Apartamento LP: Cozinhas modernas por BEP Arquitetos Associados

10 modelos de kitnet para se libertar

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

A quitinete ou kitnet, é um tipo de apê com proporções pequenas, formado geralmente por apenas dois cômodos: uma sala-quarto-cozinha e um banheiro e, todos com espaço extremamente reduzido. Por ser considerada um modelo mais barato de imóvel, acabou se popularizando como um recurso mais em conta de moradia. 

O apartamento quitinete foi concebido nos Estados Unidos, procurando adaptar hotéis à função residencial em um momento em que algumas cidades, como Nova York e Chicago, passavam por um acentuado processo de povoação concentrado nas áreas centrais. No Brasil, se instalou com o advento de edificações desenvolvidas por Adolf Franz Heep, um arquiteto alemão que dedicou grande parte da sua obra na construção de kitnets durante a década de 40, em São Paulo. Do ponto de vista arquitetônico, foi o resultado de um período de efervescência na metrópole, uma mistura de transformações culturais, sociais e econômicas da cidade, na época. Inclusive, efeito da reestruturação do mercado imobiliário, que precisou se adequar aàs grandes demandas da capital, com uma área urbana em expansão. 

E, esse tipo de domicílio, tem tudo a ver com a dinâmica em que se vive na atualidade. Por isso, criamos esse livro de ideias cheios de dicas e sugestões sobre decoração para kitnets. Confira nossa lista com 10 modelos que farão você se apaixonar. Com certeza você irá querer mudar para uma habitação com o mesmo porte, charme e graça desses exemplos!

1. Modelo de Kitnet Espaçoso

Claro, você não pode magicamente expandir o tamanho do seu apartamento (a menos que você derrube as paredes do vizinho). Mas com um pouco de planejamento de espaço e a decoração certa, você pode maximizar cada centímetro quadrado de seu espaço para criar uma kitnet moderna sem precisar de reforma!

Esse espaço totalmente integrado e ao mesmo tempo setorizado, foi concebido pela equipe de Claudia Albertini e Chris Silveira Arquitetos e se trata de um apê super descolado que usa de todas as áreas possíveis para aconchegar seus moradores. Com funcionalidade presentes em todos os ambientes e em cada artigo de decoração, acaba por ser uma junção dos cômodos de um apartamento que se adéqua às necessidades de um profissional com autonomia porem com uma vida social agitada. Apesar de não tão grande, a residência acomoda visitas de amigos, jantares e ate uma pequena festa. Destaque para a parede do quarto vibrante, com texturas e grafite. 

2. Projeto de Kitnet Funcional

Seu primeiro instinto na decoração de uma quitinete pode ser tratá-la como uma sala aberta em vez de dividir o ambiente em pontos menores. Mas lembre-se, criar divisórias ajudará a maximizar seu espaço.

Ha vários modelos de kitnets, mas uma kitnet decorada transforma um pequeno espaço em lugar agradável e aconchegante. Use tapetes para delinear o ambiente. Pense em como você usa o espaço e arruma os móveis de acordo, certificando-se de definir zonas para entretenimento, dormir e trabalhar em casa, por exemplo. Coloque um ou dois pufes embaixo de uma mesa de console para abrir o espaço quando precisar de assentos extras para os convidados, isso vai dar a impressão de expansão. Tente incluir peças de mobília que possam ter mais de uma função, como uma bancada que possa ser usada como mesa de jantar. Com o layout correto, você pode colocar muita utilidade em um pequeno espaço.

Com a expansão das cidades e o agravamento do déficit imobiliário, os espaços multiuso têm se tornado tema constante de nossas discussões. Neste apartamento de 30 m² localizado em Brasília, o BEP Arquitetos procurou atender a demanda por áreas íntimas e sociais. Alguns recursos inteligentes como espelho, cama retrátil porta de correr no banheiro e o aparador que vira mesa de jantar permitem a mobilidade, facilitam a circulação e garantem o layout diferenciado do apê. A busca pelo espaço despojado fica por conta dos acabamentos e detalhes do décor dos cômodos: tons de madeira, a pintura em cimento queimado e o piso escuro em PVC.

3. Kitnet Simples e Iluminada

Este projeto de kitnet tem um design bem moderno e inovador. Veja como a decoração inteligente transformou a minúscula residência em um pequeno e confortável apartamento. A primeira tarefa foi criar um espaço iluminado e multifuncional. A Decoração casa bem em todos os detalhes e faz dessa kitnet uma fabulosa obra de arte. O toque final neste pequeno ninho é a aconchegante e atraente mobília que se adaptou perfeitamente com a iluminação.

Essa kitnet super transada foi idealizada com inspiração nos loft de Nova York. O crédito da foto fica por conta do fotógrafo André Monteiro e mostra com precisão o charme e estilo desse apê. Um dos destaques é a iluminação, na qual o projeto contou com a expertise dos lighting designers da Guido Iluminação e Design. No apartamento localizado em Santos (SP), litoral paulista, a opção de cores primárias para os ambientes, como o vermelho e o azul, garantem personalidade ao espaço. Além disso, o uso do LED para a iluminação garante os efeitos de decoração contemporânea, destacando os elementos nova-iorquinos.

4. Industrial

O estilo industrial se difundiu em Nova York entre os anos 1950 e 1970 a partir da transformação de galpões e estúdios em lares. Na verdade, o loft, qualquer moradia que elimina divisões criando um espaço comum, normalmente adaptado para um apê pequeno é também uma espécie de kitnet. Nessa linhagem de décor, usa-se espaços amplos, repletos de tijolos e tubulações aparentes, madeira, metal e muito concreto para criar um ambiente contemporâneo. No exemplo da foto, a finalização com preto deixa os detalhes super bonitos. 

5. Industrial II

O espaço moderno traz o acabamento com cimento aparente como carro chefe desse estilo industrial tao usado e conservado por kitnets. Para outras ideias de espaços, livros de ideias e tudo sobre o mundo da decoração e design de interiores, confira o site da homify.

6. Neutro

No apê de estilo eclético, o que se sobressai é a funcionalidade e as cores mais claras que compõe o ambiente. A mesa de jantar que usa de um sofá rente a bancada da cozinha e cadeiras sobressalentes também é uma solução para integrar os cômodos, resolver falta de espaços e integralizar áreas de socialização como a cozinha, a sala de jantar e estar. 

7. Acabamento Negro

Apartamento Alto do Ipiranga: Salas de estar modernas por SP Estudio
SP Estudio

Apartamento Alto do Ipiranga

SP Estudio

O apartamento de 38 m² prevalece a paleta de cores escuras e negras no acabamento. Toda a iluminação foi feita através de eletrocalha perfurada e spots com lâmpadas de LED, que permitem a fácil distribuição da iluminação sem precisar de forro de gesso e de quebra, além de trazer um visual mais descolado. O aconchego do móvel fica na distribuição dos cômodos, privilegiando espaço de circulação. 

8. Kitnet Pequena com Detalhes Coloridos

Mantenha as coisas leves ao escolher cores para o sua quitinete. Embora as cores mais ricas e escuras tenham a tendência de fazer os espaços parecerem menores aos olhos, tons claros abrem as coisas de volta. Tente usar a paleta de cores certa para o seu pequeno apartamento. Ao decorar sua kitnet, concentre-se em usar duas cores claras e brilhantes para decorar a maior parte do espaço. Em seguida, adicione uma cor de acentuação mais escura para garantir que as coisas permaneçam visualmente interessantes. Em seguida, escolha uma segunda cor ousada para os acentos da sala. No entanto, você pode querer limitar sua paleta de cores a uma gama limitada de cores já que muitas cores na decoração de um espaço pequeno podem ser exagero.

A cozinha aliada ao living desse apê ganha uma temática alegre e descontraída com o adendo de artigos de decoração com cores vibrantes e lúdicas. Além disso, os moveis planejados deixam o espaço bem dividido e com grande área para circulação, preservando uma funcionalidade grande. Por fim, o espalho deixa o ambiente com a sensação de amplitude. 

9. Ultramoderno

O projeto se constitui de três cubos, um dentro do outro, formando os ambientes da casa. Com forte influência da arquitetura modernista paulista dos anos 50 a 70, a arquiteta soube harmonizar de forma criativa no conceito lúdico e nos espaços integrados. Utiliza linhas simples, ângulos retos, formas limpas e vigorosas, tudo aliado a materiais aconchegantes e jogo de texturas intensas. Posicionados um dentro do outro, os cubos projetados pela profissional forma o loft de 168 m².O primeiro dá acesso à área social, composto por obras de arte e por duas bicicletas suspensas, do Grupo Viszla. Este espaço é seguido pela cozinha, com móvel em madeira natural com marchetaria artesanal da Valcucine, e pela sala de jantar.

10. Minimal

O ambiente moderno conserva uma mobília com layout arrojado que acomoda todas as necessidades dos moradores com precisão e muito estilo, preservando acima de tudo a beleza estética com funcionalidade. Assim, a sala de estar fica bem angulada junto à sala de jantar. 

Qual estilo de kitnet você mais se identificou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!