Salas de jantar que até abrem o apetite!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Camões - Home decor, Staging Factory Staging Factory Salas de jantar clássicas
Loading admin actions …

O conceito de sala de jantar mudou com o tempo. Está ultrapassada a ideia de que uma sala de jantar tem que ter mobília completa. A mesa com cadeiras a condizer e o louceiro pesado e com madeiras escuras já eram. Aliás, muitos de vocês terão memória de casas de familiares onde nem se usava a sala de jantar que ficava incólume e só se abria na Páscoa para o senhor padre.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. A casa é para se usar! Nos dias que correm, a sala de jantar quer-se confortável e funcional, bonita para receber os amigos ou familiares, num espaço aberto que poderá ser um prolongamento da cozinha ou da sala de estar. Decorar é divertido. Misture estilos, recicle móveis antigos, escolha cadeiras confortáveis, todas iguais ou uma de cada cor, ninguém leva a mal. Receba os amigos num espaço arejado, com muita luz e, sobretudo, confortável e prático. Decore a sua mesa com flores frescas, velas ou outra peça do seu gosto. Descontraia e tire proveito da sua sala de jantar. Deixamos-lhe algumas ideias.

Iluminação original

Na sala da imagem, os candeeiros suspensos são a primeira coisa a chamar a nossa atenção. Prolongam-se ao longo da mesa, distribuindo homogeneamente a iluminação, ainda que pendurados de forma irregular. Este estilo de iluminação evidencia-se nesta sala e torna-se no elemento principal. Repare, também, na parede coberta de quadros de formatos desiguais que dão carácter e piada à divisão. A ladear a mesa, vemos um conjunto de cadeiras em pele coçada do mesmo tom da madeira do tampo.

Ámen

Oremos irmãos pois estamos perante a sala de jantar de um antigo convento. Que inspiração! Os típicos azulejos portugueses nas paredes, os tectos altos e abobadados e a arquitectura envolta na mística de tempos idos. A ideia, nesta sala, era manter a natureza do espaço, trazendo-o, porém, até ao conforto da contemporaneidade. Foi com sucesso que se concretizou. As cadeiras em preto de design moderno e estilizado emprestam-lhe modernidade e são uma escolha pouco óbvia tendo em conta o contexto. Repare, no entanto, que as cadeiras que guardam a cabeceira da mesa vão de encontro à História do espaço em que se inserem. Antigas e estofadas a veludo azul. Os objectos que decoram a mesa, em linhas minimalistas, são num inesperado preto a vincar, ainda mais, o contraste entre o antigo e o moderno. As velas num suporte metálico lembram-nos os pontos da ténue luz dos castelos. Se tem a sorte de viver numa casa cheia de detalhes arquitectónicos interessantes, valorize-os e não os destrua. É importante manter-se a identidade de um sítio nestes dias em que tudo parece igual. Um projecto da Home Staging Factory.

Entre estilos

Pronto, se calhar o avô de 90 anos vai ter dificuldade em dar com as cadeiras. Mas que são giras, são. Repare que o tampo da mesa, em madeira rústica, em nada tem a ver com o estilo das cadeiras modernas em acrílico. No entanto, o conjunto – que não é conjunto – funciona perfeitamente ao ponto de não lhe ter sido acrescentado qualquer outro adorno. Lá diz o ditado que os opostos se atraem. Atreva-se a misturar estilos, pode ter uma agradável surpresa. Esta opção no que toca às cadeiras propicia à sala leveza e singularidade decorativa.

Tradicional, mas nem tanto

Tradicional, sim. Mas enfadonha não. Na sala deste apartamento, em Sintra, os móveis, de linhas clássicas, são elevados a um nível esteticamente mais agradável e moderno através de um simples jogo de cores. As cadeiras castanhas ao redor da mesa quedam-se castanhas e o louceiro e mesa, brancos e leves, interrompem a monotonia muitas vezes inerente a este estilo de mobiliário.

Ainda que pequeno, o espaço é fresco e com uma serenidade que apela a um ambiente familiar. A mesa num formato redondo convida à conversa e partilha. Gostamos dos apontamentos decorativos em coral e dourado e da parede pintada em azul celeste. Um resultado elegante e romântico que “sabe a casa”.

