10 planos de piso inteligentes que o vão inspirar

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
CASA 88º, Atelier O'Reilly Atelier O'Reilly Casas tropicais
Loading admin actions …

Quem constrói uma casa ou compra um apartamento em construção sempre de definir uma planta. Um plano de piso é um desenho ou uma imagem computadorizada das condições espaciais. Ali pode ver como a casa deve ser espacialmente dividida, onde ficarão a casa de banho e a cozinha, onde janelas vão ficar janelas e para que locais estão planeadas as portas. Um plano de piso pode ajudá-lo a imaginar melhor o espaço de vivência da sua futura casa. Além disso, as dimensões exatas podem ser lidas a partir de desenhos técnicos que incluem as dimensões. Assim a disposição do mobiliário, da cozinha e da casa de banho já podem ser planeados com antecedência.

Hoje trazemos-lhe 10 ideias para plantas de casas onde se pode inspirar para planear a sua!

Plano de piso com sala de estar aberta

A vantagem de uma planta com as dimensões das divisões por metro quadrado é que ajuda muito a transmitir apresentação visual dos espaços. Neste plano de uma casa familiar moderna, a família e os convidados são recebidos num grande átrio. Em vez de uma adega a casa possui uma despensa, onde a máquina de lavar e os mantimentos encontram o seu lugar. Além de uma sala de estudo e um pequeno WC social, a espaçosa área de estar pode ser acedida de uma porta de asa. Em qualquer plano de piso as portas devem ser colocadas para que possa perceber em que direção elas irão abrir, permitindo uma planificação mais eficiente dos móveis. Atualmente a tendência é integrar uma cozinha aberta na sala de estar e de jantar. A cozinha está separada visualmente da sala por meio de uma ilha de cozinha, que fecha com a parede.

Primeiro andar em casa pequena

O andar superior desta pequena casa consiste apenas num quarto e numa casa de banho. Do plano do piso térreo, podemos ver que parte do quarto está separada por uma parede aberta. Nesta parte foi desenhado um pequeno canto com sofás que, apesar da diminuta área, permite privacidade suficiente na cama. A casa de banho  é simples, mas muito bem conseguida, com área da banheira em espaço aberto com o quarto. Um só passo leva à grande banheira e a um chuveiro separado do vaso sanitário por uma parede. Em sua casa a sanita também pode ser escondida da zona de banhos porque definitivamente não é o mobiliário mais bonito deste pequeno oásis de bem-estar.

Plano de piso com garagem

Nesta imagem, podemos ver a planta de uma acolhedora casa unifamiliar com garagem. Através de um pequeno corredor, o visitante acede a uma casa de banho social, a uma sala de estudo e ao living em open space. Este está equipado com uma cozinha aberta, uma mesa de jantar e uma área de estar. Devido à construção aberta, a sala é muito funcional, e as janelas de luz do teto ao chão permitem que a luz do dia entre. Embora a casa não seja particularmente grande oferece espaço para tudo o que uma casa de sonho deve ter. O grande terraço abrange quase toda a área de estar, o que torna o interior ainda mais bonito.

Bungalow: tudo num só piso

Anteriormente a planta de uma casa era representada por um desenho técnico. Os arquitetos faziam um esforço substancial para elaborar o layout dos espaços e as suas dimensões num trabalho manual de desenho e cálculo. Agora, quase todos os profissionais trabalham com um software de computador, o que permite visualizar com mais rigor os espaços de vivência e me fornecer imediatamente uma ideia clara a disposição do mobiliário. Desta forma, o comprador ou compradores da habitação podem imaginar melhor o resultado final. Este bungalow tem todas as áreas funcionais num só andar. A vida sem escadas é particularmente adequada para pessoas com problemas de mobilidade, usuários de cadeiras de rodas e com crianças. Uma vez que todos os quartos estão no piso térreo, os bungalows na maioria dos planos de piso parecem maiores do que as casas de vários andares. Como é frequentemente o caso, a sala de estar está no centro da ação. Este exemplo mostra, ao contrário dos anteriores, uma cozinha fechada que faz fronteira com a área de jantar. Uma vez que os bungalows geralmente são construídos uma adega, a cozinha pode ser usada para aceder a uma grande sala de serviço.

Plano de piso antes e depois

Especialmente ao comprar um apartamento o mais normal é que os planos de piso sejam feitos de acordo com um modelo ou proposto por um arquiteto. Mas se a nova casa ainda estiver na fase inicial de construção, o comprador pode fazer algumas modificações. Neste exemplo, vemos uma imagem de antes e depois, com as alteração pedidas pelos compradores, em que três salas se tornaram uma. O proprietário optou por um espaço de vida de plano mais aberto, proporcionando assim uma área de estar e de jantar maiores. Antes de a conversão ser planeada, no entanto, é necessário verificar quais as paredes que podem ser removidas. Devido à gravidade e aos pisos superiores, nenhuma parede de suporte pode ser cortada ou omitida.

Penthouse com área de estar espaçosa

Uma cobertura acima dos telhados de uma metrópole é algo especial. Especialmente se tem um grande terraço, a partir do qual se pode ter uma ampla vista sobre a cidade. No primeiro piso deste apartamento de luxo podemos descobrir não só os quartos habituais, mas também uma sauna, um banho de vapor, um quarto de vestir e um elevador que vai diretamente para o apartamento. A sala de estar, que neste piso é modestamente chamada de salão, oferece muito espaço para uma cozinha aberta com ilha de cozinha e para tudo o que pertence numa sala de estar de designer. O tamanho do espaço não pode ser inferido desta planta, mas qualquer pessoa que possa escolher entre o banho de vapor e a sauna seguramente terá espaço suficiente para se sentir bem.

Open space virado a sul

Nas partes quentes e tropicais do planeta terra a vida quer-se aberta e desimpedida, muito baseada nos exteriores. Muitas vezes as casas são completamente abertas para que a sala, a cozinha e a área de jantar sejam protegidas apenas por duas paredes exteriores e um telhado. Nesta planta, vemos uma frente de janela, que pode ser completamente aberta se necessário. Assim os habitantes podem sempre trazer o exterior para o seu espaço de habitação. Este plano que aque lhe mostramos pode ser tido como de visualização, mas dá-nos uma boa idéia do método de construção.

Visão de sonho de cada quarto

Esta planta também pertence a uma casa no sul. Os arquitetos planearam os espaços dos quartos de modo a permitir uma vista privilegiada da piscina a cada membro da família. Os quartos estão equipados com uma casa de banho e podem ser alcançados através de um longo estrado de madeira. Além disso, o resto da casa é adaptado a um clima quente. Uma cozinha ao ar livre, bem como uma sala de estar aberta, combinam a vida na casa e no jardim.

Plano de piso de uma moradia de luxo

Esta planta pode bem ser a representação perfeita de uma casa de moradia de vários andares, pois os pisos inferiores também estão incluídos na visualização. A arquitetura extraordinária desta moradia de luxo deixa claro que os sonhos de design quase não têm limites. O piso térreo e o primeiro andar têm o espaço habitual (com mobiliário luxuoso), enquanto o piso superior é coroado por um grande terraço e uma fantástica vista da piscina.

Formas modernas

Um traçado quadrangular é prático e funcional mas, quando se trata de experienciar vivências extraordinárias, a planta da sua casa de sonho também pode sair caixa. Em vez de linhas retas, os espaços podem ganhar mais caráter com paredes inclinadas e oferecer o chamado espaço Nieschen para cantos de sofá acolhedores. A planta apresenta uma área de vivência no piso térreo que, por divisão inteligente, consegue proporcionar espaço para três quartos e uma ampla sala de estar. Cada quarto tem uma casa de banho privativa com chuveiro, enquanto a casa de banho comum, com banheira, é acessível a partir do corredor. 

Este artigo fica por aqui, mas se ainda não encontrou a inspiração perfeita para a sua casa de sonho pode continuar à procura no artigo ’5 casas modernas de um só piso (com as plantas para se inspirar ainda mais)’.

E não se esqueça de visitar a nossa loja on line!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista