17 Ideias Para Instalar Um Toldo No Seu Quintal Já | homify

17 Ideias Para Instalar Um Toldo No Seu Quintal Já

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
C4sun Varanda, alpendre e terraçoMobiliário
Loading admin actions …

Para aproveitar quintais, jardins e outras áreas externas ao máximo, é indispensável contar com móveis confortáveis e um espaço sombreado que proteja do sol, do vento e da chuva. As experiências oferecidas por um ambiente de lazer ao ar livre são mais flexíveis e dinâmicas quando a devida estrutura está prevista.

Os arquitetos da homify oferecem diversas ideias de cobertura de quintal para ajudar você a montar um espaço de lazer agradável e funcional no seu terraço ou jardim. Entre essas soluções estão os toldos, como os toldos de lona e os toldos de enrolar, elementos perfeitos para fazer uma cobertura.

Essa cobertura no terraço ou jardim pode ser provisória ou fixa, dependendo da base que você vai escolher. Também pode ser apenas no teto ou fechando as laterais, com função semelhante à das paredes. Há opções para todos os gostos e necessidades.  Confira neste livro de ideias! 

1. Cobertura de toldo para fazer sombra

C4sun Varanda, alpendre e terraçoMobiliário

Os toldos são uma alternativa bastante popular para oferecer sombra aos ambientes externos. Com desenhos inovadores, estruturas leves e estética atraente, esses elementos são perfeitos. Neste modelo da imagem, a função do toldo é apenas fazer sombra, já que ele é alto e plano, não protegendo da chuva ou do vento.

2. Toldo de enrolar para cobertura dupla

C4sun Varanda, alpendre e terraçoMobiliário

Há toldos para todos os tamanhos e necessidades, por isso são estruturas que vão além de sua funcionalidade tradicional. Neste caso, a cobertura dupla conta com um desenho interessante e é eficiente, protegendo dois ambientes distintos. Quando não há necessidade de uso, eles são enrolados para dentro da estrutura metálica fixa, o que também os protege do excesso de exposição e aumenta sua vida útil.

3. Toldo para quintal

Nas áreas de piscina que são descobertas, é muito comum o uso de guarda-sol, daquele modelo que fica encaixado no centro da mesa. Porém, ele não protege uma grande área, diferente do toldo. Nesse sentido, com certeza vale o investimento.

4. Lona para toldo cumprindo a função de varanda

Se tem uma pequena área externa ao lado das paredes da casa, mas não tem cobertura, pode instalar uma estrutura simples para o toldo, aproveitando as paredes já existentes. Neste modelo foi necessária apenas uma estrutura extra para manter o toldo montado.

5. Moderna estrutura para toldo

Um toldo pode ser instalado sobre uma estrutura metálica e ser combinado a um sistema retrátil para recolhê-lo sempre que necessário. Esta é uma estrutura fixa, que demanda um investimento maior, porém é mais segura e funcional.

6. Toldo estilo guarda-sol

Este é um modelo de guarda-sol diferente, em um tamanho maior, que tem o principal benefício de não necessitar de estrutura extra para ser fixado. Então pode ser colocado no meio do jardim, por exemplo.

7. Cobertura de lona com proteção lateral

Este é um desenho mais tradicional, no qual enrolar e desenrolar o toldo é bastante simples. Tem a funcionalidade de proteger uma lateral, o que é um benefício contra vento e chuva, não apenas contra o sol.

8. Toldo tridimensional

C4sun Varanda, alpendre e terraçoMobiliário

O desenho deste toldo conta com uma geometria original e planejada para suportar as intempéries com bastante resistência. Porém, necessita de uma boa estrutura para ser esticado.

9. Toldo de enrolar para terraço

Mais um exemplo de uma peça que se desenrola e conta com uma cor vibrante e alegre, esta é uma solução perfeita para proporcionar ótima sombra em um terraço pequeno.

10. Suporte para toldo em estrutura metálica

Neste projeto, a instalação do toldo é feita sobre uma forte estrutura metálica. É uma ótima maneira de não precisar construir uma estrutura em alvenaria e utilizar telhas para cobrir, podendo ser fixado e instalado de forma permanente.

11. Toldo como varanda

Este toldo é uma extensão do beiral da casa que não é suficiente para fazer sombra. Além da utilidade principal, também oferece uma estrutura bonita que complementa o visual do espaço.

12. Gazebo feito de toldo

Com os toldos, também é possível criar um ambiente adicional na área do quintal. Este exemplo é perfeito, já que o espaço está protegido inclusive em suas laterais.

13. Cobertura viva

Se está em busca de algo realmente original, aqui está um toldo 100% natural. Sobre a estrutura de uma pérgola metálica, deixaram crescer um teto verde charmoso e vívido. O resultado é simplesmente fascinante.

14. Toldo com sistema de iluminação integrado

O jardim é o ambiente perfeito para passar horas com os amigos e familiares, até mesmo durante a noite. No entanto, para aproveitá-lo depois do pôr do sol é importante contar com certa infraestrutura. A iluminação é essencial para que seja usado durante a noite e cria uma atmosfera envolvente.

15. Cobertura feita com tecidos leves

Você pode simplesmente fazer coberturas a partir de soluções como tecidos leves suspensos. Um contraste harmonioso e espetacular, como pode ver nesse projeto para a área externa lateral de uma casa.

16. Toldo de lona para pátios pequenos

Mesmo a menor das áreas externas pode ser bem aproveitada com a utilização de um toldo. As opções fixadas nas paredes ficam mais altas, deixando o espaço mais agradável, parecendo maior e mais confortável.

17. Pérgola com toldo de PVC

Muito além das lonas e outros tecidos, as coberturas para o jardim também podem ser feitas em PVC, oferecendo uma maior durabilidade, pois resistem bem às mais variadas condições climáticas.

O que considerar na hora de escolher o toldo ideal?

Como você viu, há várias ideias para instalar um toldo na sua área de lazer aberta. Mas na hora de comprar, não pode escolher o toldo apenas pela aparência. Existem critérios essenciais para avaliar antes de fazer esse investimento, garantindo que não vai se arrepender.

Em primeiro lugar, determine a sua necessidade. Qual será a finalidade do seu toldo? Quer que seja fixo ou vai ser preciso recolhê-lo toda vez após o uso? Se precisar que o toldo seja removido da área instalada constantemente, as melhores opções são aquelas que você consegue tirar com facilidade, presas por ganchos, ou os toldos de enrolar e os deslizantes.

Já se quer uma estrutura fixa, pode tanto escolher os toldos em estilo de barracas, quanto os modelos com estruturas fixas de metal, madeira ou alumínio, sobre os quais vão o toldo será instalado, seja ele apenas para o teto ou também para as laterais.

Ao pensar em uma estrutura fixa, deve-se também considerar a resistência do material, pois o toldo vai ficar exposto a todas as intempéries. Por fim, antes de ir comprar o seu toldo, tire as medidas da área em que pretende ter cobertura. Pesquise bastante antes de comprar e lembre-se que esse é o tipo de coisa que não vale a pena pagar tão barato achando que vai economizar.

Conheça os 5 materiais mais usados em toldos e coberturas

Acrílico – Leve e bonito, deixa passar a luz, mas não o calor, e ainda protege contra raios UV. É um material de fácil manutenção e limpeza, além de resistir bem a desgastes do tempo. Porém, não é impermeável e, portanto, não protege contra a chuva.

Lona de PVC – Muito popular, é relativamente barato, impermeável e resistente à chuva fraca. Mas não serve para áreas de uso contínuo, pois absorve calor.

Policarbonato – Material leve e flexível, pode ser translúcido ou transparente e apresenta acabamento similar ao vidro. Proporciona boa iluminação, bloqueando raios UV. Resiste bem a impactos e chuva e vento fortes. Embora seja impermeável, conserva calor.

Polipropileno – Também conhecido como PET reciclado, é considerado sustentável. É leve, flexível, resistente ao sol e às intempéries e fácil de limpar e manter, pois impede a proliferação de fungos.

Thermoscreen – Indicado para regiões quentes e áreas muito ensolaradas, como o entorno de piscinas, é um tecido leve e flexível que protege do sol forte sem prejudicar a ventilação. Porém, como apresenta microfuros, é permeável, ou seja, não protege contra chuvas.

Qual destes é o melhor toldo para a sua casa? 
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!