Rusticidade reinterpretada

O tijolo deixado à mostra é um detalhe arquitectónico charmoso. Se preferir um toque mais polido, considere pintar o tijolo de outra cor, como branco. Esta sala de jantar encontra-se sob um mezanino. Não se vê nenhum armário ou louceiro, mas apenas prateleiras onde a louça foi colocada transformando-se, assim, num elemento de decoração. A mesa é uma simples e leve estrutura de ferro negro e madeira pura e sem tratamento que joga na perfeição com as cadeiras que imitam o estilo antigo e as linhas rústicas criadas pela construção original da casa. O candeeiro metálico a lembrar um estilo industrial prolonga-se desde o tecto quase até tocar na mesa o que dá um toque final de modernidade ao espaço.

Uma sala campestre

A sala de estar da imagem surge no prolongamento da cozinha. A parede em vigas de madeira a lembrar uma cabana em plena floresta impõe-se nesta divisão. De um lado da mesa, um canapé de madeira que poderá ter sido recuperado ou mandado fazer serve de suporte a várias almofadas que o tornam mais confortável. Do outro, finas cadeiras brancas cujas almofadas amarram em laço. A delicadeza deste conjunto contrasta com as paredes, proporcionando elegância à divisão. Esta sala enquadra-se num ambiente campestre de pleno conforto.

Espaço aberto

homify Salas de jantar ecléticas

Esta sala de jantar aparece ligada à cozinha, conciliando o conforto com o aproveitamento de espaço. De um lado cadeiras, do outro lado um sofá em L repleto de almofadas que surge de um aproveitamento da estrutura do balcão. As cadeiras em inox com o assento num alegre tom de amarelo contrastam com a mesa em madeira tosca. Um espaço pequeno pleno de aconchego.

Mixórdia de temáticas

Fica em La Latina, em Madrid, esta sala de jantar colorida e com um estilo boémio. Os móveis pintam-se de cor diversas e as decorações transportam-nos até destinos longínquos. Se nela entrarmos, quase conseguimos contar a história da pessoa que lá habita por via dos objectos que a decoram. Ao lado do móvel trabalhado a lembrar o estilo árabe, outro mais pequeno com uma metade pintada a amarelo e outra mantida na sua madeira original. A mesa pequena e redonda evoca um ambiente familiar e de proximidade. Tome nota das cadeiras restauradas e pintadas em verde e vermelho. Insistimos na ideia de reciclar móveis antigos. Pode fazer muito com eles, dar-lhes um novo desígnio, sem esticar o seu orçamento.

Mesa alta a lembrar uma ilha

Uma mesa que não é bem mesa e toma de empréstimo a estética dos balcões ou ilhas de cozinha. Encerra, em si mesmo, o papel de peça de destaque da sala de jantar. A acompanhá-la, estão cadeiras altas, elegantes e modernas. Sobre a mesa, pende um candeeiro em âmbar que cria um ambiente familiar e acolhedor, para colmatar a monocromia do resto do espaço. Na parede nada a não ser o branco dos armários que existem sem que ninguém perceba que lá estão. Luz, brilho e uma clara sensação de espaço são os traços marcantes desta divisão que pela forma como está construída é não só funcional, como também ponto de referência de decoração no conjunto que é a casa.

E, por fim, ponha a mesa

Nesta sala de jantar em estilo mais clássico, sobressai a mesa posta pronta para acolher os amigos ou família. Se tem por hábito receber pessoas em casa, não se esqueça que os olhos são o espelho da alma. E o que salta à vista é a toalha de um branco imaculado singelamente decorada com as velinhas e as flores cor-de-rosa. São detalhes como estes, simples assim, que trazem vida e beleza à sua mesa. Se tem em casa argolas de guardanapos, não hesite em tirá-los do armário e coloca-los a envolvê-los. Um toque digno de mesa do mais luxuoso hotel. O conforto é também importante quando estamos a almoçar e a jantar e as cadeiras com braços e em veludo são uma óptima opção. O conjunto clássico – que nada tem de pesado – completa-se com um luxuoso candeeiro de lustre.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista