estilo clássico são encantadores. Mas também é comum encontrarmos móveis de estilo setentista, em linhas retas, ou com design retrô e coloridos, característicos da década de 60. Isso porque neste período o buffet ganhou repaginações ao sabor das tendências que imperavam durante esses anos.  Há quem prefira livrar-se das fórmulas datadas e apostar em um móvel completamente atual, com desenho arrojado e execução com marcenaria especializada. Seja qual for o estilo, o buffet para sempre guardará a função de armazenar o aparelho de jantar e outras peças, sendo além de decorativo, muito útil. 

Futurista

Neste apartamento colorido para família jovem e despojada, a parede da sala de jantar é uma atração à parte. Com pintura em azul klein ou bic, a superfície chama a atenção, especialmente por ter ganhado a companhia de um buffet na mesma cor, criando ainda mais impacto. Para reforçar o destaque, foi instalado um grande espelho redondo logo acima do móvel. Com tanta informação, bastaram pequenos objetos para decorar. 

Descolado

O arquiteto Paulo Mencarini, do escritório PM Arquitetura, partiu do conceito industrial e explorou ao máximo a criatividade aliada à funcionalidade e conforto, neste apartamento. A região abaixo da escada foi aproveitada com a inserção de um buffet em madeira. Além de funcional a peça cria um cantinho original, com a presença de quadros.

Classicão

Este buffet de estilo clássico europeu em madeira, ganhou repaginação, com pintura em azul claro e incorporação de detalhes como portas e prateleiras de vidro. Uma peça muito requintada que cabe em diferentes tipos de sala de jantar. Em parceria com objetos decorativos delicados, o móvel traz um clima romântico para o lar. 

Setentista

Veja como o aparador ao fundo de estilo retrô combina perfeitamente com o restante da decoração, como a poltrona amarela e o tapete geométrico. Para esse tipo de móvel, o ideal é criar uma atmosfera limpa, com adereços decorativos simples. No exemplo, vemos sob o aparador uma luminária upcycling, pequenos vasos de plantas e um quadro com mensagem gráfica. Assim, a peça vem à tona.

Retrô

O casal de clientes, agora com mais um filho na família, entrou em contato com o escritório Lore Arquitetura para buscar um apartamento novo, pois acreditavam que esse que eles moravam não comportava mais o estilo de vida da família e nem o tamanho. O que eles não esperavam, é que o sonho de consumo deles poderia ser realizado naquele apartamento mesmo! Assim os 160 metros quadrados do imóvel ganharam vida nova, com espaço, inclusive, para móveis superestilosos, como este buffet com três portas que exploram a geometria.

Sessentinha

As cores e estampas da década de 60 marcaram um estilo de época. Móveis coloridos, em tons fortes, de madeira pintada reinavam nas cozinhas desta geração. Aqui está um exemplo típico desta tendência para quem quiser rememorar os comportamentos da vida doméstica daqueles tempos. 

Minimalista

O buffet não precisa ser necessariamente um móvel colorido e cheio de adornos. Seu único compromisso é servir de apoio e armazenagem para aparelhos de jantar. Assim, é possível conceber propostas como esta, composta por linhas retas e portas de toque. E quase nenhum objeto decorativo está em sua extensa superfície. Nesta sala de jantar minimalista, outro móvel não cairia tão bem.

Rústico

O móvel de estilo clássico em madeira ganhou pintura patinada em tons variados. A estrutura e as gavetas da peça receberam tinta lixada de aspecto rústico. Já as molduras das portas foram preenchidas com desenhos florais. A mesa e as cadeiras de jantar também apelam para o estilo clássico/campestre. Curiosamente, em contraponto, a residência tem fechamento de vidro e outros elementos contemporâneos em sua arquitetura, mostrando um bem casado encontro de épocas. 

Moderninho

Esta sala de jantar de estilo moderno tem no jogo de elementos variados seu norte de composição. Repare que nenhuma cadeira é igual a outra em torno da mesa redonda. Em meio a essa desordem bacana, o buffet dá um toque especial. Com estrutura de madeira e portas levemente vazadas, a peça cria um toque romântico, sobretudo, por contar com a parceria do espelho oval e outros detalhes delicados, como quadros e plantas. 

Contemporâneo

É possível encomendar em algumas lojas de planejados ou em marcenarias de confiança uma peça moderna e totalmente personalizada, como a que está presente no projeto desta sala de jantar. O buffet tem as laterais e superfície em cor vermelha, que diferem das portas, brancas, limpas e com abertura de toque. Um móvel marcante e totalmente sintonizado com os dias atuais. 

Clássico, retrô ou atual? Qual estilo de buffet é o seu preferido?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!