Reforma E Expansão Deixaram Esta Casa Mais Prática E Bonita

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
REMODELACION Y AMPLIACION DEPARTAMENTO EN VILLA LURO - CABA, ARQUITECTA MORIELLO ARQUITECTA MORIELLO Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Hoje desembarcamos na Argentina, para apresentar o projeto de reforma e extensão de uma residência feita pelos nossos vizinhos. De autoria da arquiteta Moriello, o projeto consiste na expansão da área útil da casa com a construção de um novo anexo feito de esquadrias de alumínio e vidro e um novo terraço, situados na parte posterior do terreno. 

O projeto buscou valorizar as vistas para o jardim, amplo e exuberante, e a integração dos novos ambientes com o espaço exterior, de modo a aproveitar a área não construída do amplo terreno para ampliar e tornar a casa mais espaçosa e confortável. 

Acompanhe-nos neste tour pelo canteiro de obras e siga passo a passo a incrível transformação desta casa em um lugar ideal para receber os amigos e familiares com toda a comodidade e praticidade.  

Antes: início da instalação das portas e teto de vidro

O projeto identificou o potencial da parte posterior do terreno conectada com  jardim, onde os novos espaços foram projetados. A proposta era proporcionar maior integração entre o espaço interno e externo e tirar melhor proveito da luz natural. A solução encontrada foi construir um novo anexo composto de esquadrias de alumínio e amplos painéis envidraçados, que protegem o espaço sem obstruir as vistas para o jardim.  

Ampliação da área construída

Uma obra mais rápida é sinônimo de economia e também de menos transtornos. A escolha pelas esquadrias de alumínio e pelos painéis de vidro garantiram maior rapidez na execução da obra, por tratar-se de materiais pré-fabricados, que só precisaram ser montados in loco. 

Preparação do piso

Além dos novos fechamentos, a reforma também envolveu a execução de novo piso para a área ampliada. Portanto, o piso anterior foi removido para dar lugar ao novo.

O novo anexo

De modo simples, podemos dizer que o projeto de reforma e ampliação envolveu a construção de dois novos espaços, o volume envidraçado, que abrigará a nova sala de jantar, e um terraço, que servirá como espaço gourmet ou área de lazer, para receber os amigos e familiares. 

A churrasqueira pré-fabricada em andamento

A preocupação com a rapidez e praticidade pode ser evidenciada no espaço gourmet, que conta com uma churrasqueira de aço pré-fabricada, que foi somente instalada na área destinada para ela, feita de concreto aparente.

Novo pergolado de madeira para o terraço

Sem dúvida o novo terraço, que abrigará o espaço gourmet, é uma das principais atrações do projeto de reforma e expansão. Privilegiando materiais leves e de rápida execução, o projeto especificou um pergolado de madeira para proteger o ambiente dos intensos raios solares, proporcionando maior comodidade aos moradores. O pergolado mantém o espaço aberto, conectado com o jardim, mais bem ventilado e iluminado, bloqueando somente a incidência direta do sol.

Aplicação do revestimento de pedras

Para a nova sala de jantar, o projeto especificou dois painéis revestidos de pedras de tons neutros, que emolduram as vistas para o jardim desde a sala de estar e fazem o contraponto com o vidro e o alumínio. 

Como o objetivo do projeto era integrar os espaços sociais com o espaço externo, as portas existentes foram removidas e foram abertos vãos maiores para integrar os espaços. 

Vistas para o pátio

Com vão e aberturas maiores os moradores podem desfrutar de vistas para o jardim de diferentes pontos do interior da residência, além disto, a combinação de grandes vãos e portas de vidro proporcionaram um melhor aproveitamento da luz natural. 

Obra já em sua fase final

O novo anexo se destaca pela sua transparência e uso intenso do vidro, com destaque para o telhado de vidro que proporciona vistas panorâmicas para o exterior e a entrada abundante de luz natural. As portas de correr quando abertas integram o espaço ao jardim e mantêm o ambiente sempre ventilado, evitando assim o seu aquecimento pela passagem de calor pelos planos de vidro.

Mais informações sobre projetos de salas de jantar, você encontra aqui.

Sala de estar e jardim agora estão integrados

A sala de estar agora também está integrada ao jardim, proporcionando vistas privilegiadas para a parte posterior do terreno. Ao conectar a sala de estar com a sala de jantar, o projeto ampliou o espaço do ambiente, que parece se estender até o jardim.

Depois: nova sala de jantar

Contrastando com a transparência do vidro, a sala de jantar ganhou uma parede de cor vibrante, que agrega personalidade e deixa o espaço mais quente. 

Para minimizar a incidência dos raios solares, o projeto desenvolveu cortinas retráteis na cobertura, que agregaram funcionalidade e charme ao ambiente.

Depois: nova sala de jantar

Por fim, podemos apreciar o resultado final da obra de reforma e ampliação e a nova sala de jantar devidamente mobiliada, com destaque para a mesa com tampo de vidro e para o design contemporâneo das cadeiras, e devidamente decorada com plantas, que realçam a sensação de integração entre o ambiente e o jardim, situado na parte externa. 

Este projeto de reforma e expensão despertou em você o desejo de reformar sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista