Mesa de centro, uma peça versátil

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Elemento importante na decoração da sala de estar, a mesa de centro tem múltiplas funções, dependendo dos propósitos para a qual é prevista. Pode ser meramente decorativa, mas também pode servir para receber comidas e bebidas durante uma visita de amigos ou, ainda, servir para se sentar ou colocar os pés em um momento de descanso. 

A mesa de centro é uma peça que se presta a todos os estilos. E pode pode vir em composição dupla ou superposta.

Alguns móveis de centro não são sequer mesas, mas bancos e estofados. A principal característica da mesa de centro é ser versátil, podendo ser confeccionada nos mais diversos materiais, como madeira, vidro ou metal. 

Inspire-se nesta seleção de fotos para ter ideias para a sua sala de estar!

Madeira maçica

A sala de estar desta casa de veraneio apresenta uma larga mesa de centro em madeira maciça, que se harmoniza com as poltronas em tecido claro e também com as cadeira em madeira escura e o tapete de fibras naturais. Ela é perfeita para expor livros e revistas, assim como plantas e pequenos objetos. Pode servir igualmente de aparador para copos e pratos durante uma sessão caseira de cinema ou durante a visita de amigos.

Madeira e vidro

A madeira se alia ao vidro nas mesas de centro desta ampla sala de estar, que pede o móvel em dose dupla. A solidez da madeira é suavizada pela transparência do vidro, compondo um conjunto equilibrado com o sofá e poltronas brancas, as almofadas em preto e branco, o tapete claro e os pares de vasos igualmente  claros que adornam as mesas de centro. Aqui as mesas de centro são essencialmente decorativas, trazendo a combinação de diferentes materiais para um ambiente quase monocromático. 

Vidro e metal

Neste ambiente clássico, a mesa de centro reúne um tampo de vidro com uma delicada estrutura de metal prateado. A peça tem um nicho inferior no qual foram colocados livros e revistas. Sobre o tampo de vidro, objetos decorativos, plantas e castiçais dão um toque de refinamento, que se harmoniza com o resto da sala de estar, também em tons claros, como branco e bege. A mesa de centro aqui é, em si mesma, um objeto decorativo que preenche o espaço com elegância e bom gosto. 

Vidro e materiais naturais

Cidade Jardim | Residenciais: Salas de estar modernas por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Cidade Jardim | Residenciais

SESSO & DALANEZI

Na moderna sala de estar projetada por Sesso & Dalanezi, a mesa de centro traz como base várias estruturas arredondadas em material natural e um tampo de vidro também redondo, o qual confere leveza ao conjunto. A mesa de centro é pensada para se harmonizar com outros elementos que trazem materiais naturais para a sala, como o piso claro, a lareira e as peças em frente a ela. As cores terrosas da base da mesa de centro se equilibra perfeitamente com as duas cadeiras arredondadas de couro castanho e pés de metal. O resultado é um ambiente suave e, ao mesmo tempo, caloroso. 

Vidro e aço

Sala de estar  por homify
homify

IOS – mesa de centro cuadrada moderna

homify

A mesa de centro desta sala de estar moderna se destaca pelo design. Com tampo de vidro quadrado e uma estrutura em aço de linhas arrojadas, a peça dispensa a presença de um tapete e até os acessórios habituais que adornam as mesas de centro, como revistas, livros e plantas. O visual clean da mesa de centro domina a sala de estar e contraste agradavelmente com os sofás claros e as almofadas em tons terrosos. 

Formas inovadoras

Algumas mesas de centro inovadoras, como a deste loft, podem surpreender aqueles que visitam esses ambientes. Nesta sala de estar, a mesa de centro preta é retangular e baixa, sem pés. Ela faz um belo contraponto com os dois pufes alaranjados e confere modernidade ao ambiente, composto por um sofá em tons claros e linhas retas e por poltronas com estrutura em madeira e estofados escuros. A mesa de centro tem um nicho, mas recebe apenas dois pequenos vasos e livros de arte. O resultado é um ambiente em que os contrastes conferem personalidade ao conjunto. 

Formas inovadoras II

Salas de estar modernas por Meero
Meero

Photo immobilière

Meero

Na sala de estar deste apartamento parisiense, a mesa de centro também chama a atenção pelo formato inovador, que lembra uma prancha de surfe. A forma alongada da mesa de centro clara, que tem pés de metal,  permite a exibição de vários objetos, livros e flores. A amplidão da sala, com pé direito alto e largas portas e janelas de vidro, dá destaque a esta peça de decoração, que complementa harmoniosamente o sofá cinza e de linhas suaves.   

Formas inovadoras III

APARTAMENTO NA PRAIA - GUARUJÁ /SAO PAULO: Sala de estar  por Kika Prata Arquitetura e Interiores.
Kika Prata Arquitetura e Interiores.

APARTAMENTO NA PRAIA – GUARUJÁ /SAO PAULO

Kika Prata Arquitetura e Interiores.

A composição da mesa de centro desta imagem, reunindo materiais naturais e vidro, se destaca pelo design da peça, de linhas arredondadas. A estrutura desta mesa de centro é grande, mas ganha leveza com os trançados bem abertos da base, fazendo com que a peça se destaque na decoração clean da sala de estar. Ela é ideal para a sala de estar de residências de praia, onde os materiais naturais são uma excelente pedida.

Sobreposição

Residência AG: Salas de estar modernas por Gláucia Britto
Gláucia Britto

Residência AG

Gláucia Britto

Nesta sala de estar elegante, onde predominam os elementos dourados, a mesa de centro se destaca pela sobreposição da mesa de tampo de vidro e estrutura de metal com rodinhas a um grande banco estofado de formato retangular. As duas peças podem ser usadas separadamente ou compor uma mesa de centro diferente, que complementa perfeitamente o conjunto de sofás, assim como os dois pufes estampados em tons terra. Enfim, esta mesa de centro se caracteriza não apenas por sua beleza, mas também por sua praticidade.

Coringa

Gabinete ao fundo da área estar: Salas de estar modernas por Triple Arquitetura
Triple Arquitetura

Gabinete ao fundo da área estar

Triple Arquitetura

Já neste ambiente mais moderno, a mesa de centro é, na verdade, uma espécie de peça coringa: são dois bancos estofados que, quando não estão sendo usados como assento, podem servir como aparador para objetos e coisas. Esse tipo de mesa de centro é perfeito para aqueles momentos em que se está sentado nas largas poltronas ou sofá e se quer erguer os pés para relaxá-los. Os dois bancos escuros que compõem esta mesa de centro contrastam harmoniosamente com o ambiente claro, de paredes claros e móveis em estampas e tons suaves. O resultado final é muito agradável ao olhar, sem deixar de lado a praticidade necessária em ambientes menores.

Qual é a sua mesa de centro favorita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!